Principal motivo está relacionado à aerodinâmica, mas questões técnicas também interferem.

Não sei se você já reparou, mas os carros sedãs, ao contrário dos SUVs, hatches e das praticamente extintas (aqui no Brasil) peruas, não são equipados com limpador do vidro traseiro. Isso acontece principalmente por conta de a aerodinâmica dos modelos três volumes facilitar o escoamento da água e inibir com mais facilidade o acúmulo de sujeira no local.

Nos utilitários esportivos, hatchbacks e station wagons o design da carroceria com uma queda brusca da traseira provoca uma área de turbulência e uma zona de vácuo que acaba sugando a água e pequenos detritos, como folhas e galhos de árvores, por exemplo, para a região do vidro traseiro. Por isso é necessário um limpador no local.

O mesmo, no entanto, não acontece com os sedãs por conta do porta-malas, que protege a região do vidro e proporciona um fluxo de ar mais suave, permitindo que gotas de água e detritos não se acumulem no local.

Um outro ponto que não impede, mas inibe a instalação de um limpador no vidro traseiro em um sedã é a dificuldade técnica. Pelo fato de a tampa do porta-malas ser uma peça separada do vidro, a engenharia e o design teriam que trabalhar juntos para desenvolver uma peça que ao abrir não seja atrapalhada pelo posicionamento do limpador.

A instalação de chicotes elétricos, dutos de água e mecanismos eletrônicos para o funcionamento do limpador traseiro também surgem como barreiras. Nas demais carrocerias, pelo fato de o vidro traseiro fazer parte da tampa do porta-malas, todos esses problemas têm soluções simples, práticas e viáveis.

Sedãs com limpadores de para-brisa traseiro

Sim, é possível encontrar alguns sedãs equipados com limpador no vidro traseiro. Não aqui no Brasil, mas em países e regiões que sofrem com a neve. Nestes locais, o equipamento é fundamental para tirar a neve que se acumula no para-brisa traseiro em trajetos curtos e de baixa velocidade.

Encontre carros usados a venda em Luanda no Paiaki