Este é o guia completo que te vai contar o que precisas de saber antes de comprar um drone.

Um pouco como na compra de um telemóveltablet ou computador, um drone exige que estejas atento a vários critérios que são decisivos na hora da compra.

O drone tem vindo a tornar-se um desejo de consumo de várias pessoas, não apenas a nível profissional, mas também para diversão de adultos e crianças. O melhor drone depende, sem dúvida, dos teus objetivos e do teu perfil.

Comprar um drone implica conhecer alguns termos. Eis os mais importantes:

  • RTF – Significa pronto a voar. O que não quer dizer que não precises de instalar a hélice ou ligar o controlador ao drone antes de voar, para além da eventual necessidade de ter de carregar a bateria primeiro.
  • ARF – Significa quase pronto a voar. Basicamente quer dizer que compras um kit de drone. Estes não vêm com transmissores ou recetores e muitos não têm motores, controladores de voo, controlos eletrónicos de velocidade ou baterias.
  • Drones BNF ou Bind-to-fly – Geralmente são completamente montados, mas não possuem controladores. É necessário que compres um ou que instales um software no teu smartphone ou tablet.
  • FPV – Significa que o drone pode transmitir imagens de uma perspetiva na primeira pessoa, para um telefone, fone de ouvidoóculos de Realidade Virtual ou outro dispositivo.
  • LiPo – É polímero de lítio, o material de que a maioria das baterias de drone é composta.
Jovem dirigindo um drone

10 coisas que deves saber antes de comprar um drone

1. Autonomia

A autonomia do drone é fundamental. Os voos podem ir de 10 a 25 minutos, dependendo do investimento realizado. 

Se o teu objetivo é captar boas fotografias e filmagens, deves ter em consideração uma maior autonomia, para que tenhas mais tempo de testar ângulos e luzes, por exemplo.

2. Alcance

Esta característica indica a quantos metros o drone pode ficar do transmissor, o seu controlo, e continuar a responder aos seus comandos. Existem drones que têm um alcance de 100 metros e, outros com alcance até 5 km.

3. Câmara

Alguns drones têm câmara embutida, outros trazem um acessório removível e que pode ser substituído. Veja aqui algumas opções de câmaras.

A qualidade de gravação pode variar em função do preço e da versão do drone que escolhas. O mercado oferece equipamentos de perfil mais profissional, com câmaras de resolução 4K, suporte ao HDR e formato RAW para fotografia.

As alternativas mais simples oferecem câmaras de resolução Full HD e, embora não atinjam a qualidade 4K, podem gravar os teus vídeos com boa qualidade.

4. Sensores

Os principais sensores utilizados são o GPS e o de temperatura, mas nem todos os modelos têm os dois. O GPS, por exemplo, é importante para que possas definir para onde vai, para exploração de solos e até para o retorno ao ponto de origem do voo.

5. Transporte

A portabilidade é relevante se pretendes utilizar o teu drone em trilhos, passeios e viagens. Alguns deles são extremamente compactos, o que facilita o seu transporte em qualquer mala.

6. Modo voo e recursos de pilotagem

O mercado oferece drones para utilizadores menos experientes com modo de voo e manobras pré-definidas, facilitando o controlo na hora de decolar, pousar e até evitar obstáculos.

Alguns modelos também oferecem outros recursos, como seguir em piloto automático ou retornar ao ponto de partida, a partir de coordenadas de GPS.

Se nunca controlaste um drone, estas funcionalidades extra podem ser um meio para facilitar a tua adaptação e aprendizagem, de forma segura.

7. Velocidade

A velocidade é apresentada em metros por segundo, variando entre 10 m/s e 40 m/s, dependendo do modelo em causa. Numa unidade mais familiar, estas velocidades são o equivalente a cerca de 35 km/h e 140 km/h, respetivamente.

8. Propulsor

O propulsor é o responsável por fazer o drone arrancar e decolar. São peças sensíveis, mas costumam estar bem protegidas contra batidas e quedas.

9. Acessórios

Existem acessórios que permitem melhorar várias funcionalidades dos drones, desde suportes para câmaras diferentes, baterias extras e malas de transporte.

10. Investimento

Consoante o tipo de drone que pretendes comprar, os preços variam dos mais simples aos mais completos e atuais.

