Um dos mitos mais pregados no mundo automóvel é que os motores a gasóleo são mais duradouros. Mas afinal quantos quilómetros dura um motor a diesel?
Quem defende os carros a gasóleo, costuma usar a retórica do preço e os consumos de combustível serem mais baratos e menores, respetivamente, e claro do motor durar centenas e centenas de milhares de quilómetros. Porém, a dúvida permanece. Quantos quilómetros dura um motor a diesel?
Encontre carros Diesel a venda em Luanda no Paiaki
A resistência de um motor mede-se essencialmente pelos quilómetros que este faz, uma vez que é essa a medida que mais peso tem.
A duração efetiva de qualquer motor, seja ele a gasóleo, gasolina, GPL ou elétrico, dependerá sempre do tipo de uso que se faz. No entanto, a partir do momento em que começaram a haver mais restrições de emissões de CO2 e consequentemente adaptações dos automóveis, já não é um dado adquirido que um motor a gasóleo dure mais do que um a gasolina, ou pelo menos que as diferenças de durabilidade entre ambos sejam tão evidentes.
A forma como conduzimos e também a manutenção do veículo é fundamental para se aumentar a durabilidade. Naturalmente, uma condução agressiva acelerará o processo de “envelhecimento” do motor.
Procurando carro usado a venda? Encontre no Paiaki
Por outro lado, uma condução maioritariamente feita em auto-estrada deverá preservar a vida do motor durante mais quilómetros.
Ainda assim, um motor a Diesel tem, segundo especialistas, uma durabilidade mínima de 150 a 200 mil quilómetros, sem necessitar qualquer intervenção de maior, sendo que estes, se bem cuidados e estimados, podem durar até um milhão de quilómetros sem que sejam necessárias grandes intervenções ou troca de componentes “vitais”.