O que os taxistas ensinam para os empreendedores angolanos?

1. Os taxistas, enquanto o carro não estiver lotado a 100%, não saem das paragens.

2. Procuram constantemente por rotas com alto fluxo de passageiros para vender mais.

3. Começam a trabalhar cedo para garantir os primeiros lucros e atingir as metas no prazo definido.

Por que isso acontece com eles?

Isso acontece porque os taxistas trabalham por metas. Eles definem os objectivos e criam as metas. Eles sabem que até hora x devem completar a meta do patrão e de hora x para x devem cumprir as suas metas, e eles rigorosamente trabalham para atingirem as suas metas e os seus objectivos almejados.Esta maneira de trabalhar gera comprometimento, gera foco, gera persistência, gera rigor e no final os resultados são alcançados e o negócio cresce. Isto é disciplina.

É isso que os pequenos empreendedores angolanos precisam também. A maioria dos pequenos empreendedores angolanos NÃO definem objectivos e nem as metas. A maioria não sabe quanto deve faturar este ano, a maioria não sabe quantos clientes devem ser conquistados, quais produtos precisam ser mais promovidos, qual deveria ser o gasto médio por cliente para satisfazer os seus objectivos e por aí fora. A maioria trabalha no modelo “deixa a vida me levar”, trabalha sem norte, sem um plano concreto etc.

Este estilo de trabalho gera preguiça, mata o foco, qualquer perda de valores você irá sempre minimizar achando que fará mais, no final, continuamos estagnados no mesmo sítio.

Atenção, não basta apenas definir objectivos, é preciso organizar os processos que lhe ajudarão atingir os resultados: criar estratégias, delegar tarefas e responsabilidades e por aí fora. Se você por exemplo deseja aumentar as vendas, então deve saber quanto a empresa deve faturar? Quais produtos vai vender e os seus preços? Elaborar a estratégia de comunicação, definir o público-alvo, os canais de comunicação, criar scripts, técnicas de vendas e tudo mais, só assim os objectivos serão alcançados.

Texto; Empreendedores do Futuro Angola