Vender um carro usado por conta própria pode constituir um desafio. Porém, sem intermediário, é bem provável que se consiga ganhar mais dinheiro, mesmo que para o comprador o automóvel fique necessariamente mais caro.

No entanto, há desvantagens para quem compra, como o facto de um particular não ser obrigado, por lei, a dar garantia de pelo menos um ano, como acontece aos concessionários especializados. E, com isso em mente, quem quer despachar o bólide antigo deve conhecer alguns truques que podem acelerar o processo e ajudar a finalizar o negócio com sucesso.

É certo que deve haver alguma razão para querer vender o seu carro usado, mas lembre-se que quem o quer comprar tem de decidir que o seu automóvel em segunda mão é uma viatura de sonho. 

Torne o seu carro usado mais apetecível à vista

Antes de dizer a quem quer que seja que vai colocar o veículo à venda, trate de o pôr como novo. Comece por uma limpeza a fundo de todo o habitáculo, não esquecendo nenhum cantinho: os aspiradores das estações de serviço apresentam uma força capaz de deixar o carro sem migalhas e pós. Elimine as nódoas dos bancos e, recorrendo a uma escova de dentes macia e a uma mistura de água com detergente (ou mesmo com o clássico sabão azul e branco), lave cuidadosamente todas as zonas forradas a tecido. Para os plásticos, borrachas e zonas forradas a pele, há produtos específicos à venda nas lojas especializadas. Tenha, porém, o cuidado de usar apenas panos de microfibras que, além de muito absorventes, não causam riscos nas superfícies. No exterior, perca tempo com as jantes, procurando deixá-las reluzentes. Afinal, diz a sabedoria popular, os olhos também comem.

Certifique-se que está tudo em ordem

Antes de colocar o seu carro usado à venda, certifique-se que tem toda a documentação em ordem, juntando aos documentos do carro os comprovativos das revisões efetuadas – quanto mais completo, melhor. Além disso, e mesmo que durante todo o tempo que o conduziu não se tenha preocupado com isso, procure as características originais do modelo, descrevendo cada uma delas, não esquecendo de juntar o consumo, as emissões e as prestações homologadas pela marca. Para tornar o negócio mais transparente, pode juntar as médias (reais!) feitas por si. Depois de reunir todas as características de série, enumere todos os extras que o seu carro inclui – quer os adquiridos por altura da compra do carro, quer os integrados “a posteriori”. Se ao longo da utilização da viatura foram registadas avarias, não oculte essa informação. A honestidade ainda é uma mais-valia num negócio entre particulares.

Informe-se sobre o preço justo o seu carro usado

É natural que queira ganhar o máximo possível com a venda do seu automóvel usado, mas um preço demasiado inflacionado não irá atrair qualquer tipo de comprador. Tenha em atenção que, apesar de o valor de um carro usado ser influenciado pela lei da oferta e da procura, em apenas quatro anos qualquer carro terá perdido cerca de metade do seu valor. Procure uma avaliação do modelo nas revistas e sites da especialidade, ajustando esse preço ao seu modelo, mediante os pontos positivos e negativos que avaliar.

Crie o anúncio perfeito

Um anúncio é também uma montra, por isso procure tratar de a arrumar da forma mais atraente possível. A começar por fotografias que ajudem a promover o automóvel – pode sempre imitar os ângulos que os profissionais utilizam quer nos anúncios das marcas quem nas revistas de informação dedicadas ao setor. Se estiver à vontade com uma câmara, junte um pequeno vídeo que permitirá ao interessado ter uma noção mais real do carro. Depois de ter tratado da maquilhagem do seu anúncio, componha-o de forma a que o mesmo seja claro e não suscite dúvidas, disponibilizando toda a informação e usando uma linguagem simples e concisa.

Dedique-se à venda do seu carro

Não publique o anúncio numa semana em que vai estar de viagem ou em que tem uma dezena de reuniões de trabalho marcadas. A entrada do reclame vai exigir-lhe tempo e disponibilidade para mostrar o carro e para conversar com os potenciais interessados, que poderão apresentar inúmeras dúvidas que pretendem ver esclarecidas. Além do mais, tenha em mente que poderá ter de negociar o valor se quiser mesmo fechar negócio. Não seja inflexível, mas também não ceda à primeira oferta.

Anuncie grátis no Paiaki: https://paiaki.com/