Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z Fold 4 e se vale a pena o upgrade. O Samsung Z Fold 4 é o smartphone dobrável mais ambicioso de sempre da marca. Conta com um ecrã melhorado, um chassis mais robusto, mais bateria e uma performance superior. Mas será que tem argumentos suficientes para justificar o upgrade?

Ficha técnica do Samsung Galaxy Z Fold 4. Estas são as principais características técnicas do Galaxy Z Fold 4:

Design: o dobrável mais resistente do mercado

A qualidade da construção do Samsung Galaxy Z Fold 4 é excelente, com alumínio mais resistente e vidro com proteção Corning Gorilla Glass Victus+, e bons acabamentos. Está disponível em três cores: Graygreen, Phantom Black, Beige ou Burgundy.

A dobradiça responsável pela abertura e fecho do ecrã interno foi melhorada e é agora mais resistente. O Samsung Z Fold 4 é também mais leve e fino do que o modelo anterior, mas continua a ser bastante pesado (263 gramas). Além disso, conta com 16 mm de largura, pelo que é como ter dois telemóveis na mão.

Ecrãs: molduras comprimidas e mais camufladas

O Samsung Galaxy Z Fold 4 vem equipado com dois ecrãs: um interno de 7,6 polegadas e outro externo de 6,2 polegadas. O ecrã interno (que se obtém ao abrir o smarpthone) é um Dynamic AMOLED 2X Infinity Flex com uma resolução QXGA+ (2176 × 1812 px). Este painel espaçoso é a característica mais distintiva do Z Fold 4, e torna-o semelhante a um tablet quando aberto.

Há espaço para ver mais informação, organizar apps e documentos, e para ter várias aplicações abertas em simultâneo. A diferença nota-se ainda mais ao jogar ou a ver uma série. O ecrã tem uma taxa de atualização máxima de 120 Hz que permite um jogabilidade fluida e visualização suave, e é compatível com a S Pen.

O ecrã externo tem 6,2 polegadas, com resolução HD+ (2316 × 904 px) e tecnología AMOLED. É ligeiramente mais largo e mais baixo do que o Galaxy Z Fold 3 o que o torna mais prático para uma utilização quotidiana.

Desempenho: o processador mais potente num smartphone dobrável

O Samsung Z Fold 4 vem equipado com o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 8+ Gen 1. Trata-se de uma enorme evolução face ao processador utilizado no seu antecessor e o resultado fica bem à vista. Este desempenho é agora mais do que suficiente para alimentar o enorme ecrã interno, e gerir toda a complexidade de gerir janelas e aplicações entre os dois.

O novo processador é mais do que capaz de aguentar tarefas exigentes, seja com os jogos mais recentes ou em multitasking intensivo. E, graças aos avanços de eficiência energética, faz tudo isto sem aumentar o consumo de energia face ao Z Fold 3.

Em termos de memória e armazenamento, a configuração base é com RAM de 12 GB e 256GB de espaço, que será suficiente para a maioria dos utilizadores. É possível fazer o upgrade para 512GB ou 1TB de armazenamento.

Software: uma melhoria bem-vinda

O sistema operativo do Samsung Galaxy Z Fold 4 foi uma das grandes mudanças. A interface OneUI sofreu uma grande evolução com a introdução do novo Android 12L, criado especialmente para dispositivos com ecrãs dobráveis. A maior novidade é que inclui uma barra de tarefas que permite uma navegação rápida e muda completamente a experiência de utilização.

Além disso, a função MultiView, que permite ver em simultâneo várias janelas, é especialmente útil, por exemplo, ao escrever um email enquanto se mantém visível a caixa de entrada. Ou tirar fotografias enquanto se navega nas imagens mais recentes. A nova interface permite abrir até três apps em simultâneo, que podem ser facilmente redimensionadas para ocupar metade do ecrã, um quarto, ou apenas transformarem-se em janelas pop-up.

Câmaras: mais zoom e mais megapixels

O Samsung Galaxy Z Fold 4 traz um sistema de câmara tripla, 50MP f/2.2 + 12MP f/2.2 + 10MP f/2.4, respetivamente uma grande angular, uma ultra grande angular e uma teleobjetiva com zoom ótico 3x. Sendo um telemóvel dobrável, é possível pré-visualizar a fotografia no ecrã exterior antes de capturar, e tirar selfies com a câmara principal de 50MP.

Este equipamento vem ainda equipado com mais duas câmaras, uma frontal externa de 10MP e outra frontal interna de 4MP. O modo noite melhorado é outro dos destaques e permite fotografar em condições de baixa luminosidade com menos ruído.

No que diz respeito ao vídeo, destacam-se o elevado nível de estabilização, resolução até 8K e ampla faixa dinâmica.

Autonomia: sem grandes mudanças

O Samgung Galaxy Z Fold 4 tem uma bateria com a mesma capacidade do Z Fold 3, mas consegue uma maior autonomia. Isto deve-se à maior eficiência do novo processador, que melhorou o desempenho sem aumentar o consumo. É possível alternar entre dois perfis de desempenho, para priorizar a performance ou a autonomia.

Este smartphone conta com autonomia para um dia inteiro, desde que não o usemos com muita intensidade. O carregamento rápido é de 25W e demora cerca de 1h30 a carregar.

Samsung Galaxy Z Fold 4: vale a pena o upgrade?

O Samsung Z Fold 4 é um dos melhores smartphones dobráveis de sempre, e está mais resistente, eficiente e produtivo. Traz grandes melhorias a nível de processador, câmaras e software, com diferenças notórias face aos seus antecessores. Tira maior partido do ecrã interno com várias funções de multitasking e é provavelmente a experiência mais próxima à de um tablet alguma vez vista num smartphone.

Ainda assim, com um preço novo acima de 1.500€, dificilmente justificará o upgrade, principalmente para quem já tem uma das versões anteriores do Fold ou nunca experimentou as funcionalidades de um telemóvel dobrável. Com um investimento inicial tão elevado, o Fold 4 apela principalmente a utilizadores profissionais, a quem pretende substituir também o tablet ou consola portátil, ou ainda para ver filmes e séries com maior qualidade.

Vende o teu telemóvel antigo no Paiaki!

Se te queres manter na vanguarda tecnológica, o upgrade para o Samsung Galaxy Z Fold 4 é um salto nesse sentido. Conta com o Paiaki para aumentares o teu orçamento e coloca à venda na plataforma os teus dispositivos antigos. Experimenta!