Há quem diga que a vida são dois dias e o carnaval são três, por isso não há como deixar passar esta época sem uma celebração apropriada. Hoje é dia de Carnaval, por isso salte do sofá, agarre na sua máscara, junte os amigos e desfrute de um dia memorável.

Este ano, as medidas de restrição ao combate da pandemia foram aliviadas e por isso há muitas cidades do país que retomaram os seus enigmáticos desfiles de carnaval e outras festividades. Torres Vedras, Loures, Ovar, Sesimbra e Sines são alguns dos exemplos de cidades que vão acolher foliões. Mas há quem ainda não se sinta seguro para fazer a festa junto de multidões. E nem por isso deve deixar de se vestir a rigor e de se divertir.

Pode sempre celebrar o Carnaval 2022 em casa, fazendo uma pequena festa para crianças e adultos, disfarçando as divisões a rigor para receber os familiares e amigos. Não precisa de grandes alaridos nem decorações elaboradas, mas depois da festa sem dúvida que vai necessitar da ajuda dos seus fieis companheiros, aspirador e esfregona. Mas como também se costuma dizer: é Carnaval, ninguém leva mal, por isso o esforço extra vai compensar. Conheça as nossas 4 dicas de última hora para um carnaval de arromba caseiro.

 

Aposte em enfeites carnavalescos

A festa do carnaval nunca ficará completa sem os tradicionais enfeites. Corra a uma loja ou supermercado para comprar serpentinas e confettis. Em alternativa, pode aproveitar os restos de papel do seu furador para poupar nos confettis. Se tiver decorações de papel, grinaldas e outros tipos de enfeites de festas passadas, reutilize-os e tente decorar a sua sala de estar a rigor para esta festa.

 

Uma playlist animada

Carnaval que é carnaval pede música animada. Por isso recorra à melhor amiga internet para procurar playlists com músicas tradicionais desta época, colocando-as a dar no seu televisor ou computador. Recomendamos as listas CarnaFunk e Escolas de Samba, do Spotify. Em alternativa pode sempre criar a sua própria lista para que os sons estejam ao gosto de todos os convidados. Se tiver uma soundbar ou uma coluna para passar a música, tanto melhor.

 

Organize um desfile

Especialmente apreciado pelos mais pequenos, um desfile é uma ótima forma de passar tempo e de entrar no espirito carnavalesco. E claro que quem se máscara merece sem dúvida mostrar o seu disfarce num concurso, que congratulará as ideias mais originais e bem executadas. E lembre-se que todo o concurso merece um prémio. Não precisa ser nada elaborado, pode ser apenas o uma caixa de chocolates ou o direito a comer uma fatia extra de cheesecake. As crianças vão certamente adorar a iniciativa.

 

Pregue uma partida á família

Em qualquer festa de Carnaval não podem faltar as famosas partidas, que fazem parte do espírito e da tradição desta época. Seja original e planeie quais serão os seus alvos. Existem um sem-fim de recomendações de partidas simples para fazer aos seus filhos, amigos e restantes familiares. Uma bombinha de mal cheiro pode ser uma delas, mas certifique-se de abrir as janelas e de ter vários ambientadores à mão. Creme de barbear nas maçanetas, uma almofada inconveniente numa cadeira ou simplesmente uma “mousse de chocolate” que afinal é salgada, são partidas inofensivas, fáceis de concretizar e que não envolvem grandes cuidados de limpeza.