Abrir uma cantina é literalmente o sonho de muitos angolanos, embora seja um negócio muito abraçado por estrangeiros. O negócio consiste em um estabelecimento de venda de produtos diversos, desde comidas e bebidas até materiais de beleza e higiene.

O negócio de cantina é a ideia perfeita para pessoas que desejam começar com um negócio pequeno e ir crescendo aos poucos, já que, você pode começar montando uma cantina com o que tiver de recurso para começar e investir. Você pode ainda começar vendendo poucos produtos e ir aumentando à medida que seus lucros forem crescendo.

Para ajudá-lo na abertura da sua cantina preparamos alguns passos e dicas para você seguir caso queira se dar bem, lembrando que mais informações sobre a legalização da sua cantina você terá que consultar os órgãos públicos competentes. Porém, alguns outros passos que você deve seguir são claramente os seguintes.

1. A escolha do local;

A escolha do local é muito importante para o negócio de cantinas, por isso deve fazer parte do seu plano de negócios. Sendo um negócio que requer que pessoas cheguem até ele para realizar a compra de um produto, é importante escolher um local movimentado e rodeado de pessoas (possíveis clientes).

Se você deseja montar uma cantina pequena, o seu bairro pode lhe oferecer o local certo para isso, desde que tenha uma boa movimentação de pessoas capazes de comprar seus produtos a seus preços. Mas, você também pode abrir uma cantina em ruas principais, já que costumam ser muito movimentadas. Em geral, uma cantina pode dar certo em qualquer zona, desde que você identifique um bom público para comprar seus produtos.

2. A análise da concorrência;

Outro item muito importante para incluir no seu plano de negócio é a análise da concorrência, para entender quem são seus concorrentes e como eles estão trabalhando. Com isso, você terá uma ideia do que deverá fazer para se destacar em meio a outros empreendedores do mesmo ramo.

3. O que vender em uma cantina;

Se você tem frequentado cantinas – o que é provável que sim – isso não será um problema para você, já que é fácil notar o que tem sido vendido em outras cantinas já estabelecidas. Como mencionamos logo no início do artigo, o negócio de cantina envolve a venda de produtos diversos, desde alimentos, bebidas, produtos de higiene e beleza, frutas entre outros.

Não existe regra do que vender quando se trata de uma cantina, a menos que sejam produtos ilegais, você pode vender de tudo um pouco, tendo em mente que seus produtos devem ser do interesse do seu público.

4. Equipamentos;

Para abrir uma cantina em Angola você não precisará de muitos equipamentos. Na verdade, você precisará de apenas:

  • Balcão – Para o atendimento – de preferência aqueles que possuem uma gaveta do lado do atendedor para guardar o dinheiro.
  • Estantes – Para arrumar os produtos que serão vendidos.
  • Frigoríficos (arcas e geleiras) – Para armazenar alguns alimentos perecíveis e bebidas que devem ser consumidas frescas.
  • Gerador – Para casos em que a energia da rede falhar.
  • TV – Na verdade isso depende de você – uma TV será apenas para distraí-lo em momentos que não tiver clientes na cantina, isso poderá fazê-lo evitar o sono e aborrecimento no local de trabalho.
  • AC – Ter um equipamento de ar-condicionado ajudará a melhorar o ambiente e evitar o calor.
  • Extintor – Para ajudar em casos de incêndios.
  • Materiais de higiene – Vassouras, pás e outros materiais que ajudarão a deixar a sua cantina mais limpa também são importantes, aliás, são um dos mais importantes.

Com apenas esses materiais acima mencionados você já poderá abrir a sua cantina. É claro que mais em frente você poderá sentir a necessidade de adquirir outros equipamentos para deixar o seu negócio cada vez mais sofisticado, mas com esses já é suficiente para dar o primeiro passo.

5. Marketing; 

O marketing é a alma do negócio. De nada adianta ter um bom negócio e não tiver boas estratégias de marketing.

Entretanto, para o negócio de cantinas, uma boa ideia de marketing, que é bastante usada por várias cantinas em Angola é decorar a cantina pintando-a com as cores de uma marca de produtos conhecidos, os angolanos já têm em mente que estabelecimentos pintando e decoradas com produtos como leites, refrigerantes e outros produtos de grande necessidade se tratam de cantinas.  Mas você pode ir mais além e aplicar outras ideias e estratégias de marketing para promover o seu negócio.

Quer comprar e vender algo? Vá ao Paiaki