Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um telemóvel para o outro. Contactos, imagens, mensagens, passwords, emails e muito mais. Como transferir dados de um telemóvel para outro? Se trocaste de smartphone e não sabes como migrar estes dados de forma que nada se perca, descobre todos os métodos para transferir dados. Segue estas dicas e transfere tudo o que precisas facilmente e em segurança.

Como transferir dados de um telemóvel para outro entre sistemas Android

O SO Android permite que fazer um backup usando a tua conta Google, que é armazenada no Google Drive e é bastante útil. Assim, transferir o conteúdo é tão simples quanto inserir a mesma conta de Gmail no novo telemóvel. O backup da conta será recuperado automaticamente. O processo é muito simples: ao ligar o novo telemóvel Android, podes escolher transferir os dados de uma conta do Google. Escolhe essa opção e o processo será iniciado. Poderá demorar mais ou menos tempo, dependendo da quantidade de dados a serem recuperados.

Outra alternativa é utilizar apps específicas. Dependendo da marca, o teu novo telemóvel também pode ter uma app de transferência personalizada que pode conectar os dispositivos e transferir dados. Por exemplo, a Huawei usa Phone Clone, a Samsung criou a app Smart Switch, a OPPO e a OnePlus têm a Clone Phone, a Xiaomi a Mi Mover, e por aí fora.

Assim, para transferir dados de um telemóvel para outro com sistema operativo Android, basta seguir as indicações que vão surgindo, e dar a permissão necessária para que a migração se inicie. É importante manter os telemóveis por perto, garantir que têm bateria, e estar atento a qualquer necessidade de atualização do sistema no equipamento novo. É apenas preciso um pouco de paciência e acompanhar o processo de perto.

Como transferir dados de um telemóvel para outro em iOS

Transferir dados de um telemóvel para o outro entre equipamentos da Apple é também muito simples. O processo permite transferir todas as informações, e começar a utilizar o novo dispositivo em alguns minutos.

O iOS oferece duas formas para transferir dados. A partir do iCloud, as apps e dados serão transferidos em segundo plano e poderás começar a utilizar o novo dispositivo imediatamente. Outra opção é diretamente a partir do dispositivo anterior. Neste caso, terás de aguardar até que a transferência esteja concluída. Basta seguir as instruções conforme vão surgindo e é importante manter sempre os dispositivos próximos e ligados a uma fonte de alimentação até o processo de migração de dados estar concluído.

Como transferir dados de um telemóvel iOS para Android

Quando se trata de transferir dados de um iPhone para Android, importa desde logo referir que algumas informações, como mensagens de texto ou aplicações não serão transferidas diretamente. No entanto, é possível transferir contactos, fotografias, vídeos, e informações no calendário do equipamento antigo.

Para isso é necessário instalar a aplicação Google Drive no iPhone. Apesar de existiram várias aplicações disponíveis para executar este processo, esta é uma das mais simples, universais e gratuitas. Inicia sessão com a tua conta Google no iPhone ou cria uma nova. Na aplicação, em Definições, seleciona a opção para iniciar Cópia de Segurança. A duração deste processo vai variar de acordo com a quantidade de dados a transferir.

Uma vez realizado o backup, é altura de ligar o novo smartphone (Android) e seguir as suas instruções de configuração. No final, terás as fotografias na aplicação Google Fotos, assim como os contactos, na aplicação Contactos e por aí adiante. Já no que diz respeito às apps, estas têm de ser descarregadas manualmente, diretamente via Google Play. Quanto às aplicações pagas, essas têm mesmo de ser compradas novamente.

Como transferir dados de um telemóvel Android para iOS

O processo de transferir dados de Android para iOS é semelhante, mas com algumas nuances. A Apple possui uma app para transferir facilmente os dados: Migrar Para iOS. O primeiro passo é descarregar esta app no dispositivo antigo, através da Google Play. Com esta app é possível migrar contactos, fotografias e vídeos, eventos do calendário e até aplicações (embora apenas as gratuitas) para o iPhone.

O passo seguinte é ligar o iPhone e iniciar a configuração, escolhendo a opção manual. Depois de seguir as instruções e adicionar os dados necessários, escolhe a opção “Migrar dados de Android” na página Aplicações e Dados.

Voltando ao smartphone antigo, coloca a app Migrar para iOS em funcionamento e dá acesso a todos os ficheiros. Nesse momento, o iPhone vai gerar um código, que deve ser inserido no Android. Depois, o dispositivo liga-se a uma rede Wi-Fi criada temporariamente pelo iPhone e só falta selecionar “Continuar”, para transferir dados de um telemóvel para o outro automaticamente.

No final da migração, cria ou inicia sessão com a ID Apple. Desta forma, também as aplicações gratuitas instaladas no Android vão ser transferidas. De notar, porém, que todas as aplicações que sejam pagas vão ter de ser compradas novamente.

Com os dados todos transferidos, é altura de apagar o smartphone antigo

No final da migração, é muito importante apagar as informações e ficheiros do telemóvel antigo – como dados pessoais, sessões abertas, informações bancárias ou fotografias. Ninguém quer que as informações privadas e pessoais caiam em mãos de estranhos e, por isso, depois de transferir dados de um telemóvel para o outro, o telemóvel antigo deve ser totalmente limpo.

Este deve ser o passo a passo a seguir:

  1. Retirar o cartão SIM: Retira o cartão antigo, já que este pode conter informações pessoais. Este cartão deve ser destruído, cortado e só depois deitado fora (num local apropriado).
  2. Remove todos os dispositivos de armazenamento externo: Retira qualquer cartão micro SD. Caso o conteúdo já não interesse mais, o ideal é formatá-lo.
  3. Restaura as configurações de fábrica: Este último passo vai apagar qualquer dado que ainda permaneça no equipamento.

Vende o teu telemóvel antigo no Paiaki!

Antes de colocares o teu dispositivo antigo à venda, certifica-te que já trataste de transferir os dados de um telemóvel para o outro, e que procedeste à eliminação de todas as informações e ficheiros. Quando tiveres o novo, também podes começar por fazer uma limpeza e, assim, evitar misturar dados e informações, caso o antigo dono não o tenha formatado.

No Paiaki, podes colocar à venda os teus smartphones antigos e comprar novos, a preços imbatíveis. É o sítio ideal para navegar sem pressas e fazer os melhores negócios.