Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de luxo, Ferrari, tem-nos servido há mais de 70 anos. Vamos explorar a História da Ferrari e descobrir como começou este legado.

A História da Ferrari – Vamos Explorar o Início deste Legado Eterno

Ferrari, a paixoneta de qualquer entusiasta de carros, é um nome bem conhecido no mundo dos carros de luxo. Ter um carro de luxo é o sonho de todos. Sempre que perguntares às pessoas sobre os seus carros favoritos que elas querem comprar, a Ferrari vai permanecer no topo da sua lista. As suas características de luxo, super velocidade, tecnologia avançada e aspeto deslumbrante fazem dele o carro de luxo perfeito.

No entanto, a Ferrari não é a mesma desde o seu início. Desde 1947 até agora, a Ferrari tem vindo a produzir continuamente os carros mais icónicos do género desportivo e de luxo. Já alguma vez pensaste em como tudo isto começa? Não querias saber como é que a Ferrari conseguiu correr com o tempo e derrotar os seus adversários? Se sim, então estás no sítio certo. Neste post, vamos explorar as 7 décadas de sucesso e de excelentes serviços.

Então, do que estás à espera? Vamos começar a explorar o passado desta marca de carros de luxo de sucesso e como o legado continua há mais de 70 anos.

Enzo Ferrari – A Lenda que Começou Este Legado

Enzo Ferrari foi o fundador da Companhia Ferrari. Ninguém teria imaginado que um rapaz que nasceu em Itália em 1898 fosse o fundador e proprietário de uma das maiores marcas de carros de luxo do mundo. Enzo desenvolveu um interesse por carros de corrida numa idade mais jovem, uma vez que era piloto de carros de corrida.

Em 1920, Enzo Ferrari foi contratado como piloto de carros de corrida com a Alfa Romeo, uma popular empresa italiana de carros desportivos da época. Em 1929, Enzo fundou a Scuderia Ferrari, que é agora uma divisão oficial da Ferrari. Mas nessa altura era apenas uma divisão da Alpha. Até 1931, a Enzo competiu em muitas corridas de carros e ganhou várias medalhas. Em 1931, ele ganhou o 2º lugar na corrida da província do Circuito t. Foi a última corrida para o Enzo como piloto. Ele queria passar algum tempo com a sua família quando o seu primeiro filho, Alfredo, era esperado. Ele continuou a trabalhar com Alpha durante mais de 8 anos após o abandonar como piloto de corrida.

Precisa trocar de carro? Encontre no Paiaki

Os primeiros dias

Em 1939, o Enzo estava preparado para partir de Alpha para iniciar a sua própria companhia de carros. No entanto, ele tem de concordar em ambos usar o nome Ferrari para a sua empresa ou qualquer carro durante 4 anos e ele seguiu o acordo com respeito. Os primeiros dias da Ferrari não foram assim tão notáveis até 1945. Em 1945, a Ferrari veio com um motor v12. E torna-se uma das assinaturas da marca.

Ferrari 125 S – A Primeira Vitória

O primeiro carro desportivo oficial da Ferrari foi lançado em 1947. Esta foi a primeira vitória de Enzo Ferrari e de toda a sua empresa. A este carro foi dado o nome de “Ferrari 12t S”. Este carro tem de ser lançado mais cedo. Mas na Segunda Guerra Mundial, a fábrica de Modena foi atingida por bombas e ficou danificada. A Ferrari mudou-se então para Maranello. Aqui a lendária fábrica foi construída e ainda funciona. A Ferrari 125 S foi lançada da mesma fábrica e apenas 2 modelos originais da mesma foram preparados. A Ferrari participou na corrida no próximo ano e ganhou o Grande Prémio de Roma.

A primeira Showroom da Ferrari

Antes de 1950, alguns carros Ferrari já tinham sido lançados e tinham tido um bom desempenho ao vencerem algumas corridas de topo em Itália. No entanto, ainda não havia showroom para a Ferrari construída, e apenas os corredores ricos e entusiastas de carros têm acesso à Ferrari. Mas no início de 1950, um antigo piloto de carros chamado Lungi Chinetti abriu o primeiro showroom da Ferrari nos Estados Unidos.  Foi quando a Ferrari começou a ganhar a reputação de melhor fabricante de carros de corrida do mundo. A localização do showroom foi mudada uma ou duas vezes devido a questões específicas. Mas o mercado da Ferrari começou nos Estados Unidos. Este mercado ainda é o mais lucrativo para a Ferrari.

