Chegamos a 2021. Um novo ano pela frente costuma vir acompanhado de promessas que, por uma ou outra dificuldade, não são cumpridas. O Paiaki preparou os primeiros passos para que possa organizar um novo ano positivo.

Retrospetiva e definição de objetivo(s)

Tire um momento para pensar nos melhores e piores momentos de 2020. Conseguiu atingir todos os objetivos que se propôs cumprir? Pense naquilo que correu bem e no que pode fazer melhor. Defina de forma sensata os seus objetivos pessoais e profissionais para 2021, tendo em consideração o contexto.

Se preferir, em vez de escrever uma longa lista de missões a cumprir, escolha apenas e pelo menos um objetivo fundamental. Dessa forma, poderá dedicar a sua atenção e empenho nessa meta, fazendo com que não desanime tão facilmente.

Dos objetivos aos hábitos

Se já definiu os seus objetivos, deve ponderar se os seus hábitos são adequados ou, por outro lado, se constituem um obstáculo ao que pretende atingir. São os pequenos hábitos do dia a dia que a/o ajudam a conseguir chegar onde quer. Os grandes feitos são construídos numa sequência de hábitos essenciais.

Planeia comprar um carro ou aprender a tocar um instrumento musical em 2021? Quer ter mais produtividade no seu trabalho? Tem produtos ou imóveis que quer vender online? Encontre estes e outros temas no Blog do Paiaki.

Gestão do seu tempo

Inundada/o de trabalhos e a pandemia não ajuda a que possa estar com quem mais ama? Para o alcance da maioria dos objetivos e para que possa desfrutar do caminho para os atingir, é essencial que procure criar um equilíbrio na distribuição do seu tempo. Adapte a sua rotina diária de forma planeada e consciente e guarde uma parte do tempo para alguns momentos mais relaxados e livres, com os seus amigos, com a família, sozinha/o, para atividades desportivas ou um hobby. Defina as suas prioridades e estará mais perto de aumentar a sua produtividade no trabalho ou num projeto pessoal, sabendo que terá depois um escape, uma “recompensa”. O prazer no trabalho deve ser também um objetivo.