Após a promessa feita em 2023 em Nova Iorque, na semana do clima, chegou o dia. O último dia de um Volvo a diesel chegou à linha de montagem.
Tendo começado há 45 anos com o primeiro carro a diesel, chegam agora ao fim todas estas motorizações, que eram as mais vendidas da marca Sueca.
Desde 2022 que a marca já não fazia investimentos em motores a combustão pois foi nessa altura que foi vendida a parte que detinham na Aurobay, uma joint venture que tinha em parceria com a Geely Holding, parceria esta direcionada para essas motorizações.
O último modelo da Volvo a diesel
Com quatro cilindros em linha, 2,0 l, debitando 235 cv , o Volvo XC90, foi o escolhido para que a marca sueca cumprisse a promessa de largar a produção de motores a combustão e se dedicasse definitivamente aos veiculos com motor elétrico.
Metas da marca alinhadas com a UEAs regras serão para cumprir, e a União Europeia já tinha decidido.
A Volvo Cars junta-se assim às metas da neutralidade carbónica, tendo a ambição de produzir e comercializar apenas carros 100% elétricos até 2030. Desta forma a marca promete dar resposta à alterações climáticas que são cada vez mais visíveis e drásticas para todos nós.