1956 até 1961 – Alguns Momentos Trágicos na História da Ferrari

Nenhum negócio ou companhia se tornou o maior de todos os tempos sem passar por alguma tragédia. O mesmo passou-se no caso da Ferrari. Até 1956, tudo estava a favor de Enzo Ferrari, pois nada de trágico aconteceu durante este período. E então, em 1956, aconteceu um dos momentos mais trágicos da história da Ferrari.  Alfredo ou Dino, o filho mais velho de Enzo Ferrari morreu devido a uma distrofia muscular. Este foi um momento muito difícil para toda a empresa.

Toda a companhia foi atingida por esta tragédia. Mas, mais uma vez, Enzo lutou arduamente para trazer a companhia de volta aos eixos. Mais uma vez as coisas parecem normais, mas só ao fim de 4 anos é que uma nova tragédia acontece. Esta foi a partida dos engenheiros-chefes Carlo Chiti e Giotto Bizzarrini,  com alguns outros membros, em 1961. Este evento afetou a companhia em muitos termos. Os membros que deixaram a empresa tinham outros planos, em vez de se juntarem a outras empresas.

Sob a liderança de Carlo Chiti e Giotto Bizzarrini, eles começaram a criar uma nova empresa para competir diretamente com a Ferrari. A razão por detrás desta partida foi o envolvimento da Esposa de Enzo, Laura, na empresa.

Vai vender seu carro? Anuncie grátis no Paiaki

A década de 1960 – Fase de Transição

Dizia-se que os anos 60 eram a fase de transição para a Ferrari. Após a saída de vários membros, o Engenheiro Mauro Forghieri e o body designer Sergio Scaglietti foram contratados pela empresa. Eles completaram o projeto em curso de 250 GTO. E este carro emergiu como o carro desportivo icónico de todos os tempos. Em 1960, a Enzo também veio a saber que ter parceiros é a chave para o crescimento de uma empresa maior e mais bem sucedida. Em 1969, a empresa encontrou um parceiro nos Grupos Fiat, que comprou 50% das participações no negócio.

F40- O Último Ferrari sob Enzo

Em 1987, o F40 foi lançado. Foi a última Ferrari sob a presidência de Enzo Ferrari. Enzo morreu em 1988 com a idade de 90 anos. Depois dele, a empresa estava sob o grupo Fiat, uma vez que comprou a participação de 90 por cento. No entanto, o legado da Ferrari não acabou com o Enzo, uma vez que continua a crescer a cada ano que passa. Em 1991, Luca di Montezemolo foi nomeado como o novo presidente da Ferrari, depois de Enzo. Ele permaneceu nessa posição até 2014. Depois dele, o novo presidente ou CEO foi nomeado Sergio Marchionne. Ele está presente até agora e serve no mesmo cargo.

Alguns Factos sobre a Ferrari;

A cor vermelha da Ferrari não foi uma escolha do Enzo quando ele fundou a empresa. Estava nas regras que todos os carros desportivos internacionais de Itália eram pintados de vermelho. Foi apenas até 1960. Mas o Enzo decidiu ficar com a tradição e continuar a pintar as Ferraris de vermelho.

Há uma história emocional por detrás do logótipo da Ferrari. Era do avião de Francesco Baracca, um piloto da força aérea italiana na I Guerra Mundial. Enzo também esteve presente nesta guerra e notou este cavalo na asa do avião. Então quando ele começou a companhia, ele decidiu manter um cavalo preto com um fundo amarelo como o logotipo da companhia.

Conclusão

Agora já conheces a história da Ferrari, uma lendária empresa fabricante de carros de luxo. As lutas e histórias de sucesso da Ferrari também são inspiradoras. No entanto, este legado continua. O CEO da Ferrari tem alguns planos maiores para a empresa. Até agora tem conseguido muito e está disposto a conseguir mais também. A Ferrari já ganhou 500 prémios nos géneros automóvel e desportivo. Os seus carros já correram em pistas por todo o mundo.