O que é o IBAN?

Primeiro, é importante saber que IBAN significa International Bank Account Number, (Número internacional de Conta Bancária), e é um código-padrão internacional para a identificação de contas bancárias, ele foi adoptado na Europa, por isso a maioria, senão todos os países europeus usam e alguns outros países com influências da banca europeia.

O que é o NIB ou NBA?

Dentro da estrutura do IBAN, os números restantes à seguir aos primeiros 4 (quatro) caracteres são chamados de NIB (Número de Identificação Bancário) ou NBA que é o Número Bancário Angolano.
O NBA é o número de conta bancária domiciliada em banco integrante do Sistema Financeiro de Angola, o NBA é composto de uma sequência de 21 algarismos que identificam uma conta de depósito. Importa referir que é por meio dele que conseguimos identificar a que banco pertence determinado IBAN.
No IBAN, após os quatro primeiros caracteres, os quatro números seguintes identificam o código do Banco, por exemplo se o código de registo de um determinado banco junto ao BNA for 0088, então seu IBAN terá a seguinte estrutura: AO06.0088

Quer comprar ou vender algo? Entre no Paiaki

Então se conhecer os códigos dos bancos, pelo menos os principais bancos, poderá conseguir identificar à partir do IBAN a que banco corresponde.

Na lista à seguir irei apenas a apresentar a estrutura, pois os números seguintes que cobriremos com “X” corresponderão ao número da conta, sequência, etc. Os bancos estão listados à seguir,Uma vez que o IBAN envolve também o número de conta, poderá ver também se existe similaridade entre o número de conta e o IBAN, pelo menos alguns números deverá estão incluídos, embora alguns bancos (aqueles que usam letras em número de conta) possam ter caracteres diferentes no IBAN, mas na maioria o número da conta faz parte do IBAN.

Espero sinceramente que este artigo o ajude, obrigado boas transferências;