Após uma pesquisa da Conterpoint Research revelar em maio que a migração de usuários Android para o iPhone ajudou a aumentar a presença de mercado da Apple nos Estados Unidos, novos dados divulgados pelo Consumer Intelligence Research Partners (ou apenas CIRP) mostram que usuários Android estão insatisfeitos com seus aparelhos e buscam como alternativa o iPhone da Apple. O resultado é a maior taxa de migração dos últimos cinco anos.

A pesquisa foi realizada pelo CIRP com novos usuários de iPhone que usavam um celular Android antes de migrar para o dispositivo da Apple. E mais da metade decidiu mudar para o iOS por problemas no antigo smartphone.

Pesquisa do CIRP detalha as principais razões de usuários Android migrarem para o iPhone (Imagem: Reprodução/CIRP)

É revelado que 53% dos entrevistados “fugiram” do Android porque o smartphone “não conseguiu atender às necessidades por conta do tempo, necessidade de reparos ou tendo problemas que afetaram e experiência geral”.

iPhone a venda em Angola

Outros 26% responderam que novas funcionalidades do iPhone como câmeras melhores, maior diversidade de acessórios, integração com o ecossistema da marca, produtos como o Apple Watch, Mac e AirPods, além de uma interface com usabilidade mais amigável foram as principais razões da migração.

Para 15%, a relação custo-benefício foi o fator mais importante, uma vez que modelos Android de preço semelhante não atendiam as expectativas dos consumidores.

Por fim, 6% dos novos usuários afirmam que plataformas exclusivas da Apple com o iMessage e o FaceTime foram decisivas na escolha do iPhone para continuar se comunicando com amigos e familiares.

Os fatores acima mostram que usuários estão mais interessados no iPhone, e com a Apple disponibilizando modelos cada vez mais diversificados com ampla faixa de preço e garantindo aproximadamente seis anos de atualização de software, comprar um modelo de três anos atrás (como o iPhone 12) ainda é uma boa opção pelo valor mais acessível.

Resta saber se a Apple conseguirá manter o interesse nos próximos anos ou se fabricantes Android conseguirão frear a perda de consumidores com produtos mais interessantes.