O ano de 2022 não registou mudanças significativas na economia angolana. Apesar de ter se notado uma pequena estabilidade cambial, não foi suficiente para impedir a perda do poder de compra dos consumidores.

O mercado não indicou cenários que sejam optimistas para o investimento em 2023. Quer interna ou externamente é previsto uma instabilidade econômica.

Entretanto, estas mesmas condições permitem que os empreendedores criem soluções adaptadas para  esta nova realidade.

Nunca haverá um ambiente mais propicio para se começar a empreender numa ideia de negócio, o ideal é começar agora mesmo com os meios e recursos que você possuí.

A história do mundo mostra que em momentos de crises  têm normalmente surgido muitas oportunidades de negócios e crescimento financeiro para aqueles que não se acomodam com as adversidades.

Neste artigo você poderá encontrar as principais ideias de negócios que podem ser facilmente implementadas sem muitos custos.

Algumas delas já existem e têm trazido rendimentos significativos às famílias. Actualmente mesmo com o advento da internet, ainda existem muitas ideias e segmentos de negócios não baseados em plataformas digitais que podem ser rentáveis sem a necessidade de muito investimento para começar.

Confira as ideias de negócios tradicionais que mais têm se destacado nos últimos tempos;

Venda de alimentos;

Este é um dos segmentos que sempre haverá demanda, onde existirem pessoas haverá sempre a necessidade de alimentos.

Você pode vender brigadeiros, bolos de pote, doces ou salgados para festa, alimentos congelados, frutas, gelados, iogurtes, sandes, paracuca, jinguba, sobremesas e sumos naturais.

Uma das formas de obter sucesso nesta ideia de negócio é identificar bem as necessidades de alimento do público-alvo que você deseja alcançar.

A pandemia abriu portas a este negócio tradicional, mas impôs medidas mais severas de controlo. Sem dúvida, a especialização pode ser uma boa forma de começar a investir em alguns nichos como: comida saudável, doces para festas, fastfood gormet, almoços corporativos, coffebreaks.

Pessoas com restrições alimentares ou em dieta têm dificuldade em encontrar alimentos saudáveis, saborosos e diversificados fora de casa, tenha em conta o acompanhamento de um nutricionista para manter um bom padrão nutricional e de qualidade dos alimentos.

Merendas escolares;

Além dos lanches que já fazem parte da cultural estudantil, cada vez mais os estudantes têm optado por tomar o pequeno-almoço na escola.

Você pode começar a fazer merendas escolares para familiares e amigos próximos e posteriormente expandir para creches, colégios e escolas públicas. Analise muito bem o mercado à sua volta e identifique as necessidades do seu público-alvo.

O ideal é definir as merendas em função das necessidades e poder financeiros dos estudantes que deseja alcançar.

Capriche nas merendas, se possível personalize as suas embalagens e mantenha sempre uma boa higiene e organização.

Explicações domiciliar;

Se você é bom ou especialista em alguma matéria pode ser uma oportunidade para ganhar dinheiro com explicações domiciliares. Há sempre pessoas necessitando de um explicador particular.

Desde assuntos mais simples até os mais complexos, muitas são as pessoas que têm aderido a modalidade de aulas ao domicilio.

As explicações domiciliares atualmente também já podem ser feitas a distância com o auxílio de ferramentas digitais como as plataformas Zoom, Google Meet, Skype.

Tirar proveito dos recursos tecnológicos a sua volta, pode ser um diferencial para si. Os recursos  digitais podem ajudar a crescer o seu negócio sem muitos custos.

Algumas dicas para se destacar como explicador domiciliar:

  1. Identifique quais matérias você mais tem domínio;
  2. Crie um plano de trabalho;
  3. Invista na sua imagem pessoal;
  4. Seja sempre pontual e comunicativo;
  5. Avalie sempre os desempenhos dos seus alunos;
  6. E por último não menos importante invista no marketing digital para promover o seu negócio.

Serviços de beleza;

Com as restrições impostas pela pandemia, os serviços ao domicílio passaram a ser mais requisitados. Este facto abriu portas para profissionais e freelancers que prestam serviços personalizados.

