Estes são os essenciais para um regresso às aulas tranquilo e confiante. Prepara-te para um novo ano letivo em grande com o Paiaki. Preparar o regresso às aulas não é tarefa fácil – e comprar o material necessário a bom preço sem deixar nada de fora ainda menos. No entanto, há alguns essenciais que todos os estudantes, do ensino primário ao superior, necessitam sempre. São indispensáveis ao sucesso escolar, ao conforto e à concentração e podem ser decisivos na forma como corre o ano letivo. Estes são os 12 principais.

1. Manuais escolares

Os manuais escolares são indispensáveis no regresso às aulas. Este ano, voltam a ser gratuitos para todos os alunos que frequentam a escola pública, do 1º ao 12º ano, e todos os matriculados em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contratos de associação.

Através de vouchers que ficam disponíveis na plataforma MEGA, associados ao número de contribuinte do encarregado de educação, é possível levantar os manuais escolares nas livrarias aderentes, no caso dos manuais novos, ou nas escolas, no caso dos manuais usados.

2. Mochila

As mochilas para a escola devem ser funcionais, espaçosas e confortáveis, para além de ir ao encontro do estilo pessoal de cada um. Deve ser dada preferência às opções com alças acolchoadas, para um bom suporte e uma melhor postura, sem exceder os 500gr. No máximo, a criança ou jovem deve apenas transportar até 10% do seu peso corporal.

Para quem faz longos percursos a pé, uma mochila tipo trolley pode ser o mais indicado, já que exige um menor esforço. No entanto, é preciso garantir que a mochila seja puxada de forma a não prejudicar a boa postura.

Encontre mochilas a venda em Luanda

3. Estojo

No que respeita ao estojo, além de ser considerado o gosto pessoal de quem o vai utilizar, é importante ter em conta o tamanho e arrumação que permite. Sendo este um dos itens essenciais no regresso às aulas, deve garantir que se consegue guardar todos os materiais como canetas de cores básicas, afia, borracha, lápis, tesoura, régua ou cola.

4. Lancheira

Já sobre a escolha da lancheira, existem vários tipos, desde a lancheira térmica, para manter a temperatura dos alimentos, à lancheira de plástico, que é mais recomendado para frutas com casca ou frutos secos, não sendo apropriada para alimentos gelados ou quentes.

5. Lápis e borrachas

Os lápis podem ter diferentes categorias, e algumas disciplinas exigem graduações distintas de grafite. De B a 9B, são os mais escuros e macios; de 9H a H, são mais duros e secos; F, são os de ponta fina; HB, são de dureza e cor intermediárias, o centro da escala.

Além dos lápis, também as lapiseiras são úteis para níveis de escolaridade mais avançados. São práticas para quem escreve mais do que desenha, e podem servir para personalizar uma escrita. A borracha é outro item essencial no regresso às aulas. Pode ser abrasiva, que inclui uma parte para remover também a tinta da caneta. As de ponteira são muito práticas e utilizadas por crianças nos primeiros anos de escolaridade.

Por fim, a caneta borracha permite recarregar quando a borracha acaba. A escolha depende do estilo e preferência de quem a vai utilizar ou, nos primeiros anos, da indicação do professor.

6. Canetas e marcadores

As canetas básicas são as de cor preta, azul e vermelha, essenciais para o regresso às aulas de qualquer estudante. Já sobre os marcadores, por norma fluorescentes, a diversidade é extensa.

Podem ser utilizados para destacar partes do texto em livros (com o cuidado de não o fazer em manuais escolares que terão de ser devolvidos) ou mesmo no caderno de estudo e apontamentos. Alguns permitem dois tipos de traço, um mais fino e outro mais grosso.

7. Cadernos, pastas e arquivos

Os cadernos fazem parte do regresso às aulas desde o primeiro ano de escolaridade, sendo esta uma ferramenta indispensável ao estudo. Existem diferentes opções, com vários tamanhos, formas, materiais, tipos de papel, e capas. Para escolher o caderno mais adequado, importa refletir sobre o contexto em que o mesmo vai ser utilizado, e em que tipos de disciplinas.

As capas de arquivo são outra opção, principalmente indicada para o tipo de estudante que pretende utilizar a mesma base para todas as disciplinas. As recargas de folhas são adicionadas conforme a necessidade e as disciplinas podem ser divididas por separadores próprios. À semelhança dos cadernos, as folhas podem ser lisas, pautadas ou quadriculadas.

8. Agenda

A agenda é a ferramenta perfeita para ajudar as crianças e jovens a estarem mais organizados em relação ao estudo e à escola em geral. Podem ser anotadas datas importantes e tarefas, para organizar o tempo de estudo e o tempo livre, de forma a eliminar distrações e esquecimentos.

9. Calculadora

Tal como acontece com praticamente todos os materiais relacionados com o regresso às aulas, também existem diversos modelos de calculadoras, variando na sua complexidade.

As calculadoras básicas ou de bolso, são indicadas para cálculo elementar, para somar, subtrair, multiplicar e dividir e são recomendadas para o ensino primário ou básico.

As calculadoras científicas, indicadas mais para o 2º e 3º ciclo de escolaridade ou para cursos relacionados às áreas de ciências e matemática, permitem desenvolver funcionalidades mais complexas, como raízes quadradas. Entre as marcas mais comuns estão a CASIO ou Texas Instruments.

Por último, as calculadoras gráficas são recomendadas para o ensino secundário e superior. Além de todas as funções das calculadoras anteriores, ainda conseguem traçar coordenadas, delinear gráficos e calcular variáveis estatísticas, com diferenciação de cores, para uma compreensão mais fácil e intuitiva dos gráficos apresentados.

10. Tablet

É inevitável falarmos de tecnologia, quando falamos do regresso às aulas. Na escolha dos tablets, os critérios mais importantes são a bateria, o ecrã, as funcionalidades de controlo parental e, claro, o preço.

11. Portátil

A determinada altura, o tablet deixa de fazer o mesmo sentido e surge a necessidade de pensar num portátil para auxiliar nos estudos. Entre os melhores portáteis para estudantes, contam-se o Huawei Matebook D14, disponível no Paiaki a partir de 150.000 kwanzas.

Encontre computadores a venda no Paiaki

12. Explicações

Pensar no regresso às aulas também passa por avaliar a necessidade de explicações, principalmente com o avançar da escolaridade. São uma forma de colocar as aprendizagens em contexto, consolidar matérias e preparar os exames com outro apoio.

Estes são os 12 essenciais para um começar o novo ano letivo com o máximo de energia e rendimento. Dos últimos lançamentos de tecnologia ao material escolar de sempre, sem esquecer as mochilas e os estojos, no Paiaki encontras tudo para um regresso às aulas em grande.