A memória não é o teu ponto forte? Não te preocupes, pois chegou a AirTag para te ajudar a encontrar tudo o que possas perder ao longo do dia.

E existisse um pequeno dispositivo que ajuda a localizar objetos perdidos, tais como as chaves de casa, do carro, uma carteira, um telemóvel, entre muitos outros? Existe e tem nome: AirTag.

Basta seguir o som que a AirTag emite e podes localizar os objetos que ficaram debaixo do sofá, na sala ao lado ou em qualquer outro local.

Parece magia? Era esse o objetivo da Apple ao lançar este novo gadget.

Peso e dimensões

Com a AirTag, é muito fácil encontrares as tuas coisas. Do tamanho de um botão, coloca-se facilmente nas chaves de casa ou na mochila. A AirTag tem 31,9 mm de diâmetro, 8mm espessura e pesa apenas 11 gramas.

App ‘Find My’

Uma vez configurada, a AirTag vai aparecer no separador ‘Itens’ da app ‘Find My’. Através deste programa, podes ver a localização atual ou a última localização conhecida num mapa.

Se te afastares da AirTag, a app pode ser usada para emitir um pequeno som para ajudar a localizá-la. O teu iPhone ou iPad vai indicar-te o caminho com a localização exata, como num jogo do frio, morno, quente até ferver.

Outra das novidades para quem já é utilizador Apple é que as apps Find My Friends e Find My iPhone foram consolidadas no aplicativo Find My. Como resultado da última atualização, esta app já funciona online ou offline, bem como em dispositivos de outras marcas compatíveis

Alcance e precisão

A AirTag usa a tecnologia de banda ultralarga (UWB) e o chip Apple U1, que permite uma tecnologia de localização precisa. O dispositivo envia a localização para o iCloud, para depois te enviar as instruções de onde deves ir.

Desta forma, AirTag guia-te através de indicações e vibrações até que estejas perto do objeto que procuras. O seu alcance vai até 100 metros e é possível localizá-lo mesmo molhada ou submersa.

Assistente virtual

Para sincronizares com o iPhone, a AirTag possui uma capa que permite um acesso rápido. Podes então atribuir uma AirTag a um produto e especificar um nome ou um emoji, para que o sistema saiba como diferenciá-los. Também podes perguntar onde está o teu objeto à Siri.

Água e Poeiras

A AirTag é feita de aço inoxidável e possui certificação IP67 para resistência à água e poeira. Por isso, se por azar a molhares ou cair numa poça, não há problema. A AirTag aguenta estar submersa até 1 metro de profundidade durante 30 minutos.

Bateria

Este dispositivo é tão eficiente que não precisas de te preocupar com a autonomia da bateria ou com a utilização de dados. Foi concebido para funcionar durante mais de um ano com uma pilha de substituição simples, sendo que o teu iPhone vai informar-te quando for altura de a trocar.

Notificações

Podes colocar a AirTag no modo ‘Perdido’ para receberes uma notificação automática assim que for detetada pela rede, tal como acontece com outros dispositivos Apple, e configurar para partilhar os teus dados de contacto com quem a encontrar. Essa pessoa só vai precisar de tocar nele com um smartphone de tecnologia NFC, a mesma que permite pagamentos com telemóvel.

Privacidade

A localização da AirTag só é conhecida por ti e as informações e o histórico não ficam guardados. Os dispositivos que comunicam a posição também permanecem anónimos e os dados são totalmente encriptados. Nem a Apple conhece o local onde está a AirTag ou a identidade do dispositivo que ajuda a encontrá-lo.

Alertas

Caso estejas junto a outras pessoas que também tenham uma AirTag, como nos transportes públicos, por exemplo, não há interferências, já que os alertas só são ativados quando a AirTag é afastada do seu proprietário.

Excluir objetos

Também é possível excluir determinado objeto quando, por exemplo, queres passar a utilizar a tua AirTag em algo diferente. Na prática, redefines a tua AirTag e fica pronta para ser reconfigurada.

Desativar o rastreador

Se não quiseres que a localização seja partilhada, caso surja a preocupação em ser localizado, podes entrar em contacto com as autoridades, sendo esta uma função que faz parte do pode “anti assédio” que a Apple entretanto introduziu.

Compatibilidade

A nova AirTag é compatível com iPhone iOS 14.5 ou superior e com o iPad iPadOS 14.5 ou superior. Podes ainda receber as notificações da AirTag no teu Apple Watch.