Os serviços de beleza são um dos negócios de baixo custo mais solicitados e mantêm uma clientela fiel e contínua. As mulheres são as que mais movimentam os sectores de tratamentos de beleza e cosméticos.

Este ramo de negócios está classificado como um dos poucos que resiste às crises, o que o mantém como um bom ramo para investir em 2023.

Makeup;

Há cada vez mais pessoas a fazê-lo e com um nível de especialização crescente. Faça uma formação e inspire-se porque a veia artística é muito atraente a este mercado.

Manicure  e pedicure;

O tratamento das mãos e pés é um serviço que as pessoas têm aderido sem muita resistência, principalmente em épocas de festas e eventos religiosos.

Com um kit básico e habilidades você pode prestar este serviço ao domicílio sem a necessidade de ter um espaço físico.

Tranças;

Este é um dos nichos que sempre haverá demanda, principalmente em Angola onde as tranças fazem parte da nossa identidade.

Se você não possui habilidade com tranças, pode identificar pessoas que possuem essa habilidade e juntos formalizarem um negócio rentável, quer seja ao domicílio, quer seja criando um salão de beleza.

Umas das formas mais simples de criar o seu portfólio e reputação é começar com as pessoas ao redor de si: familiares, amigos e vizinhos.

Quanto mais profissional você for mais recomendações de clientes você obterá.

De notar que os clientes são muito exigente e serão ainda mais, mantenha sempre os cuidados  de higiene e pontualidade.

Mobilidade;

Este é um dos temas do momento, pela retoma da economia compartilhada, da facilidade em investir, inclusive, como autónomo e agora, com a ideia das “smart cities”. As pessoas precisam de ganhar tempo e dinheiro indo de um lado para o outro.

Isto faz-se rapidamente e a baixo custo. A mobilidade tem muito para crescer e é um campo aberto para explorar o físico e o virtual.

Modelos do estilo Uber com serviços de mobilidade rápida e barata já estão implementados em algumas cidades de Angola.

A mobilidade possibilita as pessoas que têm meios de transporte e tempo disponíveis ganhar algum dinheiro levando outras de um lado para outro a bom preço.

Serviços, agenciamento, transporte rápido ou mais longo, pessoas, mercadoria, fretes, embalagens, encomendas, estão no leque do que pode ser explorado.

A lista não termina aqui porque à volta dos serviços de mobilidade, existem uma série de outros como manutenção, seguro,  registos. Um verdadeiro mundo de oportunidades.

Distribuição porta-á-porta;

A distribuição se mantém em crescimento rápido com as pessoas a desejarem cada vez mais comodidade e segurança. Nada melhor do que receber mercadorias ou compras em sua cas sem deslocações desnecessárias.

A comodidade é um mercado com um grande potencial de rentabilidade, que o digam as empresas que gerem entregas de mercadoria em Angola.

Pense em como pode oferecer este serviço a estabelecimentos que queiram agregar valor aos seus produtos através da comodidade da entrega das mercadorias.

Em alguns casos, em localidades bem urbanizadas e centralidades, você pode fazer a entrega das mercadorias  a pé ou de bicicleta, o que diminuirá, muito o seu investimento.

Já existes algumas empresas de delivery em Angola que têm se dedicado na entrega de mercadorias ao domicílio.

Razão pela qual, mais pessoas se sente confortáveis em solicitar esse tipo de serviço. Faça uma pesquisa dos produtos mais pedidos, das condições de entrega e crie um diferencial para se destacar.

O sector de conveniência é cada vez maior numa tendência de agradar o cliente com um serviço de entrega ao domicílio.

Num futuro próximo quase todos os estabelecimentos comerciais vão desejar ter serviço de delivery agregado, deste modo,  o até pessoas individuais poderão manter o seu transporte “fretado” a entregar encomendas.

Se optar por esta modalidade de negócio, tenha sempre em atenção a sua segurança e a dos bens que leva consigo.

Ter uma aplicação web ou mobile pode ser importante para se destacar, mas não o ter não é um impedimento. Use os principais canais digitais para divulgar o seu negócio e se comunicar com os seus clientes.

Importação de produtos;

A produção angolana ainda é muito baixa, razão pela qual, ainda há muita dependência de produtos vindo de outros países. Há muita falta de produtos ou estão disponíveis a preços altos nos distribuidores tradicionais.

