iOS vs. Android, quem sai vencedor deste comparativo? Descobre os prós e contras de cada um e as suas principais características. Segurança, desempenho, consumo de bateria, apps disponíveis e muito mais. Na comparação de sistemas operativos iOS vs. Android há vários fatores a ter em conta. Estas são as principais diferenças e as características de cada um.

iOS vs. Android: qual o melhor em termos de compatibilidade?

O sistema operativo Android tem uma grande vantagem face ao iOs: é o sistema mais utilizado a nível mundial e é a escolha de diferentes fabricantes, o que alarga o leque de smartphones disponíveis. Desde o próprio smartphone da Google, o Pixel, aos últimos modelos da Samsung, Xiaomi, OPPO, Huawei Sony e muitas mais, a escolha é vasta e há opções para todos os gostos e preços.

Já o iOS equipa exclusivamente os modelos da Apple, o iPhone, iPad e iPod Touch. Entre os modelos mais recentes contam-se o iPhone 13, 13 Pro, 13 Pro Max ou 13 mini. No entanto, para quem tem um orçamento limitado, no Paiaki é possível encontrar o iPhone 11, SE ou XR, com um excelente desempenho.

Veredito: Para quem procura um smartphone a um preço acessível e um sistema operativo compatível com a maioria dos restantes dispositivos (de smartphones a portáteis), o Android é a melhor opção. Para quem já está inserido no universo Apple, o iOs permite uma integração mais completa, mas por um preço.

iOS vs. Android: qual o mais seguro?

Umas das principais diferenças entre Android e iOS é que Android é de código aberto. Isto oferece maior capacidade de personalização dos smartphones, tanto para utilizadores como para fabricantes, para além de uma ampla variedade de apps gratuitas no Google Play, muitos delas feitos pela própria comunidade, mas também faz com que este sistema seja mais vulnerável e propenso a malwares.

Neste sentido, o iOS oferece uma maior segurança e a blindagem entre hardware e software é muito rigorosa. Além disso, a Apple supervisiona rigorosamente todas as apps desenvolvidas para a App Store para garantir qualidade e segurança.

Em termos de privacidade, tanto o iOS como Android recolhem dados de utilização anónimos, mas essa opção pode ser desabilitada nas configurações.

Veredito: Para quem se preocupa com segurança e privacidade, o iOS é a melhor escolha.

iOS vs Android: qual o que consome mais energia?

Não há uma resposta simples. O consumo de energia depende de muitos outros fatores, nomeadamente do hardware do próprio smartphone. É possível encontrar smartphones Android com uma vida útil da bateria mais longa do que os iPhone simplesmente por serem maiores e incluírem baterias de maior capacidade.

Muitos smartphones Android apresentam ainda um conjunto muito mais rico de recursos projetados para identificar e gerir o consumo e usar vários modos de baixo consumo que ajudam a aumentar a autonomia.

Veredito: Não há um claro vencedor.

iOS vs Android: qual o que tem mais opções de personalização?

O Android sempre foi reconhecido pelas infindáveis opções de personalização. Com este sistema operativo é possível personalizar uma importante parte da interface de forma fácil e simples. Por exemplo, ajustar o layout dos ecrãs, os atalhos, adicionar widgets e muito mais.

No entanto, a última versão do iOS, o iOS 14, recuperou algum terreno e já permite várias possibilidades de personalização.

Veredito: Para quem procura uma experiência personalizada, o Android é a melhor opção.

iOS vs Android: qual o que tem maior e melhor oferta de apps?

Neste capítulo, os números falam por si. A Google Play Store, onde são publicadas todas as aplicações Android, tem 2.7 milhões de apps. Já a App Store (a loja da Apple), conta com cerca de 1.8 milhões de apps.

Google Play é fácil de usar e oferece uma boa experiência de navegação. Além disso, tem mais apps gratuitas e uma política de reembolso em poucas horas após a compra.

Veredito: Se procuras maior diversidade de apps, o Android é o vencedor.

iOS vs Android: qual o que tem mais funcionalidades?

Hangouts ou Facetime? iMessage ou Android Messages? Tanto o iOS como o sistema Android permitem realizar as funções básicas como enviar mensagens, fazer chamadas, iniciar um chat, emails e videoconferências.

Ambos são fáceis de configurar e utilizar, além de que podes adicionar várias contas de e-mail e consultá-las numa única caixa de entrada. A decisão final depende essencialmente do sistema operativo que cada pessoa tiver noutros dispositivos. Se o tablet for Android, será mais fácil trocar informações com o smartphone e sincronizar dados se tiver o mesmo sistema operativo.

Veredito: iOS e Android são equivalentes a nível das funcionalidades mais utilizadas no dia-a-dia.

iOS vs Android: qual o melhor a nível de atualizações?

No comparativo entre iOS vs. Android, existem diferenças substanciais no acesso às últimas versões de cada sistema.

A maior vantagem do iOS sobre o Android são as atualizações de software: a Apple geralmente suporta novos iPhones e iPads com atualizações do iOS por cinco a seis anos após a data de lançamento, e todos os dispositivos recebem as mesmas atualizações ao mesmo tempo.

Assim, é possível obter novos recursos e apps, suporte para novos formatos de imagem e vídeo e protocolos de segurança e patches para ameaças e falhas de segurança online que podem evitar fugas de dados.

Os dispositivos mais antigos podem não suportar todos os recursos do software mais recente, mas continuam a receber a maioria das melhorias funcionais e todas as atualizações de segurança enquanto o hardware durar. Entre os telefones Android, apenas os telefones Pixel do Google e os telefones Android One têm atualizações imediatas garantidas – e mesmo assim, apenas por dois ou três anos a partir da data de lançamento do dispositivo.

Os números mostram isso mesmo. Enquanto cerca de 70% dos dispositivos iOS executam a sua versão mais recente, apenas 1% corre Android 11, a última versão da Google.

Veredito: O iOS é a melhor opção para quem quer estar sempre atualizado.

Tanto o iOS como o Android oferecem as mesmas funcionalidades que se esperam de sistemas operativos utilizados todos os dias por milhões de pessoas. No entanto, há diferenças que fazem pender a escolha para um lado ou outro, consoante o que cada utilizador valoriza.

Para quem quer mais variedade a nível de smartphones disponíveis, e mais opções de personalização, o Android é a melhor opção. Por outro lado, quem valoriza as últimas atualizações, maior segurança e privacidade, o iOS é a escolha certa.

Depois de escolheres entre iOS vs. Android, podes optar por vender os teus telemóveis antigos e comprar no Paiaki, para poupar ainda mais.

Encontre telemóveis à venda no Paiaki