A versão final do iOS 16 foi lançada, então a Apple já começou a colocar no forno a próxima atualização do sistema. Mas o que tem de novo? Vale a pena atualizar? Será que virão novidades revolucionárias?

Encontre iPhone usado a venda em Angola no Paiaki

Felizmente já é possível saber o que virá, sem criar falsas expectativas. A equipa Dev do Paiaki já está testando a versão beta do futuro sistema e conta para você o que esperar nesta próxima atualização.

Nada de novos Emoji

Já é tradição termos novos Emoji nas versões x.1, porém este ano será diferente.

Isso porque este ano eles chegaram mais cedo, no iOS 15.4. O calendário de lançamentos de Emoji mudou com a pandemia, e agora acontece na primeira metade do ano.

Live Activities

Um recurso que foi adiado e que provavelmente chegará com o iOS 16.1. No beta, os desenvolvedores já têm acesso à API, que tinha sido desativada nos betas anteriores.

Porcentagem da bateria para todo mundo

A Apple parece ter ouvido a reclamação de milhares de usuários e resolveu colocar a opção de porcentagem de bateria na status bar também para aqueles modelos que tinham ficado de fora.

Compatibilidade com acessórios Matter

É possível que o iOS 16.1 já deixe pronta a compatibilidade com o padrão Matter, que ainda não foi lançado oficialmente. Já terá um espaço para ele nos Ajustes do sistema.

Clean Energy Charging

Uma funcionalidade recém anunciada pela Apple, mas que para variar só funcionará nos Estados Unidos por enquanto.

O que a Apple chama de “Carregamento com Energia Limpa” é uma maneira de só recarregar o aparelho quando ele identifica que a energia está vindo de uma fonte sustentável.

App Carteira pode ser apagado

Conforme já tínhamos comentado aqui, o aplicativo Carteira (Wallet) poderá ser apagado do sistema no iOS 16.1, para evitar que a Apple seja acusada de monopólio em pagamentos digitais.

O app é o que dá sustentação ao Apple Pay. Portanto, se você apagá-lo, não poderá manter cartões no seu iPhone para pagamentos por aproximação.

Configuração de wallpaper

No iOS 16.1 a Apple deixa mais simples e clara a configuração da tela bloqueada e da tela inicial de apps, separadamente.

Menu de capturas de tela

O menu quando se faz uma captura de tela mudou, ficando mais compacto no lado superior da tela.

Fototeca Compartilhada do iCloud

Outro recurso que foi adiado e que provavelmente seja liberado no iOS 16.1. Com a Fototeca Compartilhada do iCloud, você poderá criar álbuns de fotos em que amigos ou familiares poderão ver, editar e contribuir com ele.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento desta versão. Acreditava-se inicialmente que seria em outubro, junto com o lançamento dos novos iPads, mas já há rumores que dizem que isso pode acontecer só em novembro.

Até lá, vamos ver se aparecem outras novidades.