A importação de pequeno porte está em alta. Muitos negociantes têm recorrido a importação, com o proposito de fornecer produtos a um custo mais baixo e competitivo.

Existem plataformas de E-commerce onde você pode comprar e importar produtos de várias localidades do mundo em apenas a partir da internet. Faça uma pesquisa por produtos de venda rápida e de importação fácil.

Pesquise canais de importação e fornecedores de baixo custo e utilize as redes sociais para promover os produtos e receber encomendas.

Reparações;

O mercado de manutenção domiciliar e pequenas reparações é constante e costuma crescer em momentos de crise. As pequenas reparações fazem parte do dia-dia de muitas famílias e empresas.

Se você possui varias habilidades de manutenção de residências pode investir nesta modalidade de negócios.

Uma das vantagens é que o custo operacional é proporcional aos trabalhos realizados, ou seja, se não haver trabalhos por efetuar não haverá custos.

Algumas áreas de trabalhos de pequenas reparações:

  • Frio e Climatização (ar condicionados, arcas e geleiras)
  • Ladrilhador
  • Marcenaria
  • Jardinagem e paisagista
  • Construção civil
  • Reparação de eletrodomésticos
  • Montagens de antena parabólica
  • Eletricidade
  • Canalização

Junte uma equipa multidisciplinar (pedreiro, canalizador, eletricista), e crie um serviço de reparação e manutenção.

Trate da área comercial com um sistema de publicidade online e garanta uma proposta de valor que traga benefícios ao seu cliente.

Tenha muito cuidado com o material e as especificações das obras a fazer.

Uma dica que pode fazer a diferença será se juntar a um design de interiores e um arquiteto para um serviço de alta qualidade.

Consultoria;

Os consultores dão apoio às diversas empresas e organizações disponibilizando os seus conhecimentos sobre determinada área, assunto ou técnica.

Os novos tempos irão necessitar de consultores para que as empresas possam criar os seus processos de transformação e adaptação.

Pense na experiência que tem e que pode enriquecer e ponha à disposição do mercado. Junte-se a outros consultores e crie uma equipa multidisciplinar para um atendimento de grande cobertura.

Fotografo;

Os conteúdos visuais estão em quase em todos os locais, principalmente em campanhas de marketing.

Somos seres visuais, razão pela qual, guardamos mais em nossa memória os retratos visuais.

Se você tem habilidade com fotografia comece hoje mesmo a investir neste segmento.

Com o advento da internet os conteúdos visuais tornaram-se indispensáveis.

Existem alguns nichos que podem ser rentáveis sem muitos custos operacionais e financeiros.

Independente de qual seja o segmento de fotografia que você deseja trabalhar, ter um website próprio e perfil nas redes sociais é de indispensável para divulgar os seus trabalhos e atrair clientes.

Confira abaixo alguns nichos de fotografia em que você pode investir.

Fotografia para eventos;

 As pessoas normalmente gostam de registar acontecimentos e eventos impontares das suas vidas.

Você pode fazer cobertura de casamentos, outorgas de diplomas, chá de bebé, momento pré-marital. Também pode se dedicar a ensaios fotográficos pessoais.

É um nicho que tem aumentado a demanda devido à necessidade de fotos para postar nas redes sociais e eventos digitais.

Fotografia para produtos de E-commerce;

 O comércio electrónico é um dos sectores que mais cresce a nível mundial, e em Angola cada vez mais empresas têm a aderido a esta modalidade de comércio.

Razão pela qual, as empresas tem procurado personalizar os seus produtos de modo a garantir uma boa visibilidade e aceitação.

A apresentação visual dos produtos é um dos principais fatores para a atrair os potenciais clientes para uma ação de compra, por isso, os fotógrafos são necessários para garantir fotos mais profissionais e personalizadas.

Você pode fazer sessão fotográfica de qualquer produto ou se focar em nichos específicos como, por exemplo: pratos de comida, cosméticos, roupas.

Fotografo de imobiliário;

O sector imobiliário também usa bastante recursos visuais. Os corretores e agências imobiliárias necessitam de fotografias para promover os imóveis.

Neste sector um dos outros recursos visuais muito usados sãos os vídeos.

