Embora seja o mais lógico e o mais prático, carregar o telemóvel até 100% e deixar na carga durante a noite pode comprometer a vida útil da bateria.Carregar o telefone à noite pode afetar negativamente a vida útil da bateria do seu telemóvel.

O alerta é dos fabricantes da Huawei, que aconselha a que não deixe o telemóvel a carregar por longos períodos, nomeadamente durante a noite. Em contrapartida, e para prolongar a vida útil da bateria do seu telemóvel, o ideal será manter a bateria entre os 30 e os 70%.

Procurando telemoveis a venda? Encontre no Paiaki

E esta medida não é aconselhada apenas aos telemóveis Android, já que a Apple oferece a opção de configurar o carregamento da bateria para que nunca ultrapasse os 80% de carga máxima. Porque não carregar até aos 100%? Porque, ao longo do tempo, este ‘esforço’ prejudica a eficiência das baterias de ião-lítio – comum à grande maioria dos smartphones.

Imagine molhar uma esponja que está totalmente seca: o objeto vai absorver a água sem qualquer dificuldade. Mas quando esta mesma esponja estiver 80% molhada, a absorção de água até aos 100% já não será tão imediata. Esta metáfora foi apontada por Kevin Purdy, jornalista especializado em tecnologia, ao New York Times e ilustra bem o funcionamento das baterias.