Os pneus são provavelmente um dos elementos mais importantes num automóvel. Único ponto de contacto com o chão, são eles que sustêm todo o peso do veículo. Por isso, convém escolher os pneus em função do piso por onde vão rolar.

É aqui que entra na equação o tipo de pneu: de verão, all season ou inverno. O que significa isto? Significa que os compostos e rodado podem adaptar-se melhor a piso molhado ou a seco, por exemplo. É por isso que os pilotos de Fórmula 1 acorrem à box para mudar os pneus quando começa a chover ou assim que o piso seca.

Isso dá-se porque o asfalto quente vai acelerar o desgaste de um macio pneu de inverno, tornando-o mais resistente ao rolamento, tendo como consequência o aumento de combustível.

Já os pneus de verão poderão ser problemáticos quando o piso congela, deslizando a ponto de se perder o controlo. Em situações de neve e lama, a ausência dos entalhes adicionais dos pneus de inverno, faz com que os pneus simplesmente não agarrem, mas também não travem da mesma forma, sendo necessário mais de o dobro da distância para estancar o carro.

Mas antes de adivinhar qual o melhor para o seu carro, conheça o que são pneus de verão, all season e inverno antes de fazer a sua escolha.

Procurando um carro novo? Encontre no Paiaki

Pneus de verão

Como se pode imaginar, são pneus que têm o comportamento ideal quando está calor. Ou seja, aguentam bem os 40 °C dos meses de estio, sem que se note uma aderência comprometida. Isso não significa que só tenham boas prestações quando está quente: as temperaturas podem descer até 5 a 7 °C sem que se note qualquer problema.

O composto rígido oferece boa aderência, o que se nota sobretudo em curvas mais apertadas ou em travagens mais bruscas, e o padrão embora mais raso não será um problema num dia de chuva.

Pneus de inverno

Quando as temperaturas descem a ponto de criar gelo na estrada, será uma boa altura para ponderar mudar para pneus de inverno. Em Portugal, tal justificar-se-á nas terras altas, onde o frio e a queda de neve e a formação de geada poderão criar situações de perigo na estrada.

Para dar mais segurança à condução no inverno, estes pneus têm um padrão com um maior número de entalhes e mais profundos, o que permite ter melhor tração na neve e gelo. Também não são tão duros como os de verão. É o facto de serem feitos de um composto mais macio que lhes dá a flexibilidade para se moldarem à estrada, sem perderem aderência.

Pneus all season, ou quatro estações

All season singnifica todas as estações, mas são também chamados de pneus 4 estações. Isto porque fazem uma espécie de casamento entre tecnologias dos pneus de verão e de inverno, oferecendo uma espécie do melhor dos dois mundos: a borracha adapta-se à temperatura do solo e permanece flexível mesmo em estradas muito frias, sem que seja demasiado macia quando o asfalto aquece. Quando chove ou neva, as lamelas vão garantir a aderência.

Assim, são ideais para quem conduz por regiões com verões e invernos amenos, mas onde, de vez em quando, se tem de percorrer estradas geladas ou mesmo com alguma neve.

Têm, porém, limitações: não devem ser usados por regra com temperaturas acima de 30 °C nem com menos de 10 °C negativos.