Ignorar os avisos luminosos que aparecem nos painéis do automóvel, pode significar ficar parado de repente e sem ajuda. A forma mais conhecida de reconhecer que existe um problema no motor é, precisamente, dar atenção aos diferentes avisos.

No entanto, existem outras formas menos visíveis de reconhecer que algo está errado com o carro. Por exemplo: ruídos estranhos durante a viagem, consumo demasiado elevado de combustível, fumo negro a sair do escape, perda de potência, entre outros. Tudo sinais de que está na hora de dar atenção ao motor do seu carro!

Explicamos como detectar alguns dos problemas:

  1. Se o carro começar a ter problemas em “pegar à primeira” e o esforço para ligar o motor começa a ser cada vez maior, pode ser sinal de que a bateria está a chegar ao fim da vida.
  2. Fique atento às manchas que surgem no lugar onde o carro fica estacionado. Estas podem ser sinal de que existe uma avaria. É importante que verifique logo o motivo, porque ignorar pode significar que começam a surgir outros problemas.
  3. Atenção aos cheiros! Cheiros fortes que venham do motor ou do sistema de escape são sinal de falhas graves e, muito provavelmente, de fugas ou mesmo quebra de alguma peça.
  4. O fumo em excesso é revelador de problemas mecânicos e é importante saber o que significam as cores. Se um carro emitir fumo branco pelo escape e o líquido de refrigeração desaparecer depressa, significa que existem falhas junto da cabeça do motor. Um fumo mais azul é sinal de um problema parecido, mas relacionado com o óleo.

Se está a pensar mudar de carro, o Paiaki disponibiliza vários anúncios de carros novos e usados, em Angola. Seja qual for a necessidade, temos várias marcas reunidas num só site.

Procura de carro? Encontre no Paiaki