A compra de um automóvel é um processo empolgante. Por norma, procuramos o equilíbrio entre a utilidade do veículo e o prazer e conforto da condução. Realizar uma breve pesquisa sobre as marcas, os diferentes modelos e as suas características será um passo fundamental para agilizar todo o processo de decisão.

Deve começar por compreender o investimento que será necessário e, para além do custo da compra, considere ainda, entre outros custos, o seguro automóvel, o imposto de circulação e outros impostos, os custos com pneus e outros componentes, os custos de manutenção e inspeção e o combustível.

Ao adquirir um carro usado, seja através de um concessionário ou de um vendedor privado, é sempre essencial que a qualidade e operacionalidade gerais do veículo e o cumprimento dos requisitos legais estejam devidamente assegurados.

Para garantir que faz uma compra consciente e tranquila, deve começar por verificar toda a documentação e confirmar que o registo do veículo está em conformidade e que não existem erros suspeitos ou detalhes que não correspondem à realidade.

Deve, ainda, verificar alguns pontos importantes sobre os componentes do veículo e o seu funcionamento, como:

  1. A quilometragem é consistente com a idade e o aspeto do carro usado? Confirme, se possível, a quilometragem do carro com resultados de testes de inspeção.
  2. A pintura é uniforme? Há sinais de ferrugem ou componentes danificados ou estranhos em algumas partes do veículo?
  3. Qual é o estado dos pneus principais e do pneu sobresselente? Precisarão de ser imediatamente substituídos?
  4. Como está o interior do veículo? Todos os elementos estão em bom estado e operacionais, incluindo os cintos de segurança, airbags, sistema de multimédia e estofos? Há algum alerta de avaria no painel de instrumentos? Consulte o manual do veículo para compreender as informações do painel.
  5. Os faróis, as escovas, os espelhos, as janelas, as portas e respetivos sistemas de fecho e os restantes componentes estão em bom estado e de acordo com as especificações do veículo?

Deve procurar agendar, ainda, um test-drive, que, numa situação normal, deverá ser um pedido já esperado e naturalmente aceite por vendedores de carros usados. Se não se sentir capaz de avaliar o funcionamento do veículo, leve consigo um amigo ou amiga que entenda do assunto e:

  1. Esteja atenta/o ao funcionamento do motor e a quaisquer ruídos estranhos durante a condução.
  2. Teste o estado e o equilíbrio dos travões no processo de travagem, bem como o estado da embraiagem.
  3. Avalie o comportamento do veículo em velocidades mais elevadas e nas curvas.

Todas estas dicas para que, no momento da compra, só se tenha de preocupar em usufruir do seu novo automóvel! Boas viagens!