Descobre como fazer esta receita clássica de panqueca em casa e todos os utensílios que possas precisar. As panquecas ganharam enorme popularidade nos últimos tempos. São tão versáteis, deliciosas e fáceis de preparar que há poucos que lhes resistem.

Descobre como fazer panquecas em casa com esta receita clássica para fazeres em casa com uma lista de todos os utensílios que possas precisar. Esta é a forma mais simples de fazer panquecas deliciosas;

Ingredientes:

  • 30 g manteiga;
  • 2 ovos;
  • 250 ml de leite;
  • 200 g de farinha;
  • 10 g de fermento em pó;
  • 40 g de açúcar.

Modo de preparação:

  1. Derrete a manteiga e deixa a arrefecer ligeiramente.
  2. Mistura os ovos e o leite numa tigela. Bate bem.
  3. Noutro recipiente fundo, peneira a farinha junto com o fermento e o açúcar. Mistura bem, faz um buraco no centro e despeja a mistura dos ovos e o leite. Mistura tudo bem com ajuda da batedeira.
  4. Acrescenta a manteiga e bate até obter uma massa homogénea. Cobre o recipiente e deixa repousar aproximadamente uma hora.
  5. Aquece a frigideira antiaderente ou a máquina de fazer panquecas. Com ajuda da colher ou com um dispensador de massa, coloca pequenas porções da mistura na frigideira, deixando um espaço para que não colem. Deixa cozinhar por uns minutos em lume médio ou brando até veres bolhas a surgir no centro e as bordas douradas.
  6. Com ajuda da espátula, vira a panqueca para que cozinhe do outro lado. Quando estiver pronta, podes passar para um prato. Vai seguindo este passo a passo até que a massa termine. Podes acompanhar com fruta, iogurte, toppings líquidos ou secos, conforme mais apreciares.

Um bom cozinheiro precisa das ferramentas certas. E para fazer as panquecas perfeitas tudo depende do teu grau de precisão – nas medições, nas misturas e nos tempos. Estes são os utensílios indispensáveis para fazer panquecas.

#1 Balança de cozinha

Este é um utensílio essencial a qualquer cozinha. As balanças permitem-te seguir a receita sem falhas e acertar à primeira. Também fazem com que poupes e controles os ingredientes a usar, evitando o desperdício alimentar.

Se estiveres a escolher uma balança, prefere as balanças digitais que são simples e práticas de utilizar. A diferença para as tradicionais é que estas balanças permitem que vás somando o peso individual de cada ingrediente adicionado.

#2 Taças de mistura

Quantas vezes já não deste por ti à procura de uma taça de determinado tamanho ou com falta deste utensílio? No Paiaki encontras vários conjuntos de taças e tigelas que te permitem fazer as misturas que precisas de forma simples e sem derramar ingredientes.

#3 Frigideira antiaderente

As frigideiras antiaderentes são decisivas na arte de como fazer panquecas sem as partir ou deixar colar. Uma frigideira antiaderente contribui para um resultado perfeito. Quanto maior for, mais panquecas podes preparar ao mesmo tempo e já não tens de esperar para fazer várias séries. Assim, o pequeno almoço não arrefece.

#4 Medidores

Ao contrário do que acontece com as receitas de pratos de refeições principais, na pastelaria nem sempre é possível corrigir porções erradas de alimentos. Para evitar que a receita vá para o lixo em vez do prato, recorre aos medidores, já que são muito práticos de utilizar.

#5 Peneira

Para conseguires uma massa mais homogénea e sem grupos, todos os ingredientes secos da tua receita devem ser previamente peneirados. A peneira é um utensílio simples e torna-se útil para qualquer receita, principalmente de pastelaria.

#6 Varinha, batedeira ou liquidificador

A batedeira vai fazer a diferença na hora de bater, para que a massa fique homogénea e sem grumos. Mas também podes recorrer a uma varinha mágica ou liquidificador. No entanto, se bateres a massa mais do que o necessário, a textura será demasiado líquida e as panquecas muito finas.

#7 Máquina de fazer panquecas

As máquinas de fazer panquecas são o derradeiro gadget para os fãs deste pequeno-almoço. A cozedura é sempre uniforme e a aparência perfeita, e este utensílio torna mais fácil a preparação de várias panquecas ao mesmo tempo. Também facilitam a vida se pretendes algo rápido ou se não dominas a arte de virar as panquecas na frigideira.

Para quem procura saber como fazer panquecas sem ser no fogão, as máquinas também são uma boa opção, já que são elétricas e podem ser transportadas para diferentes sítios.

#8 Dispensador de massa

O dispensador ou distribuidor de massa vai ajudar-te a dividir a mistura das panquecas com a maior precisão possível. E também facilita a limpeza, uma vez que evita derramar a massa. Normalmente este utensílio também ajuda na hora de armazenar a massa, caso não a utilizes por completo de uma só vez.

#9 Formas

Seja porque tens crianças em casa ou porque queres fugir aos formatos mais tradicionais das panquecas, as formas são um excelente utensílio. Podes recriar formas de acordo com datas especiais ou usá-los apenas para alegrar as manhãs.

Para evitar o desperdício, o mais indicado é utilizar os moldes na própria frigideira. E a maioria dos moldes também podem ser usados para fritar ovos ou dar uma nova forma a omeletes, por exemplo.

#10 Espátula e colher

Como complemento aos utensílios anteriores, a concha vai dividir a massa de forma mais fácil e semelhante, para conseguires criar aquela torre de panquecas que vemos na TV e que faz criar água na boca. Por fim, precisas da espátula para conseguires virar as panquecas facilmente. Esta deve ser fina, antiaderente e ligeiramente flexível.

Torna as tuas manhãs mais divertidas, diversificadas e saudáveis com diferentes receitas de panquecas. No Paiaki encontras tudo o que precisas. Experimenta!

Tem algo para vender? Anuncie no Paiaki