O início do ano letivo acarreta sempre despesas elevadas. E se pudesses ajudar o planeta e poupar ao mesmo tempo? Não esperes mais, dá uma nova oportunidade aos teus livros escolares.

O arranque do ano letivo exige às famílias alguma preparação e ginástica orçamental. Em particular, a aquisição de material e livros escolares é uma das principais prioridades. Para rentabilizar o que já não se usa, nada como começar já a dar uma nova vida aos livros escolares usados.

Porquê vender os livros escolares usados?

Entre questões ambientais ou económicas, são muitas as vantagens associadas à reutilização de manuais.

1. Sustentabilidade

Uma das primeiras vantagens é a gratificação pessoal associada a uma atitude responsável, em prol da preservação do PlanetaJá ouviste falar dos 5Rs da sustentabilidade? O conceito de recusar, reduzir, reusar, reutilizar e reciclar é o mote de uma das campanhas de consciencialização ambiental mais difundidas nos dias que correm.

Pensa no papel e no plástico que poderás reduzir. Ao dares uma segunda vida aos teus livros escolares estarás a contribuir para a proteção do nosso Planeta.

2. Poupança

Os livros escolares em segunda mão têm um preço muito mais em conta do que quando são comprados novos. Em alguns casos, o preço cai para menos de metade do valor original.

Esta diferença pode significar uma grande poupança se multiplicares o dinheiro que vais economizar nos livros de todas as disciplinas.

Além disso, ao aproveitares para vender também o material escolar do ano anterior, a poupança pode ser ainda maior.

Vende o teu material escolar usado no Paiaki

3. Destralhar a casa

Deixa de fazer tetris e desocupa as estantes do sótão. Já ouviste falar em acumuladores compulsivos? Não sejas um!

Ao venderes aquilo que já não usas, não só ajudas outros estudantes, como a ti próprio. Aqui tens uma excelente oportunidade de te livrares do que já não precisas, reorganizares e arrumares a casa.

Cuidados a ter antes de colocar à venda os teus livros escolares usados;

Um dos critérios mais importantes, quer na aquisição, quer na venda de qualquer objeto, são as suas condições. Lembra-te que o bom estado dos manuais é importante obter um valor elevado.

Segue estas dicas úteis que vão contribuir para o bom estado de conservação dos teus livros escolares.

Define regras de utilização; Quer sejam teus, dos teus filhos ou de outras pessoas, é muito importante que desde o início sejam definidas regras de utilização dos livros. É importante explicar que no final do ano letivo os livros deverão estar bem estimados para poderem ser usados por outros alunos.

Folhear com cuidado, não dobrar as páginas e escrever apenas o imprescindível são alguns cuidados essenciais a ter para manter os manuais escolares em bom estado.

Compra uma mochila impermeável; Na hora de comprar a mochila, é boa ideia optar por uma que seja impermeável. Desta forma, evitas que o material escolar fique danificado num dia de chuva mais intensa – um dos acidentes mais comuns com livros escolares.

Forra as capas; Outra forma de preservar o estado dos livros escolares é proteger as capas, forrando-as com papel autocolante ou proteções de plástico. Se optares por forrar os manuais com plástico autocolante fá-lo de forma cuidadosa, para não ficarem com bolhas de ar nem danificares as capas.

Outra vantagem destas proteções é a possibilidade de poderes desinfetar os manuais escolares sem os danificares.

Escreve com lápis; A prática de sublinhar e tirar notas nos manuais é muito comum entre os alunos. Infelizmente, é também uma das formas mais recorrentes de danificar os livros. Podes evitá-lo adquirindo canetas de tinta apagável ou escrevendo as tuas anotações a lápis.

Dicas extra para comprar ou vender livros escolares no Paiaki

Se os manuais escolares dos anos anteriores continuam a ganhar pó nas prateleiras aí de casa e se nunca ponderaste adquirir livros em segunda mão, fica atento às dicas extra que se seguem.

Para comprar manuais em segunda mão; Se queres poupar na compra dos livros escolares, nós ajudamos-te. O Paiaki dispõe de um vasto leque de opções. Podes pesquisar diretamente pelo livro pretendido na página inicial ou através da seleção de categorias.

Faz alguma pesquisa e se tiveres dúvidas quanto ao livro em questão, contacta diretamente o vendedor de forma a evitar enganos. Um dos critérios mais importantes na escolha do livro é o seu estado de conservação, e se tiveres dúvidas quanto às condições do livro sugere a entrega em mãos num ponto de encontro Paiaki. Desta forma, poderás verificar o teu manual antes de pagar.

Para vender os teus livros escolares

Para vender o processo também é muito simples! Basta criar uma conta no Paiaki e começar a anunciar de imediato. Detalha ao máximo as características do livro e a descreve o seu estado de conservação. As fotografias também são essenciais para o sucesso da venda.

Esperamos ter-te convencido a dar uma nova vida aos teus livros escolares. Já conheces as vantagens e as dicas para o fazer, por isso não percas tempo e começa já a faturar com tudo o que tens em casa.

Se tiveres alguma dúvida associada à compra e venda de artigos poderás encontrar a resposta aqui ou acedendo ao nosso centro de ajuda Paiaki, dedicado ao esclarecimento de todo o tipo de questões. Não te esqueças, estamos cá para descomplicar!

Já conhece o Paiaki? Acesse agora!