Analisamos em detalhe o iPhone 13 e as diferentes versões disponíveis para chegar ao veredito final: o novo topo de gama da Apple vale a pena?

A Apple já nos habituou a lançamentos que abalam o mundo da tecnologia com modelos de smartphones de última geração. Depois do iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, surge agora uma nova aposta no iPhone 13, incluindo o modelo Pro, Pro Max e Mini. Do mais compacto ao mais poderoso, fomos perceber as diferenças entre cada um.

iPhone 13: o que muda?

A 13ª edição do iPhone é mais do que uma mudança estética. Foram anunciadas várias melhorias significativas, tanto a nível de design, ecrã, autonomia, processador e placa gráfica. Estas são as principais novidades.

Design

A Apple continua a manter o mesmo design desde o lançamento do iPhone 10, em 2017. Mas no modelo do iPhone 13 a moldura foi reduzida para um melhor aproveitamento frontal.

A reorganização dos sensores responsáveis pelo Face ID permitiram o reajuste do ecrã sem prejudicar o desempenho e segurança. Ainda sobre o sensor, a Apple garante que o iOS 15 terá um melhor reconhecimento de biometria.

A alteração no design também é percetível no agrupamento das câmaras. No iPhone 13 e na versão Mini, estão arrumadas na diagonal. Já nos modelos Pro, as câmaras são maiores e o bloco de vidro é mais saliente.

Dimensões e peso

Os novos iPhone são mais volumosos e pesados que os seus antecessores. O iPhone 13 Pro preserva as bordas angulares de 90 graus, com resistência IP68 e vidro fosco. Os ecrãs são de 6,1’’ e 6,7’’, e a taxa de atualização foi aumentada para 120Hz. Este nível de desempenho só era até agora encontrado no iPad Pro.

Processador

Nestes novos modelos do iPhone 13, a Apple estreia a plataforma A15 Bionic. O processador hexa-core continua o mesmo, embora com velocidade superior e alguns refinamentos que garantem a otimização do desempenho.

Placa gráfica

A versão Pro tem um desempenho gráfico surpreendente. A GPU tem mais núcleos para lidar com o ecrã de 120Hz no iPhone 13 Pro. Esta nova geração de smartphones promete o mais alto desempenho gráfico já visto num smartphone e toda a potência e fluidez que as tarefas mais exigentes, como edição de vídeo ou jogos, podem pedir.

RAM

A nível de RAM, os modelos mais económicos continuam com 4GB. Os mais caros, mantêm os 6GB.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento interno é uma das grandes novidades. Os novos modelos estão disponíveis com mais espaço para armazenar vídeos, jogos, fotos e apps confortavelmente. A versão mais barata vem equipada com 128GB que pode ser estendida até 1TB.

Conetividade

Estes modelos mantêm o NFC e o conector Lightning, o som stereo e a ausência de minijack de áudio.

Ecrã

O tamanho e resolução do ecrã não sofreram alterações, mas a nova taxa de atualização de 120HZ do modelo Pro faz com que a imagem parece mais nítida, fluída e real.

Os modelos Pro e Pro Max oferecem a tecnologia ProMotion, cuja taxa de atualização é variável, adaptando-se entre os 10 e os 120Hz, de acordo com o uso que dás ao teu iPhone.

A resolução é Super Retina XDR e ambos os painéis são cortados de forma a alojar o sistema Face ID e câmara frontal. Os ecrãs dos iPhones 13 Pro e Pro Max têm cantos arredondados que se ajustam à sua forma retangular e design curvo e elegante.

Câmara

Apesar de não se registar uma evolução nas câmaras dos nossos modelos do iPhone 13, mantendo-se com a resolução de 12MP, existem novos sensores e refinamentos no software. Nas versões Pro podes contar com zoom ótico de 3x e foco automático da ultra-wide.

O iPhone 13 vem com um novo modo de vídeo, o ProRes, para gravação profissional a 4K nos modelos com mais de 256GB e Full HD no modelo com 128GB.

Este é o sistema fotográfico mais poderoso apresentado pela Apple, com sensores maiores e mais captura de luz. O resultado são imagens noturnas surpreendentes, mesmo na utilização da grande angular.

Autonomia

A Apple aumentou o tamanho da bateria nesta nova geração de iPhone 13, o que justifica o ligeiro aumento de volume e peso. Desta forma, são prometidas algumas horas a mais de uso, com uma diferença maior nos modelos Pro, graças à tela LTPO que regula a velocidade do painel.

Os novos iPhones podem ser carregados com os carregadores antigos da marca e, de acordo com a Apple, o Pro Max consegue recuperar 50% da bateria em apenas meia hora com o carregador de 20W. Tal como tem acontecido com os modelos anteriores, esta geração de iPhone 13 vem sem carregador, sendo o mesmo vendido à parte. Já os modelos Pro e Pro Max oferecem carregamento sem fios, com o MagSafe e Qi.

Pegada ambiental

Sabias que o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max foram concebidos para minimizar o impacto ambiental? Nestes modelos, foram utilizados materiais 100% reciclados com a exceção do plástico que é pelo menos 35% reutilizado.

O ecrã está livre de arsénio, mercúrio, BFR, PVC e berílio. Com o programa Zero Waste, a Apple também ajuda os seus fornecedores a eliminares os resíduos destinados a aterros sanitários. AA instalações de montagem final estão a mudar para energia 100% renovável no fabrico de produtos Apple.

Como o produto acaba na embalagem, esta também é criada de forma responsável. A madeira utilizada, por exemplo, é proveniente de florestas geridas de forma responsável. A Apple mostra o caminho que irá seguir para atingir a neutralidade nas emissões de carbono até ao ano de 2030.