A história do Outubro Rosa começou em Nova York, em 1990, com a realização de uma corrida pela cura do câncer de mama idealizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e que distribuiu laços cor-de-rosa. A partir daí, o laço rosa se tornou símbolo da iniciativa e a campanha passou a ser realizada anualmente na cidade.

Foi em 1997, que o movimento se espalhou para outras localidades norte-americanas e no Brasil, o Outubro Rosa teve inicio em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ganhou a iluminação rosa. Assim, os laços rosa começaram a ser exibidos em vários locais e o mês tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama.

Hoje, empresas, entidades e toda a sociedade participam de ações com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.

A luta contra o câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número estimado de novos casos de câncer de mama é cerca de 66.280, para cada ano do triênio 2020-2022. E, apesar do termo “câncer de mama” ser frequentemente associado a mulheres cisgêneros, a doença atinge também outros grupos.

Por isso, é preciso esclarecer que mulheres trans, homens cis, homens trans e pessoas não binárias também estão propensas a desenvolver a doença. E a luta contra o câncer de mama começa a partir da informação!

Apesar de raro, o câncer de mama acomete homens cisgêneros representando cerca de 1% do total dos diagnósticos. Sendo que, de acordo com a matéria da Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres trans têm cerca de 47 vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens cisgêneros.

Já no caso dos homens trans, embora o risco de câncer de mama reduza significativamente após cirurgia mamária, ainda assim, o autoexame para detecção de alterações deve ser incentivado, bem como consultas periódicas.

Uma coisa é certa: existem diversos fatores hormonais, comportamentais e genéticos que aumentam o risco do câncer de mama. Mas, em todos os casos, independentemente do gênero, a prevenção com acompanhamento médico, exames clínicos e o conhecimento do próprio corpo são essenciais.

Por isso, colorir de rosa o mês de Outubro é um meio simbólico de tornar o debate público e lembrar toda população sobre a importância do autocuidado para a detecção precoce da doença.

Dicas de autocuidado:

Autoexame

O autoexame é uma das práticas mais simples e mais conhecidas de autocuidado. Por isso, é imprescindível comunicar a importância das pessoas terem conhecimento sobre o seu corpo e o toque é um grande aliado neste exercício.

A orientação a ser seguida é, caso a pessoa perceba qualquer situação estranha nos seios, procurar um médico imediatamente. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

Por isso, é importante se atentar aos sintomas:

  • Aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila.
  • Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama).
  • Presença de secreção pelo mamilo, com presença de sangue ou não.
  • Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
  • Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama.

Exames regulares

O autoexame não substitui o exame regular realizado pela pessoa médica e nem a mamografia, viu?

Manter os exames em dia é outra forma importante de autocuidado. Além do mais, a realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos, além de estar prevista na Lei nº11.664 do Sistema Único de Saúde (SUS), é super importante para que a doença seja diagnosticada precocemente.

Hábitos saudáveis

Segundo um estudo publicado no jornal da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, praticar pelo menos 30 minutos por dia de caminhada reduz em 10% a chance de desenvolver câncer de mama.

Sendo assim, é super importante manter hábitos saudáveis: fazer exercícios regularmente, ter uma dieta equilibrada, e evitar bebidas alcoólicas.

Mas lembre-se: mesmo mantendo hábitos saudáveis, as pessoas ainda estão sujeitas a desenvolverem a doença pois o câncer de mama é resultado de uma mutação genética, que pode ser herdada (menos comum) ou espontânea (o que ocorre na maioria dos casos).

É por isso que é preferível falar em diagnóstico precoce que em prevenção.

A postura atenta em relação à saúde das mamas é fundamental tanto na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama quanto para a detecção precoce no caso da doença aparecer.

Campanha Outubro Rosa Cora

Por entendermos a importância do tema e enxergarmos a necessidade de que todas as pessoas, independente de gênero, possam ter acesso à acompanhamento médico, exames e conhecimento do próprio corpo, queremos deixar o Outubro Rosa ainda mais rosa.

Afinal, Rosa é a cor que escolhemos para nos representar, é a cor da nossa marca e que, pra gente, transmite coragem e coração. E neste mês, decidimos abraçar o Rosa como uma cor que pode significar muito mais.

Acreditamos que o nosso Rosa Cora também pode ser a cor da força, da inteligência, do acolhimento e da sinceridade, além de um lembrete para olharmos pra dentro e pra quem a gente ama, e é isso que queremos transmitir para você.

É por isso que, em apoio ao movimento, escolhemos lançar a nossa campanha Outubro Rosa Cora e convidar nossas clientes e também nossos corajosers para espalharem pílulas de autocuidado e saúde.

Neste mês, a nossa intenção é incentivar todo mundo a se cuidar e cuidar de quem está ao redor. Acompanhe a gente nas redes e saiba tudo o que está por vir:

  • Veja o depoimento Susana Yamamoto, CFO da Cora, sobre o nosso movimento #EuUsoRosa
  • Em nossas redes sociais, Corajosers dão dicas de autocuidado.
  • Às quartas usamos (ainda mais) rosa: nossas clientes e Donas de negócios falam um pouco sobre saúde em geral – física, emocional e mental.

A gente acredita que o Outubro Rosa precisa da participação de todos para que as informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama alcance toda população. Só assim, as pessoas vão se sentir encorajadas a fazer os exames preventivos e a olharem para si como merecem, com muito mais carinho e cuidado!

#EuUsoRosa e você?