VW revela sedã que muda de cor, BMW aposta em para-brisa interativo e RAM, famosa pelos V8, revela picape elétrica. Tecnologia E Ink do BMW i Vision Dee permite ao carro ter 32 cores diferentes!

Tradicionalmente realizado em janeiro, o North American International Auto Show – mais conhecido como Salão de Detroit (Michigan)– exibiu as novidades do mercado estadunidense no primeiro mês do ano pela última vez em 2019.

De repente, uma feira de tecnologia do outro lado dos Estados Unidos, em Las Vegas (Nevada), também promovida em janeiro, passou a funcionar melhor para as fabricantes de veículos e no ano seguinte o evento automotivo foi transferido para junho. A pandemia veio e cancelou o salão, que voltou no ano passado não mais em junho, mas em setembro.

Precisa de comprar outro carro? Encontre no Paiaki

O fato de Detroit ter que procurar outra data por não conseguir competir em termos de público e expositores com o Consumer Electronics Show reflete, em parte, o que o automóvel tem se tornado: um grande smartphone sobre rodas.

Se em edições passadas a montadoras apostaram em soluções para a mobilidade urbana, em veículos elétricos e até em carros voadores, no CES 2023 (encerrado ontem) digitalização e metaverso deram o tom. E se consolidou a chegada de empresas de outros ramos no universo automotivo – quem imaginaria que uma produtora de televisores e walkman um dia teria seu próprio carro?

Veja os principais carros apresentados no CES 2023:

BMWNas entrelinhas, fica subentendido que o BMW i Vision Dee (Digital Emotional Experience, ou Experiência Emocional Digital) será, ou ao menos influenciará intensamente, a próxima geração do Série 3 quando se tornar realidade, em 2025.

“Futurístico sedã médio”, como define a própria marca, o i Vision Dee será um dos modelos produzidos sobre a plataforma Neue Klasse, uma estrutura totalmente nova que abrigará modelos híbridos e elétricos. Destaque para o head-up display que se estende por todo o para-brisa e para a tecnologia E Ink, que muda o visual do carro com até 32 cores diferentes.

“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis — e, também, para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir”, definiu Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

FiatAnunciada há um mês, a Fiat Metaverse Store faz sua estreia pública durante a CES. Concebida em parceria com a Microsoft e a Touchcast, pretende recriar a sensação de um showroom dentro de casa. A plataforma virtual também tem o objetivo de turbinar o lançamento do 500e no mercado norte-americano.

“Dentro da Metaverse Store, os clientes poderão explorar, configurar e até adquirir o Novo 500 La Prima by Bocelli, experimentando a sensação de um showroom com a ajuda do Fiat Product Genius, uma pessoa real pronta para responder a qualquer pergunta”, explica a marca italiana.

Hyundai e KiaAs sul-coreanas Hyundai e Kia revelaram detalhes da ZER01NE Creative Talent Platform, um ecossistema para criadores e startups. Durante a CES 2023, dez deles estão apresentando seus projetos, que vão desde terapia digital para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) a tecnologia de câmera avançada, cujo diferencial é introduzir em robôs inteligentes campo de visão semelhante ao dos humanos.

“Muitos dos avanços disruptivos que estão moldando a transformação da mobilidade vêm de startups que operam fora da indústria automotiva”, justifica Yunseong Hwang, vice-presidente e chefe do Grupo de Execução de Inovação Aberta do Hyundai Motor Group.

RamComo bem disse Sam Abuelsamid, repórter da Forbes Wheels, a “Ram finalmente se junta à festa das picapes elétricas” com a 1500 Revolution, que terá como principais concorrentes a Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV a partir de 2024, quando estreará na versão de produção. “Na Ram, redefinimos o que as picapes podem ser e faremos isso novamente, superando o que os concorrentes estão fazendo, oferecendo as melhores picapes elétricas do mercado”, desafiou Mike Koval Jr., CEO da marca.

Chama atenção na picape a ausência da coluna B e as portas traseiras que se abrem para trás, o que facilita o acesso dos ocupantes à cabine. Lá dentro, os ocupantes contam com um sistema de trilhos que permite a reconfiguração dos assentos e do console central, que pode até ser removido. Solução genial inaugurada pela rival da Ford e replicada na Ram é o porta-malas dianteiro. Isso é possível porque, como em boa parte dos elétricos, os motores são menores e vão instalados nos eixos dianteiro e traseiro.

Sony Honda MobilityHonda e Sony se juntaram para criar a Sony Honda Mobility, empresa de tecnologia que vai operar a nova marca AFEELA – cujo primeiro protótipo pretende estabelecer uma “nova relação entre as pessoas e a mobilidade”.

Autônomo, o modelo conta com 45 câmeras e sensores dentro e fora do veículo, juntamente – e aqui segue um termo ainda estranho para o mundo automotivo – e “800 TOPS de potência máxima de computação para ECU”. A SHM aceitará encomendas da versão de produção em 2025, para então iniciar as vendas no ano seguinte.

VolkswagenA marca alemã aproveitou o maior evento de tecnologia do mundo para revelar seu sexto veículo elétrico. Revelar em termos: o ID.7 foi apresentado sob uma camuflagem composta por 40 camadas de tinta e 22 áreas eletroluminescentes que, na prática, iluminam o carro de modo interativo – a ideia é simbolizar o próximo passo na digitalização da família já composta pelos modelos ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 e ID.Buzz.

Baseado na plataforma modular MEB, o primeiro sedã elétrico da marca oferece até 700 quilômetros de autonomia, entre-eixos de 2,97 metros e um sistema de ar-condicionado inteligente que detecta quando o motorista está se aproximando e já começa a resfriar o interior em dias quentes ou aquecê-lo em dias frios antes que o motorista entre no veículo.

“Com o novo ID.7, estamos ampliando nossa gama de modelos elétricos para os segmentos superiores. O sedã oferecerá tecnologia e qualidade de ponta”, promete Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars.

Vai vender seu carro? Anuncie no Paiaki