O Xiaomi Book Air 13 é um dos portáteis mais finos e leves do mercado. Descobre quais são as principais características e se vale a pena comprar.

O Xiaomi Book Air 13 é um dos portáteis mais finos e leves do mercado, com um desempenho surpreendente, ecrã brilhante e nítido, e uma excelente relação qualidade-preço. Mas com tanta concorrência, será que vale mesmo a pena comprar? Estas são as principais características do novo Xiaomi Book Air 13;

Design ultra ligeiro e híbrido;

O Xiaomi Book Air 13 destaca-se por ser ultra leve e híbrido, ou seja, pode ser transformado num tablet bastando para isso dobrar o portátil a 360 graus, e é compatível com uma caneta stylus. Conta com um teclado retroiluminado e desbloqueio com impressão digital, e tem acabamentos metálicos e uma cor branca com toques dourados.

O perfil fino do ecrã é realmente surpreendente: com uma espessura de apenas 12 mm, funciona bem em qualquer configuração. O aquecimento excessivo é uma das preocupações mais comuns em portáteis tão finos, mas o Book Air 13 conta com um sistema de refrigeração sofisticado, um design pensado para manter a temperatura regulada, e um processador eficiente. Assim, este portátil não aquece, e é silencioso.

Precisa de comprar um portátil? Encontre no Paiaki

Ecrã tátil com resolução 2,8K;

Entre os vários componentes do Xiaomi Book Air 13, o ecrã tátil é outro grande destaque. Trata-se de um painel Retina OLED de 13,3 polegadas, com formato 16:10. Conta com uma resolução de 2.880 x 1.800 pixéis, permitindo usufruir de uma grande área de trabalho, e até 600 nits de brilho. A taxa de atualização é de 90Hz, podendo ser ajustável a 60 Hz para poupar bateria.

O ecrã conta ainda com certificação TÜV Rheinland e Eye Care Display, tecnologias pensadas para quem passa longas horas em frente ao ecrã e que salvaguardam os olhos. O ecrã é protegido por vidro Gorilla, tem Dolby Vision e HDR 500, o que aumenta a nitidez e contraste da imagem.

Processadores Intel Core i5 e i7;

Os processadores que equipam o Xiaomi Book Air 13 são os Intel Core i5-1230U e Intel Core i7-1250U, que se destacam pela potência e reduzido consumo. Ambos são indicados para as tarefas do dia-a-dia, mas para a maioria dos utilizadores, a versão i5 será mais do que suficiente, sendo o i7 recomendado para uma utilização profissional intensiva, jogos ou trabalho gráfico. Os gráficos são integrados, com a placa Iris Xe Graphics.

O Xiaomi Book Air 13 está disponível com 16GB de RAM LPDDR5 que permite correr várias funções em simultâneo e até 512GB de armazenamento SSD.

Câmaras e áudio de alta qualidade;

O Xiaomi Book Air 13 vem equipado com uma webcam de 8MP. Relativamente ao som, este portátil conta com quatro altifalantes de alta qualidade Dolby Atmos, com sistema de som envolvente. Além disso, tem um microfone dual com cancelamento de ruído.

Até 12 horas de autonomia;

O Xiaomi Book Air 13 conta com uma bateria de 58,3W, que deverá ser suficiente para cerca de 12 horas de reprodução de vídeo. O carregamento pode ser realizado com o adaptador de 65W, que vem incluído.

O carregamento é feito através das portas Thunderbolt 4 ou USB-C, o que permite carregar este portátil como se fosse um smartphone – através de uma powerbank ou ligação USB, por exemplo. Este portátil demora cerca de 50 minutos para carregar metade da bateria.

Preço;

O Xiaomi Book Air 13 está atualmente à venda únicamente na China, pelo equivalente a 828€ (438.840 KZ) à atual taxa de câmbio, na versão Intel Core i5. Já a versão com o processador superior, o Intel Core i7, custa o equivalente a 966€ (511.980 KZ). Pelo momento, não há previsão de chegada à Europa, e nem em Angola.