Artesanato;

Esta área é, verdadeiramente, vasta e pode criar várias oportunidades para si.

Pode começar a trabalhar em casa criando peças de decoração, vestuário customizado e até, cosméticos ou temperos caseiros.

As peças e produtos artesanais têm uma valorização muito grande e um custo muito baixo. Entretanto, as redes sociais podem dar uma grande ajuda na divulgação e venda.

Decoração de festas e cestas personalizadas;

Se você tem habilidade com decoração, pode decorar eventos infantis, aniversários, eventos corporativos e religiosos.

Fazer buquês de flores, cestas de pressentes personalizadas e caixas exclusivas.

Uma das formas de reduzir os custos é criando parcerias com pessoas que já possuem material e se focar somente naquilo que você domina melhor.

Vendde sumos naturais e kissangua;

Angola é um país rico em frutas e tipicamente consome-se muito as bebidas caseiras como o caso da kissangua.

Você pode comercializar sumos e batidos das frutas mais consumidas, bem como criar as suas próprias receitas.

Para obter sucesso neste segmento é preciso garantir a higiene, qualidade e conservação dos produtos. Ter uma identidade visual e embalagens personalizadas pode ser um bom diferencial.

Revenda de água mineral;

Existem atualmente no mercado angolano muitas empresas produtoras de água mineral.

Você pode sem muitos custos tornar-se em revendedor ou distribuidor dessas empresas.

Revenda de produtos do campo;

Entrega de cestas de frutas, verduras e legumes frescos é uma das ideias de negócios com espaço para continuar crescendo no mercado.

Existe uma variedade de produtos agrícolas que você pode adquirir nos mercados informais do Trinta, Cantiton, ou diretamente nos produtores.

E-commerce ou loja virtual;

O E-commerce é um dos sectores de negócio que mais tem crescido nos últimos anos.

Além do confinamento provocado pela pandemia de COVID 19, existem muitos outros factores que impulsionam o crescimento do comércio electrónico em Angola.

Uma loja virtual reduz consideravelmente os seus custos operacionais.

Com essa modalidade de negócio você não precisa de muitos funcionários, estoque ou até mesmo um estabelecimento físico.

Você pode comercializar seus próprios produtos ou revender produtos de marcas conceituadas a partir da sua própria casa.

A mobilidade é um dos fatores chaves do E-commerce. Fique descansado! A boa noticia é que você pode terceirizar essas tarefas para as empresas de delivery existem em Angola, reduzindo ainda mais os teus gastos operacionais.

Caso não deseja obter uma loja própria, o ideal é investir num marketplace para vender os seus produtos na internet. O marketplace oferece muitas vantagens para fazer crescer pequenos negócios, é a solução mais ideal para quem não deseja investir numa loja online autónoma.

Você também pode importar mercadoria da China ou Dubai para vender em lojas virtuais.

Gestor de redes sociais (Social media);

As redes sociais são o principal canal digital onde diariamente milhares de pessoas gastam o seu tempo interagindo com os amigos e familiares.

As mídias sociais têm servido não só para conversar, mas também, para obter conhecimento e se actualizar sobre os últimos acontecimentos.

Hoje em dia as redes sociais não são simplesmente canais de comunicação e entretenimento, se tornaram também num verdadeiro centro de negócio.

Atualmente muitas empresas e pessoas singulares têm comercializado bens e serviços neste canais digitais.

Fazendo com que a gestão de redes sociais se torne em mais desafiadora.

O marketing digital está em alta e se vai especializando com a sua expansão.

As empresas não costumam ter colaboradores dedicados gerir à sua presença nas redes e esta pode ser uma oportunidade de negócio para você.

Os profissionais de Social média tem sido cada vez mais requisitado, devido à necessidade de garantir frequência, constância e conteúdos de qualidade.

A internet oferece vários recursos e tutoriais que podem ajudar  você a ser um excelente profissional de redes sociais.

Principais Tarefas do social média:

  • Planear conteúdos e postar nas redes sociais
  • Produzir conteúdos (Nem sempre);
  • Gerir as interacções e mensagens
  • Análise da métricas
  • Emissão de relatórios

Copywriter e revisor conteúdos;

Se você domina as técnicas e regras de escrita pode ganhar dinheiro trabalhando como editor de artigos académicos, trabalhos de conclusão de curso e qualquer outro documento que exija ortografia e formatação mais rigorosa.

