Muitos jogadores ainda não conseguiram fazer uma encomenda para uma PS5 após meses do lançamento da consola. Porque é que todas as PS5 estão esgotadas?

Queres comprar uma PlayStation 5? O CEO da empresa, Jim Ryan, disse à TASS que “absolutamente tudo” tinha sido vendido. As ações da PS5 regressaram ao mercado em pequenas quantidades esta semana, mas tudo desapareceu numa questão de minutos.

Disse ainda que, após passar a maior parte do ano a certificar-se de que as pessoas querem a consola, está agora a trabalhar no sentido de colocar dispositivos suficientes no mercado para acompanhar a procura dos consumidores.

Ainda não há  nenhuma declaração oficial sobre os números de vendas da PS5, mas parece que a empresa vendeu todas as consolas que produziu.

Para satisfazer a procura, a empresa tem de aumentar rapidamente a capacidade de produção, uma vez que o produto parece estar em escassez por enquanto. Neste artigo, vais descobrir várias razões pelas quais a PS5 está esgotada.

Está a procurando de uma PS5? Encontre no Paiaki

1. Pandemia criou contratempos para com a Sony PS5;

A Sony demorou meses a anunciar a PlayStation 5 durante o primeiro trimestre de 2020 (se bem te lembras, vimos pela primeira vez a Xbox em dezembro de 2019), e há rumores de que a empresa atrasou a revelação inicial várias vezes devido à pandemia.

Uma revelação supostamente programada substituiu os rumores de um evento de lançamento em fevereiro, que depois se transformou numa revelação em abril que nunca aconteceu. Só em junho é que os jogadores tiveram um vislumbre do que parecia.

Os prazos para a produção e entrega foram adiados, e a procura ultrapassou a oferta. Passaram-se sete anos desde que um novo sistema da Sony foi lançado no mercado.

Portanto, o Covid-19 é provavelmente um contribuinte significativo para o facto de não conseguires comprar uma PS5 em stock neste momento. As coisas não começaram rapidamente para um produto que todos queriam.

2. Trabalhos remotos tiveram um efeito colateral;

As pessoas não pensam nisto quando consideram sistemas de videojogos agradáveis e envolventes, mas as mudanças na forma como passas o teu tempo no trabalho têm um efeito no “stock” da PS5.

Como resultado da transição de escritórios centralizados para uma situação quase ubíqua de “trabalhar em casa”, há um aumento extraordinário da procura de computadores, webcams e outros semicondutores e componentes.

Alguns destes componentes são os mesmos que a Sony está a usar para o sistema PlayStation 5. A produção de computadores portáteis também foi priorizada pelos fabricantes em resposta ao aumento dramático da procura destes dispositivos.

Encontre consolas a venda em Angola

3. Scalpers;

Os “scalpers” online são também uma das principais causas do fornecimento restrito da PS5. Têm um longo historial de relacionados com a internet. Quase todos os cabeçalhos sabem o que é um “scalpers”, seja sobre roubar os ténis de edição limitada da Nike ou da Adidas, os scalpers tradicionalmente confiam em bots.

Uma compra automatizada é feita assim que a página fica on-line, mais rápido do que um humano poderia ter feito. No entanto, é muito raro que recebam uma única, frequentemente comprando várias cópias do mesmo produto.

As coisas limitadas são mais fáceis de vender porque são tão escassas, então os “scalpers” tradicionalmente procuraram estes itens e também podem convencer um indivíduo a comprar um objeto que nunca será revendido a um preço mais baixo. Por enquanto, as PS5 estão em escassez, mas isso em breve mudará.

No entanto, alguns “scalpers” começaram a perder a esperança. Os burlões começaram a fazer promessas de comprar tempos de anúncio nos canais do YouTube assim que a Sony e a Microsoft estiverem disponíveis.

Alguns afirmaram que estes proprietários de plataformas não se importam com quem fica com a rede porque vão ganhar dinheiro seja o que for, no entanto, isso não é verdade. A Sony e a Microsoft, por outro lado, têm muito a perder.

Os videojogos e outros serviços compõem a maior parte dos lucros das vendas de consolas. A Microsoft fez uma grande aposta no Xbox Game Pass e noutros serviços de subscrição. Por outro lado, Demon’s Souls e Spider-Man: Miles Morales estão entre os muitos novos jogos da PS5 da Sony.

Se as consolas forem vendidas, mas não forem utilizados jogos ou serviços, isso apenas aumenta as perdas das empresas.

4. Os Criptominadores também são responsáveis;

Neste momento, a “mining” da bitcoin pode não ser a forma mais rentável de obter Bitcoin. Em vez disso, pode ser mais vantajoso adquirir Bitcoin quando o seu preço cair.

No entanto, isso não impediu os indivíduos de comprarem GPUs na esperança de que um dia pudessem lucrar com criptomoedas como a Bitcoin, o Ethereum e outras moedas de blockchain descentralizadas de código aberto.

Como há uma procura tão elevada de cartões gráficos, só conseguimos localizar o Nvidia 3080 em stock por alguns segundos de cada vez uma vez por semana. A situação é a mesma para as unidades de processamento de gráficos da AMD.

5. Os revendedores arruinaram tudo;

A maior parte da culpa pelo facto de não encontrares uma PlayStation 5 cai sobre os revendedores; no entanto, apesar de não serem a única razão (embora por vezes recebam todas as críticas), são um elemento que contribui. Aqueles que fazem compras no eBay e no StockX também não contribuem de forma positiva.

É possível para a maioria dos revendedores constantemente ver os sites de reabastecimento para reabastecer informações usando bots, tratar do inventário automaticamente ou manualmente, e remover consolas das mãos dos consumidores comuns. Podem então revender a PlayStation 5 por cerca de 1.000€, triplicando assim o seu investimento inicial.

6. Alertas de promoções;

Há boas hipóteses de que se usares as redes sociais e estiveres interessado numa PlayStation 5, já estejas a seguir algumas contas-chave. Usuários do Twitter, como Wario64 e Cheap Ass Gamer, estão prontos para puxar o gatilho em algo grande.

No Twitter, Wario64 tinha 205.000 seguidores a partir do mês de julho. O controverso utilizador tinha 355.000 seguidores no dia 7 de novembro.  O seu número de seguidores aumentou mais de 100% em pouco menos de um mês.

Qual pode ser a causa? Wario64 tweeta sobre ofertas baratas de videojogos, incluindo vendas por tempo limitado, descontos e erros de preço. Wario também tem sido a fonte mais confiável para o reabastecimento das consolas PlayStation 5 de segunda geração. As pessoas têm andado a perguntar sobre reabastecimentos da PS5, e se olhares para algum dos tweets de Wario64 das últimas semanas — e há muitos deles — verás que as pessoas estão a tweetar sobre isso.

É seguro dizer que há cada vez mais pessoas a lutar entre si a qualquer momento para uma consola, dada a atenção crescente que contas como as de Wario64 estão a receber.

Já não é tão simples como esperar pela sua vez de ficar na fila. Basta clicar num link, esperando que a página carregue em breve, e completar a compra antes de ficar indisponível são os únicos requisitos.

Não deve ser surpresa se elas estão esgotadas antes mesmo da sua página ter terminado de carregar se centenas de milhares de indivíduos estão todos a competir pelo mesmo link.

Conclusão;

Muitas pessoas não conseguem comprar uma PS5 porque a procura ultrapassou a oferta. Com a ajuda de alguns dos seus principais fornecedores, a Sony indicou que poderá produzir mais unidades em 2022, mas não conseguiu acompanhar. No entanto, se esperares até ao final do ano, poderás conseguir uma.