Muitos de nós carregamos uma noção de qual seria o nosso “emprego dos sonhos” – o conjunto ideal de condições, tarefas, remuneração e pessoas que nos tornariam engajados, realizados e cheios de propósito.

Mas antes de gastar tempo, dinheiro e energia na busca do “emprego dos sonhos” errado – ou ficar se preocupando incessantemente por não tê-lo ainda – precisamos saber se esse emprego é realmente o ideal para nós.

Isso porque ele pode ser simplesmente um sonho de infância ou um sonho emprestado de outra pessoa, uma situação comum que os psicólogos chamam de exclusão de identidade.

Sabendo disso, como determinamos a diferença entre sonhos ultrapassados de um sonho que vale a pena perseguir?

O primeiro passo é realmente testar nossa ideia, em vez de apenas pensar nela, um processo que os pensadores chamam de prototipagem. Aqui estão quatro maneiras de baixo custo para colocar seu sonho à prova.

Entrevista informativa;

A maneira mais eficiente de testar o emprego dos sonhos é conversando com as pessoas.

Em vez de pensar na entrevista informativa como “networking” no sentido de tentar conseguir um novo emprego, aborde-a com o propósito de obter informações reais. Poucas pessoas fazem isso.

Simplesmente não há melhor maneira de entender as tarefas do dia-a-dia, a experiência vivida e os defeitos de uma função específica do que conversar com alguém a vivência.

Entenda por que os entrevistados pessoalmente gostam ou não gostam de características dos cargos é muito menos importante do que saber quais são esses elementos. Com a entrevista, seu objetivo é obter um conjunto de informações ricas e detalhadas sobre a função, coisa que você nunca poderia obter em uma pesquisa no Google.

É importante procurar informações convergentes de várias fontes – inclusive de pessoas que optaram por deixar o emprego dos seus sonhos. Por que eles saíram? O que eles fizeram para tentar fazer a situação funcionar? Os pontos problemáticos deles são importantes para você ou não?

Resista ao impulso de descontar suas convicções de imediato, o que tendemos a fazer em nossa ânsia de focar no brilho de um sonho. Você pode estar dizendo a mesma coisa daqui a cinco anos se não comparar as preocupações deles com seus próprios anseios.

Seja voluntário;

É verdade que provavelmente não podemos nos voluntariar exatamente para o emprego dos nossos sonhos. Porém, isso não deve nos impedir de descobrir como o voluntariado pode nos permitir testar características do emprego dos sonhos:

Comece determinando as habilidades necessárias para o emprego dos seus sonhos. Feito corretamente, as entrevistas informativas devem revelar isso em abundância.

Em seguida, pense em quais dessas habilidades você realmente usou repetidamente e gostou, quais você usou repetidamente e não gostou e quais você nunca usou.

Por fim, concentre seu voluntariado em praticar ativamente as habilidades que são novas para você e dar uma segunda chance às habilidades que não gostou. Pode levar vários trabalhos voluntários para explorar esses diferentes conjuntos de habilidades. Lembre-se que nem todos precisam ser testados simultaneamente.

Você também pode usar o voluntariado como uma forma de testar ambientes. Por exemplo, se o seu “sonho” está em um hospital e você nunca esteve lá como nada além de um paciente, é hora de dar uma chance a esse local.

Nesse ponto, muitos de meus clientes de coaching protestam: “Mas não tenho tempo para ser voluntário”. Ou: “Parece muito trabalho”.

Esses são pontos interessantes, considerando tudo o que esses mesmos clientes estão dispostos a investir na busca de um emprego dos sonhos pouco testado, como dezenas de milhares de dólares e horas de esforço em um programa de pós-graduação, ou mudar suas vidas para conseguir um emprego. Em comparação, o voluntariado parece ser um bom negócio.

Por experiência, o voluntariado salvou incontáveis clientes de muito tempo, dinheiro, energia e – mais importante – arrependimento.

Além disso, se o teste for positivo, os esforços voluntários mostram habilidades transferíveis que são inestimáveis para candidaturas a empregos, entrevistas e/ou inscrições para pós-graduação.

Aulas online;

Outra maneira barata de testar o emprego dos sonhos é por meio do aprendizado online.

O aprendizado não precisa ser direcionado a um certificado ou credencial – seu objetivo é literalmente “sujar” as mãos e verificar se você gosta do assunto em questão.

Certa vez, tive um cliente de coaching de meia-idade que lamentava, repetidamente, que desejava ter se tornado um psicólogo clínico em vez de seguir para a área de tecnologia.

Um dia, quando estava no meio de uma entrevista para um novo cargo técnico, de repente ele disse que estava pensando em “ir para o emprego dos sonhos” e se candidatar à pós-graduação em psicologia.

“Quais cursos de psicologia você fez na faculdade?” Eu perguntei.

“Nenhuma”, disse ele.

“Você procurou por algum desde então?” Eu perguntei.

“Não,” ele disse.

Então perguntei se ele poderia considerar fazer um curso de psicologia gratuito, antes de se inscrever na pós-graduação, pelo menos para verificar se ele achava o assunto genuinamente atraente. Ele pareceu um pouco incomodado, mas concordou que isso fazia sentido.

Quatro semanas em seu curso online, ele disse: “Oh, uau. Eu não gosto de psicoterapia! É muito focado em pesquisa para o meu gosto.”

Bem, bom saber.

Isso pode parecer um caso óbvio, mas vejo ecos disso o tempo todo. Tendemos a ficar tão cegos pelas esperanças e fantasias contidas em nosso emprego dos sonhos que nos esquecemos de ter certeza de que realmente gostamos do assunto central do trabalho.

Ou temos medo do que faremos se não gostarmos disso. A realidade é que qualquer uma das respostas é uma resposta – e é melhor obter essa resposta mais cedo (e com menos investimento) do que mais tarde.

Dar um passo para trás e pensar sobre isso;

Depois de fazer alguns testes práticos, a etapa final é pegar os temas dessas experiências e compará-los com o que você conhece sobre seus próprios valores, personalidade, habilidades preferidas e impacto desejado, como discuto neste artigo.

Com base nessa análise, você pode determinar até que ponto o seu “emprego dos sonhos” é realmente um sonho para você atual – ou uma fantasia que é melhor deixar para outra pessoa, liberando você para determinar o verdadeiro emprego dos seus sonhos.

Vai vender algo? Anuncie grátis no Paiaki