Vista aérea da costa com drone

Escolhe o melhor drone para ti

Nível iniciante – Spark

É um modelo bastante completo, desenhado para ser o mais user-friendly possível. Tem apenas 300 gramas e é considerado um drone inteligente. Evita obstáculos, faz reconhecimento facial e regressa ao ponto de partida quando abanas os braços. Descola e pousa na palma da tua mão.

Aguenta até 16 minutos de voo e não precisa de controlo remoto ou de estar emparelhado a um dispositivo móvel.

Tem 4 hélices, chega até 50 km/h e oferece uma câmara Full HD de 12MP, com abertura de f/2.6.

Nível profissional – Mavic Pro 4K

É um dispositivo que te acompanha automaticamente, devido ao modo Active Track, em que podes controlar o seu posicionamento através do smartphone, pelo modo Tap Fly. Também evita obstáculos, tem uma estabilidade e qualidade de louvar e pesa apenas 740 gramas.

Mais: tem um sistema de navegação visual, câmara de 12MP e filma em qualidade 4K. Atinge 13 km de alcance e 27 minutos de autonomia. Inclui o sistema Flight Autonomy que, com base em cinco câmaras, GPS e GLONASS, melhora substancialmente o seu desempenho.

Expert – Phantom 4 Pro

Este é considerado por muitos o melhor drone da DJI. A autonomia é excelente, oferecendo 30 minutos de voo. Tem modos de gravação e fotografia como time-lapse e expansividade de memória, através de um microSD.

É composto por cinco câmaras, filma em 4K e Full HD, contorna obstáculos de forma automática e vem com o sistema Follow Me e Return Home, tornando-o num dos mais inteligentes do mercado.

Regras de utilização e legislação

Para um controlo mais eficaz sobre a utilização de drones pelos civis, que causaram 43 incidentes no ano de 2018 (Dados registados pela ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil), o Governo propôs a Lei, aprovada em janeiro de 2019 pelo Conselho de Ministros, que proíbe o voo de drones nas áreas de aproximação e de descolagem dos aeroportos nacionais.

Os drones, Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), passam a necessitar de seguro e de registo a partir dos 250 gramas, na ANAC. Isto faz com que seja necessário um representante legal, responsável em caso de acidente ou conduta danosa.

Os drones acima dos 900 gramas e acima dos 25kg, para além do registo, necessitam de uma certificação, no primeiro caso, ou de uma licença, no segundo caso, que poderão ser obtidas junto da ANAC.

Seguros de responsabilidade civil

O registo dos drones implica o pagamento de taxas administrativas e, para os drones acima dos 900gr, o registo implica a contratação de um seguro de responsabilidade civil.

Os drones abaixo dos 250 gramas e sem motor de combustão ficam livres destas regulamentações. Tem em conta estas informações na hora de comprar um drone.

Onde e quando voar com o teu drone

Os locais por onde podes utilizar o teu drone devem ser públicos, definidos pela Administração central, regional ou local.

O teu drone apenas poderá voar de dia, sendo proibidos os voos noturnos. É possível voar de noite ou fora dos espaços indicados, mas precisas de uma autorização especial da ANAC. Nos espaços privados, a autorização de voo está entregue aos seus proprietários.

Mais uma vez, os drones abaixo dos 250 gramas e sem motores de combustão, ficam fora destas limitações.

Deves manter o teu drone sempre afastado em 100 metros de:

  • Edifícios de órgãos de soberania;
  • Instalações militares, de forças de segurança, serviços prisionais e centros educativos;
  • Locais de acesso temporariamente interdito;
  • Instalações diplomáticas;
  • Locais onde decorram ações de inspeção, operações policiais ou de socorro.

Idade mínima

Para operares um drone sozinho tens de ter, no mínimo, 16 anos de idade. Abaixo dessa idade, é obrigatório o supervisionamento de um adulto que se responsabilize pelo equipamento.

Coimas e sanções

As Forças de Segurança podem recorrer a qualquer meio que se revele adequado para fazer cessar a operação da aeronave, incluindo a sua destruição.

A desobediência das regras oscila entre contraordenações leves, com multas dos 300 aos 600 euros, a contraordenações mais graves, com multas entre os 2000 e 3500 euros.

Já tens um drone debaixo de olho e estás com vontade de levantar voo? Escolhe o teu modelo e todos os acessórios no Paiaki, à distância de um click. Se precisares de ajuda para criares conta ou fazeres a tua compra.