Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de vendas de carros elétricos em Portugal tem aumentado de forma constante e significativa, tendo mesmo duplicado em volume entre 2016 e 2017.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 milhões de pessoas por ano morrem de causas diretamente ligadas à poluição atmosférica – cerca de 92% da população mundial respira ar contaminado em níveis muito perigosos para a saúde. Os carros elétricos são parte da solução.

Com modelos para todos os gostos, comprar um carro elétrico nunca foi tão fácil e atrativo. Os modelos são cada vez mais autónomos e acessíveis, conectados e confortáveis, potentes e, em todos os casos, amigos do ambiente.

Vantagens da compra de carros elétricos

Custo de Utilização Menor

Se por um lado um carro elétrico utiliza apenas 1/3 do custo que um carro de combustão exige para a mesma distância, o valor de manutenção de um carro elétrico é também mais reduzido – o motor não exige uma manutenção tão frequente nem mudanças regulares de óleo, por exemplo.

Qualidade da Condução

A experiência de condução de um carro elétrico é muito mais agradável do que a de um carro de combustão. Mais silenciosa e sem sistema de escape, para a maioria dos condutores, a condução é mais suave e confortável do que a do carro tradicional.

Eficiência do motor

Enquanto a eficiência de um motor de combustão, em média, ronda os 40%, os motores elétricos apresentam uma percentagem de eficiência à volta dos 90%.

Travagem

Grande parte dos carros elétricos disponíveis para compra em Portugal apresentam um sistema de travagem regenerativa, que consegue recarregar a bateria através da energia elétrica gerada durante as travagens.

Fazer parte do futuro

Sendo um recurso não renovável e tendo impactos muito negativos na atmosfera terrestre, é expectável que a produção de carros não elétricos, movidos a combustíveis fósseis, seja descontinuada nos próximos anos – vários países e cidades já anunciaram proibir a venda de carros com motor de combustão até 2050 (Alemanha, Holanda, França, Noruega e Reino Unido).

Ambiente

A grande vantagem da compra de um destes carros elétricos é a redução da pegada ecológica do condutor, com emissões nulas de Co2 que contribuem fortemente para um planeta mais limpo, forte e sustentável.

Facilidade de carregamento

Se há uns anos era completamente impossível encontrar postos de carregamento para carros elétricos, neste momento isto já não é um problema. A rede pública de carregamento para carros elétricos é composta por mais de 500 postos, muitos deles de carregamento rápido. Ainda assim, a maioria dos carros elétricos podem também ser carregados em casa ou no trabalho, a partir das tomadas convencionais.

A pensar em comprar um carro elétrico?

Há muito que equacionar antes da compra. O certo é que a presença de carros elétricos e alternativos aos tradicionais de combustão já é uma realidade. Os números de vendas aumentam diariamente e nota-se na estrada uma revolução ecológica a acontecer. Vai fazer parte dela?

 

Procurando um carro novo? No Paiaki encontras!