Perdeste o teu telemóvel e não sabes como o encontrar? O Paiaki mostra-te as melhores formas de localizar o telemóvel.

Se, tal como muitas pessoas, tens o mundo na palma das mãos, isto é, no teu smartphone, consegues imaginar a sensação horrível de o perder.

Perder um telemóvel não significa ficar sem um objeto. Além do valor monetário, cada vez mais temos a nossa vida privada e profissional nos telemóveis. São informações e dados muito importantes, não só sobre nós, mas também da nossa família e amigos. Só o pensamento de outra pessoa conseguir aceder aos nossos dados privados é assustador.

Com a vida frenética que temos, onde o dia a dia é passado a correr, perder o telemóvel é comum.

Para te ajudar, o Paiaki criou um guia de 7 passos para conseguires voltar a localizar o telemóvel, seja ele Apple ou Android.

Guia passo a passo para localizar o teu telemóvel

Perdi o meu iPhone, o que faço?

A Apple fornece uma aplicação específica para localizar iPhones: “Encontrar”. Esta aplicação já vem instalada em todos os dispositivos iOS e mostra o teu aparelho perdido num mapa para te ajudar a localizá-lo facilmente.

Para utilizares esta funcionalidade vais precisar de um computador ou outro dispositivo iOS com a aplicação “Encontrar” instalada. Para o fazeres:

  1. Clica em Definições > ID Apple> Encontrar.
  2. Ativa a funcionalidade que permite localizar o telemóvel e que nunca deve estar desligada.
  3. Com a aplicação ativada, clica em “Ativar a localização offline” e “Enviar o último local”. Desta maneira consegues saber a localização do telemóvel, caso a Internet esteja desligada.
  4. Com estas funcionalidades configuradas, volta a Definições > ID Apple e vê todos os teus dispositivos enumerados numa lista. 
  5. Clica no dispositivo perdido e serás direcionado para uma folha de informações que te permite pesquisá-lo diretamente.
  6. Podes também clicar na imagem do telemóvel que perdeste para veres a localização exata e as indicações de como chegar até lá.
  7. É possível reproduzir um som no dispositivo, marcar o dispositivo como perdido e enviar uma mensagem para o telemóvel.

A Apple também te oferece a opção de apagar todas as informações, caso este caia nas mãos erradas. Antes de eliminar toda a informação ou reativar o teu dispositivo, a Apple pede-te para inserir o ID Apple e a palavra-passe.

Compra o teu novo iPhone no Paiaki

Perdi o meu Android, e agora?

É importante referir que para encontrar, bloquear ou limpar um smartphone Android, este precisa de:

  1. Estar ligado
  2. Estar conectado a uma conta Google
  3. Ter os dados móveis ou ao Wi-Fi ligado
  4. Ter a localização ativa
  5. Estar visível no Google Play
  6. Ter a funcionalidade “Encontre o meu dispositivo” ativa.

A maneira mais fácil de localizar o telemóvel Android perdido é utilizar o recurso “Encontrar o meu dispositivo”, que está integrado no teu smartphone pelo Google Play.

Também podes utilizar esta funcionalidade no teu navegador. Se tiveres esta opção ativa, acede ao site Android Device Manager e localiza o telemóvel perdido no mapa. Neste site podes escolher se queres que o telemóvel toque, fique bloqueado ou que apague todos os dados e informações.

Como localizar, bloquear e limpar o teu telemóvel

Para encontrar, bloquear e limpar o teu telemóvel clica em “Ativar, bloqueio e limpeza”:

  • Reproduzir som: Faz o smartphone tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que esteja no modo silencioso ou em vibração.
  • Proteger dispositivo: Bloqueia o smartphone com o PIN. Para que a pessoa que encontre o dispositivo consiga localizar o dono do telemóvel, o sistema adiciona uma mensagem ou um número de telefone ao ecrã. 
  • Limpar dispositivo: Exclui permanentemente todos os dados do smartphone. É importante referir que depois de eliminares todas as informações, a aplicação deixará de funcionar.

Para estares preparado para todas as eventualidades, estes são os passos necessários para ativares os recursos que permitem localizar o telemóvel:

  1. Ativa o recurso “Encontrar o meu dispositivo”: Para verificares se este recurso está ativo, acede a “Configuração do Dispositivo”. Clica em Segurança > Encontrar o meu dispositivo e ativa este recurso. 
  2. Verifica se a localização está ativa: Vai até às configurações do dispositivo ou acede à barra superior do smartphone e ativa a localização. 
  3. Verifica se a visibilidade do Google Play está ativa: Vai a www.play.google.com/settings. Em “Visibilidade”, seleciona o dispositivo que queres tornar visível.
  4. Ativa os backups da verificação em duas etapas: Acede à tua Conta Google e clica em “Segurança”. No painel “Como fazer login no Google”, clica em “Verificação em duas etapas”. Adiciona pelo menos uma outra etapa para além da que já tens: “Códigos alternativos” ou “Telefone alternativo”.
  5. Verifica se é possível encontrar o dispositivo: Acede a www.android.com/find e vê se consegues localizar o telemóvel.

Para mais informações sobre como localizar o teu telemóvel Android, podes sempre visitar a página de Suporte Android.

Estás a pensar em trocar de telemóvel? Vê as nossas opções para Android!

O meu telemóvel não é um smartphone. Posso localizá-lo?

Caso o teu telemóvel não seja smartphone, não consegues localizá-lo através de nenhuma aplicação pois o dispositivo não o permite.

Contudo, podes sempre refazer os teus passos até ao momento em que reparaste que o tinhas perdido. Liga várias vezes para o teu número para ver se o telemóvel toca ou vibra por perto. Em último caso, manda mensagem para tentar entrar em contacto com a pessoa que o encontre. Assim, consegues facilitar o processo de devolução do aparelho.

Como proteger o meu telemóvel para situações futuras?

Para proteger os teus dados e informações pessoais se o telemóvel cair nas mãos erradas deves:

  • Ter sempre o número PIN ou senha ativos. Sem este sistema ativo, qualquer pessoa pode aceder a todas as funcionalidades do teu smartphone;
  • Faz um backup dos teus dados e fotografias. Caso percas o teu telemóvel não ficas sem todas as informações e memórias importantes;
  • Guarda os teus dados e ficheiros numa cloud, para poderes aceder aos mesmos em tempo real a partir de outro dispositivo;- Considera investir num acessório que proteja o teu telemóvel de danos e roubos. Um seguro pode ser uma boa opção.

Os melhores acessórios para o teu telemóvel estão no Paiaki!

Esperamos que o nosso guia de como localizar telemóveis te ajude quando mais precisares ou para evitares estas situações.

Caso não consigas reaver o teu smartphone podes comprar outro em segunda mão, a um preço mais acessível. Visita o Paiaki e vê a oferta de telemóveis e acessórios que temos para ti.