Aumente as suas hipóteses de conseguir uma venda bem-sucedida!

Todos podemos tirar uma boa fotografia e não tem de ser um processo difícil. A maioria dos novos telemóveis tem, por norma, uma boa câmara fotográfica, com a vantagem de que está sempre consigo.

Paiaki deixa algumas dicas para obter melhores imagens para os seus anúncios.

1. Aproveite a luz natural e utilize corretamente a iluminação auxiliar

Tente fotografar com a ajuda da luz natural e com o máximo de luz auxiliar possível para iluminar bem o seu produto. Ao fotografar em ambientes internos com uma lâmpada, há sempre o risco de as imagens ficarem um pouco amareladas, muito escuras ou com demasiado brilho. Teste com diferentes níveis e fontes de luz e utilize superfícies opacas brancas para refletir luz para o seu produto de forma indireta. Pode (e deve) também corrigir a exposição, o contraste e a temperatura das fotografias com a ajuda de uma aplicação de edição de imagem que pode obter de forma gratuita na loja de aplicações do seu sistema operativo.

2. Tenha um fundo neutro

Um erro comum que muitas pessoas cometem é fotografar produtos com um fundo desorganizado, correndo o risco de afastar o foco do produto em si. Se, em vez disso, fotografar com um fundo branco ou, pelo menos, limpo e leve, como uma parede, uma mesa ou um kit de simulação de estúdio, todo o foco será direcionado naturalmente para o produto, que sairá evidenciado. Uma cor neutra ou uma cor que choque com a cor do produto são geralmente boas opções.

3. Enquadre o produto e procure a nitidez

Utilize a área da imagem em benefício do produto. O produto deve ser o ponto mais importante, devendo toda a composição da fotografia estar equilibrada. O produto deve, geralmente, ocupar a maior parte da superfície da foto, a linha do horizonte deve estar perfeitamente horizontal e devem ser respeitados os terços da imagem e as margens entre o produto e os limites da fotografia. Se o seu produto tiver detalhes importantes, devem ser evidenciados na imagem. Aproxime a câmara o máximo que puder, enquanto ela conseguir focar o produto. Se a câmara não conseguir produzir nitidez, tire a fotografia com uma maior distância e recorte-a posteriormente com uma aplicação de edição de imagem. Certifique-se de que sua imagem está de facto nítida antes de publicá-la. Imagens desfocadas também não atraem o interesse dos compradores.

4. Tire fotografias de vários ângulos e use várias imagens no anúncio

Se se sentir à vontade para experimentar um ângulo diferente do habitual, mantendo as dicas anteriores, pode conseguir despertar ainda mais o interesse do comprador! É bom utilizar várias imagens, o que também confere alguma credibilidade ao anúncio. Em parte, para mostrar mais perspetivas estéticas, mas é também útil para mostrar detalhes, como defeitos ou carimbos de autenticidade, e atrair assim a confiança dos compradores.

5. Inspire o comprador

Se tiver a oportunidade de capturar uma foto inspiradora em que o seu produto realiza a tarefa para que foi concebido, poderá potenciar as suas vendas. Uma bicicleta numa estrada de terra num fim de tarde de verão, por exemplo?

Acima de tudo, desafie-se e aprimore os seus anúncios para que se destaquem.