Existem duas razões diferentes que tornam a mudança do óleo importante e necessária:

  1. Porque o nível está demasiado baixo. É possível saber se está a acontecer, usando a vareta do depósito. A marca do óleo deverá estar entre os dois risquinhos, de mínimo e máximo.
  2. Porque está muito queimado, apresentando um tom muito escuro e pouco viscoso, quase água.

É importante saber que nem todos os óleos servem para todos os carros. Na altura de mudar o óleo pela primeira vez, verifique no manual do fabricante qual o tipo de óleo mais indicado, assim como qual a quantidade de óleo que se deve colocar.

Dicas importantes:

Dica 1: Em média, o óleo do carro deve ser mudado pelo menos uma vez por ano. No entanto, é importante ir verificando pela vareta do depósito qual a quantidade e estado do óleo que tem atualmente. Pode ser necessário mudar mais do que uma vez por ano.

Quer comprar um outro carro? Encontre no Paiaki

Dica 2: Trocar o óleo é algo demorado e que pode não ser fácil para todos. Sugerimos que o façam numa zona o mais nivelada possível. Além disso, lembrem-se de não o fazer com o motor ainda quente ou em dias de chuva. É importante que todos os componentes do carro arrefeçam antes da mudança do óleo.

Dica 3: Para conseguir mudar o óleo sem problemas é importante ter à mão alguns elementos:, funil, um alguidar, luvas, panos para limpeza e folhas de jornais ou plástico, chave de filtro e chave de caixa.

Dica 4: Tão importante quanto a mudança do óleo, é a mudança do filtro. Ainda que não seja necessário trocar sempre que trocamos o óleo, é importante colocar um filtro novo a cada duas ou três trocas de óleo.

Dica 5: Para colocar o novo óleo, abra a tampa do depósito do óleo e, com a ajuda do funil, despeje o óleo. Feche e coloque a vareta. A verificação deve ser feita com o carro quente. Dê à chave e aguarde que o óleo faça o seu circuito; de seguida, verifique o nível com a vareta (não se esqueça de que quando a tira a deverá limpar com um pano e só depois colocar para medir o nível) e observe se há alguma fuga de óleo antes de seguir viagem.

Vai vender seu carro? Anuncie no Paiaki