Veja como escolher o tablet que melhor se adequa às tuas necessidades com estes 7 critérios fundamentais. O tablet é um excelente aliado seja para ler, ver vídeos ou até mesmo trabalhar. É confortável, versátil e muito prático, adaptando-se a diferentes finalidades. Descobre como escolher o tablet que melhor ao teu caso com base em 7 simples critérios.

Da finalidade ao tamanho do ecrã, sem esquecer a bateria ou o processador, estes são os principais critérios a ter em conta no momento de escolher um tablet.

1. Qual a finalidade principal do tablet?

Um tablet para utilizar confortavelmente no sofá deve cumprir características diferentes das de um tablet para usar em viagens, seja em termos de conetividade ou autonomia.

Para casa, é mais importante ter um bom ecrã e processador, por exemplo, do que uma grande bateria. Para trabalho ou para estudar, é importante que tenha um ecrã de dimensão generosa, boa capacidade de armazenamento e que seja robusto. Já se objetivo é jogar ou ver vídeos, o tablet deve ter um bom ecrã, elevada memória RAM, e um processador de última geração.

Resumidamente, o primeiro passo para escolher o tablet certo é ter bem clara qual a sua finalidade principal e depois definir as características técnicas necessárias em função disso.

Quer comprar um tablet? Encontre no Paiaki

2. Qual o sistema operativo mais adequado para ti?

Nas ofertas de tablets encontramos três sistemas operativos distintos: iPadOS, Android e Windows.

O iPadOS desenvolvido pela Apple é o mais indicado para quem já está dentro do universo da marca, interage na perfeição com os restantes dispositivos e aplicações, e apresenta um design clean e sóbrio. Já o Android é o sistema com maior oferta, com uma ampla variedade de modelos e mais opções de personalização. Por fim, o Windows é o sistema operativo para quem procura uma experiência de utilização no tablet semelhante à de um PC. Qualquer dos três sistemas oferece uma experiência intuitiva.

3. De que processador vais precisar?

A velocidade do processador vai determinar a rapidez com que o tablet responde a pedidos, executa aplicações e apresenta as informações. Quem procura um tablet para trabalhar ou estudar deve apostar numa velocidade de processador mais elevada, que irá influenciar o desempenho das tarefas do dispositivo.

Para um uso esporádico basta com que um processador simples como um MediaTek quad-core. Se vamos precisar utilizar várias aplicações com fluidez ou multitask, será necessário um processador mais potente, com mais núcleos, como os fabricados por Qualcomm ou Apple.

4. De quanto espaço necessitas?

A memória RAM permite manter diferentes processos abertos simultaneamente. Quanto maior for a RAM, mais fluído é o desempenho do tablet ao alternar entre apps e ficheiros. No mínimo procura um dispositivo com 4GB, sendo que muitos dos modelos atuais vêm equipados com 8GB ou até 16GB para dar mais margem de crescimento.

O espaço armazenamento é igualmente importante, para que nunca falte espaço para imagens, ficheiros e vídeos. Alguns tablets permitem expandir a memória com recurso a um cartão externo, mas nem todos, pelo que a memória escolhida deve ser suficiente para vários anos de utilização. Escolher um modelo com 32GB é um bom ponto de partida.

5. De que tamanho e de tecnologia deve ser o ecrã?

O tamanho do ecrã de um tablet é muito importante e vai influenciar toda a experiência de utilização. Existem tablets que vão das 7 às 17 polegadas, sendo as 10’’ o ponto considerado como equilíbrio. O tamanho certo relaciona-se com a utilização que se pretende dar, e vai ter consequências no conforto, peso, ergonomia, autonomia e preço do equipamento.

O tamanho não é tudo. Há várias opções de tecnologia, LCD IPS e OLED. Os ecrãs OLED oferecem imagens com maior brilho e contraste. A resolução é um aspeto muito importante a ter em conta: para uso moderado e um bom nível de detalhe, o ideal são 300 dpi.

6. Quanto tempo deve durar a bateria?

Uma boa autonomia é fundamental para a utilização de um tablet, com 4.500 mAh a ser o mínimo para grande parte dos utilizadores. Isto para dar resposta a ecrãs de grande dimensão e processadores potentes. Para além destes valores, já há muitas opções no mercado com uma bateria de 8.000 mAh a bom preço, e com carregamento rápido, o que pode ser uma ótima opção para quem viaja com frequência.

7. Precisas de estar sempre ligado?

A conexão 3G ou 4G LTE é o requisito mínimo para escolher um tablet que permita estar sempre conectado à internet. Esta é uma opção que pode encarecer o valor do tablet, mas é essencial para quem pretende usá-lo como ferramenta de trabalho ou estudo.

Além da ligação à internet, é importante não esquecer o Bluetooth de última geração e, também salientar a importância de uma saída HDMI, que vai facilitar a conexão a uma televisão, por exemplo.

Quer vender seu tablet? Anuncie grátis no Paiaki