Tens em casa material escolar que não vais usar? Vende-o no Paiaki e começa o novo ano letivo a faturar!

Com o passar dos anos, acumulamos material escolar que, muitas das vezes, nunca utilizamos e fica a ganhar pó lá por casa.

Caso queiras destralhar a casa e ganhar uns trocos com o material escolar que já não precisas, a época de regresso às aulas é uma excelente oportunidade, principalmente se tiveres os artigos que os alunos e os pais mais procuram.

Descobre o que é mais procurado

Antes de anunciares os teus materiais escolares antigos no Paiaki, descobre o que é mais procurado e que te pode dar dinheiro:

Calculadoras gráficas

Se tens em casa uma calculadora gráfica que já não usas, porque não a vendes no Paiaki? Este tipo de calculadora é um grande investimento, devido ao seu preço elevado. Há muitos alunos à procura de uma calculadora gráfica usada em boas condições a um preço mais razoável. 

Mochilas

Se és daquelas pessoas que gosta de ter a mochila com mais estilo da escola (ou tens alguém em casa assim) e todos os anos tem de comprar uma nova, provavelmente já tens uma boa coleção aí em casa. Por isso, vender as mochilas dos anos anteriores pode ser uma boa opção para ti. Este ano letivo, faz uma limpeza ao armário e opta por ficar apenas com os essenciais.

Equipamentos de desporto

Sabemos bem quão caros os equipamentos de Educação Física podem ser. Se tens fatos de treino ou sapatilhas de anos anteriores que já não te servem, vende-os em segunda mão. Na altura do regresso às aulas, este tipo de produtos tem sempre muita procura. Podes acabar por ajudar uma família com um budget mais apertado!

Instrumentos musicais

Se já te mentalizaste que não és o “Ás” da música, está na hora de vender os instrumentos musicais que nunca mais vais utilizar. Instrumentos pequenos e de fácil transporte, como a flauta – o instrumento mais utilizado pelas escolas – são muito procurados nesta época.

Nota: É importante que não te esqueças de higienizar todos os instrumentos, e em especial, os instrumentos de sopro.

Livros escolares

Os livros escolares são muito procurados nesta altura. Com a lei que impõe a estabilidade de preços nos manuais escolares é muito mais fácil vender os que já não vais utilizar este ano letivo.

Nota: Não te esqueças de apagar todas as referências do dono original (nomeadamente, nome, escola e turma, morada, entre outros) e anotações ou exercícios já resolvidos. Tenta disfarçar as marcas de uso, ao encadernar o livro e pintar os desgastes visíveis na capa com um marcador.

Packs de materiais

Se tens imensos materiais escolares, nomeadamente canetas, cadernos, marcadores, réguas, e outros produtos pequenos, mas essenciais do dia a dia, junta-os e vende-os como um pack. A melhor maneira de organizar estes packs de materiais é ou numa caixa ou num estojo apelativo.

O que fazer antes de vender material escolar usado

Vários tipos de material escolar

Depois de juntares tudo e teres a certeza de que estão em condições para vender, não te esqueças das seguintes dicas essenciais para conseguires vender o teu material escolar rapidamente no Paiaki

Determina um preço justo

É importante que saibas quanto é que o teu material escolar vale antes de venderes. Faz uma pesquisa pelo nosso site de quanto é que o mesmo produto, na mesma condição que o teu, está à venda. Recomendamos que estejas preparado para receber propostas abaixo do preço que consideras ideal e deves decidir se estás disposto a negociar o preço.

Prepara o teu produto

Se queres vender o teu material escolar a um bom preço, tem de estar em boas condições. Antes de tirares as fotografias para o teu anúncio, recomendamos que higienizes todos os artigos com cuidado para não os estragares. Deves sempre colocar os produtos numa caixa ou saco apropriado para conseguires enviar ao comprador de forma segura.

Tira boas fotografias

Uma das melhores formas de vender rapidamente um produto online é tirar boas fotografias – são a primeira impressão do que estás a vender. Se um produto não tiver fotos claras não vai chamar tanto à atenção de potenciais compradores. Por estas razões, recomendamos que utilizes um fundo simples (uma parede branca é o ideal), que tires as fotografias com uma boa iluminação e bem focadas.

Dá as informações necessárias

Os potenciais compradores procuram anúncios com todos os detalhes associados ao produto. Sê claro sobre:

  • Preço e método de pagamento. Se és flexível com o preço ou se estás disposto a aceitar vários tipos de métodos de pagamento, escreve no anúncio. Desta forma, vais conseguir elucidar os potenciais compradores das tuas preferências; 
  • Localização. É importante para o potencial comprador saber se estás disposto a enviar o produto por correio ou se só entregas na tua zona de residência;
  • Descrição do produto. Procura descrever o produto de forma detalhada e sê sincero sobre a condição deste.

Comunica de forma profissional

Ao contactar com potenciais compradores, é essencial que utilizes linguagem apropriada, respondas rapidamente e não atrases a entrega do produto.

Vender o material escolar que não utilizas pode ser uma grande ajuda financeira para ti e para outras famílias. Esperamos que o nosso guia te ajude a conseguir fazer os melhores negócios. Visita o Paiaki e começa já hoje a ganhar uns trocos!