A escolha de um portátil gaming deve ter em conta alguns fatores importantes, do processador à placa gráfica ou memória RAM. Descobre quais são e o que significam.

CPU

Os jogos vão beneficiar com um processador (ou CPU) mais rápido. As marcas de referência são a AMD e Intel, com os processadores Core i5 ou i7 de 12ª ou 11ª geração.

Placa gráfica

Muito da exigência dos jogos recai sobre a placa gráfica, portanto, esta é um requisito fundamental na hora de escolher. A NVIDIA continua a liderar o mercado, e equipa a maioria dos portáteis gaming de gama média e alta. A gama RTX 3000 de última geração é uma boa opção, com ótima relação qualidade preço.

RAM e armazenamento

Estes componentes têm de ser suficientes para que os jogos corram sem problemas. No mínimo, recomenda-se que os portáteis gaming tenham 16GB de RAM, de forma a permitir que o jogo corra em simultâneo com outras atividades. Um bom valor de referência é uma RAM de 32GB. Já relativamente ao armazenamento, o melhor é optar por um modelo com, no mínimo, 512GB e SSD (em vez de HDD, uma tecnologia mais lenta).

Ecrã

As dimensões mais adequadas para portáteis gaming situam-se entre 15,6 e 17 polegadas. Em termos de resolução, o mínimo indicado é Full HD, com taxas de atualização que devem ir dos 60 Hz aos 144 Hz. Na gama premium é possível encontrar resoluções 4K, suporte HDR e tecnologias Nvidia G-Sync ou AMD FreeSync, que sincronizam os ecrãs com as placas gráficas e eliminam qualquer delay.

Periféricos

Teclados, ratos, tapetes para o rato, headsets, cadeiras, volantes e mochilas — os periféricos são essenciais para tornar a experiência de jogo mais realista. Podes encontrar imensas opções que permitem uma performance mais precisa. Desde os teclados mecânicos com vários esquemas de cores, a cadeiras tão confortáveis como sofás, são vários os elementos para melhor a tua experiência diária.

Encontra o teu portátil no Paiaki!

Fecha grandes negócios no Paiaki, a plataforma online onde podes encontrar os melhores portáteis gaming, aos melhores preços. Coloca também os teus dispositivos eletrónicos à venda e aumenta o orçamento para te manteres sempre atualizado no mundo tecnológico.