O profissional de copywriter é um dos mais requisitados no segmento de marketing digital e jornalismo. Tudo porque na internet quase tudo gira em volta de conteúdos.

Você pode escrever e revisar conteúdos para as agências de marketing, blogs corporativos e portais de notícias.

Designer gráfico;

Com o advento da internet os Designeres gráficos se tornaram em profissionais muito requisitados, tudo porque, os conteúdos visuais são os mais consumidos nos websites e mídias sociais.

Você pode produzir artes gráficas para redes sociais, vinhetas para vídeos do YouTube, banners, animações, infográfico, identidades visuais e outros formatos de conteúdo.

Tenha um website ou perfis nas mídias sociais para apresentar os seus trabalhos realizados, de modo a atrair potenciais clientes.

Aulas particulares;

Você pode usar as suas competências para atuar como formador. Por exemplo, dando explicações, ministrando cursos ou  disciplinas acadêmicas.

Hoje, é possível inscrever-se como formador numa plataforma de EAD (educação à distância) ou criar o seu próprio curso presencial.

Se obtiver uma certificação como formador (p.ex. pelo INEFOP) terá mais oportunidades de vender a sua formação. É muito mais fácil ter uma turma maior sem sair de casa.

Entretanto, deverá estudar e criar condições tecnológicas e tecno-pedagócicas para poder atrair um grande número de interessados. Pense no que sabe e pode ensinar, o horizonte é, realmente, grande.

A personalização pode ser um caminho a seguir criando aulas para um aluno ou público específico com dedicação própria e alto retorno financeiro.

Alguns tipos de infoprodutos (Ebooks);

Você pode escrever eBooks de assuntos que ajudam a resolver algum problema e tornar a vida das pessoas melhor.

Desde simples dicas, até assuntos mais complexos podem ser comercializados em formato de E-book.

Cursos Online;

Para quem já produz E-books fica mais fácil transformar esse material em cursos e vídeo aulas ou tutoriais.

Uma das vantagens dos cursos onlines é a possibilidade de gravar uma única vez e pode vender para muita gente independentemente da localização geográfica.

Existem muitas plataformas onde você pode vender o seu curso online.

Plataformas de cursos online Angolana, onde você pode vender os seus cursos:

Vídeos Tutoriais;

É formato de conteúdo de vídeos curtos a explicar o passo a passo de montar um aparelho electrónico, receitas de culinárias, dicas de saúde, dança e muito mais.

Uma das vantagens dos vídeos tutorias é que não exige muita formalidade.

Você pode gravar de forma descontraída, mas nunca esqueça que o mais importante é satisfazer os anseios da sua audiência.

Como tudo na vida, para obter sucesso com vídeos tutoriais é preciso garantir qualidade, constância e persistência.

Blogueiro e Youtuber;

É cada vez mais notório publicidades em blogs e canais do YouTube. Quanto mais tráfego e visitas o seu site recebe mais oportunidade você terá para ganhar dinheiro com seus blogs.

Actualmente existem duas formas de monetizar o seu blog. A primeira é através do serviço de publicidade Adsense, que permite ao  Google colocar anúncios no seu blog.

Quanto mais visualizações e acções de conversão vindas do seu blog, mais dinheiro você ganha.

A segunda é vender espaços de anúncios para as empresas e pessoas interessadas em anunciar no seu blog.

Já no Youtube se o seu canal for monetizado, você pode ganhar pela quantidade de visualizações dos seus vídeos, cliques nos anúncios do Google ou também pela divulgação de produtos e serviços de marcas que desejam anunciar no seu canal.

Tanto no blog como no Youtube o segredo está em produzir bons conteúdos que sejam do interesse da sua audiência e garantir uma constância e frequência.

Você pode se dedicar na criação de artigos, vídeos, podcasts e outros formatos de conteúdo para geração de receita online.

Os seus conteúdos devem estar sempre alinhados as técnicas de SEO, de modo a garantir maior tráfego orgânico, mas primeiramente os seus conteúdos devem estar sempre focados em satisfazer os anseios do seu público-alvo.

Influenciador Digital;

Já existem alguns influencers bem conhecidos. São, quase sempre, pessoas do mundo da fama, entretanto, alguns ilustres desconhecidos já criaram a sua comunidade de seguidores, o que permitiu que se tornassem em influenciadores digitais.

Deve escolher uma ou mais redes sociais (o Instagram é a que tem maior destaque para influencers), e trabalhar o seu perfil com a criação de conteúdo relevante.

Também  é importante definir o público que você deseja alcançar e ter o seu trabalho voltado para este.

A qualidade do conteúdo é importantíssima para que crie mérito e tenha uma corrente crescente de seguidores.

A quantidade de seguidores e a interacção que têm consigo irão definir a sua capacidade de influência e o seu valor como influencer.

Tradução de  conteúdos;

Se você domina uma língua estrangeira, é uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro na internet.

Você pode trabalhar como tradutor de conteúdos para websites e blogs, mídias sociais, artigos académicos, materiais escolares.

Caso não se sinta confortável de traduzir conteúdos pode ensinar outras pessoas a falar a língua que você domina. Existem plataformas online como a Preply onde você pode leccionar línguas, inclusive a língua portuguesa.

Vender fotos Online;

Se você é um daqueles fotógrafos que não se limita somente em sessões fotográficas de eventos. Você pode  produzir fotos de paisagens, criar cenários fotográficos de profissões e coisas que as pessoas e empresas precisam.

Muitas empresas e agências de marketing recorrem aos repositórios de fotos na internet, em vens de sessões fotográficas. Existem muitos repositórios de fotos online onde você pode vender as suas fotografias.

Uma das grandes vantagens é que uma única foto você pode vender para várias pessoas, e você só pode ganhar dinheiro enquanto se dedica noutros trabalhos.

Actualmente é existem poucas fotos de cenários e modelos angolanos, é um excelente nicho para quem deseja trabalhar com fotografias.

Alguns repositórios online onde você pode comercializar as suas fotografias:

  • FreePik
  • Pixabay
  • Adobe Stock

Brechós no Instagram;

Existe um famoso ditado que diz que na natureza nada se perde, simplesmente se transforma.

Isto mesmo, a venda de roupas usadas tem crescido bastante no Instagram.

Se você tem habilidades de coleccionar e reciclar roupas usadas, pode ganhar dinheiro neste segmento.

Uma das grandes vantagens é que as roupas usadas normalmente são menos dispendiosas e haverá sempre pessoas querendo se desfazer de algumas roupas que ocupam espaço no guarda-roupa.

Para ter sucesso neste segmento você precisa investir na qualidade dos produtos, ter uma boa identidade visual, postar com frequência no seu Instagram e investirem anúncios patrocinados.

Nutrição;

Dizem que somos aquilo que comemos. É por esta razão que cada vez mais as pessoas têm recorrido aos nutricionistas.

O bom de tudo, é que hoje já é possível realizar as consultas e acompanhamento nutricional sem a necessidade de se deslocar para um consultório medico. Se você é um profissional de nutrição, a internet pode ajudar  a potencializar os seus serviços.

Conclusão;

Tudo começa com uma Ideia, mas só a persistência, resiliências e trabalho árduo produz bons resultados. Não espere o melhor ambiente para começar um negócio.

O melhor momento é agora com os recursos que você possui. Como vimos neste artigo, existem muitas ideias de negócios onde você pode investir.

Vivemos num mundo cada vez mais digital, e a internet tem se tornado numa necessidade básica de muitas pessoas e negócios. É preciso se adaptar as novas tendências tecnológicas, para não ficar ultrapassado no tempo e espaço.

Existem muitos recursos digitais que podem ajudar a crescer o seu negócio. Lembre-se que um mentor pode ser de grande ajuda para traçar bons  planos e  e parceiros para fazer crescer o seu negócio.

Ninguém cresce sozinho, garante uma boa equipa de trabalho e esteja sempre rodeada de pessoas que agregam valor direta ou indiretamente nos seus negócios. E você?

Em qual dessas ideias de negócios de baixo custo pretende investir em 2023? Boa sorte ao começar um negócio numa dessas ideias!

Já conhece o Paiaki? Uma plataforma que lhe permite comprar e vender praticamente tudo em Angola;