Quando chega a hora de decidir entre carro ou mota existem vários aspetos a considerar, como a situação financeira em que te encontras e a possibilidade de aumentares a família num futuro próximo.

Precisas de comprar um meio de transporte e não sabes qual deves escolher? Um carro ou uma mota?

Por um lado, a mota permite-te evitar grandes tempos de espera no trânsito e chegar mais rápido a qualquer lado. Por outro, alicia-te a comodidade de um carro, que te permite viajar confortavelmente mesmo em dias de vento e chuva. Esta é, de facto, uma decisão difícil e que deve ser tomada tendo em consideração a tua atual situação financeira, profissional e familiar.

Mas não entres em stress! Neste artigo reunimos as vantagens e as desvantagens da aquisição de uma mota e de um carro, para que consigas escolher a opção mais adequada à tua situação.

Como é o dia-a-dia com uma mota?

Mais económico

A mota é muito económica em vários aspetos:

  • Combustível: As motas conseguem ser mais económicas que um carro a gasóleo, mesmo sendo normalmente movidas a gasolina.
  • Portagens: Se nas deslocações para o emprego tens de entrar numa autoestrada, a poupança pode ser ainda maior!
  • Estacionamento: No estacionamento também existe uma discrepância muito significativa para a tua carteira! Para além de uma mota ocupar muito menos espaço e ser, por isso, mais fácil encontrar um daqueles cantinhos onde só cabe um Smart, existem vários locais de estacionamento gratuito para as motas.
  • Investimento: O valor a pagar por uma mota é muito menor que o custo de um carro, sendo, por isso, possível adquirir uma mota sem ter de recorrer a crédito. Além disso, os custos associados à posse de um motociclo, como o seguro e o imposto de circulação, são também significativamente menores.

Mais ágil

Filas intermináveis e buzinas para cá e para lá… quem nunca ficou preso num engarrafamento e teve uma vontade súbita de ter uma mota? Pois é, as motas também nos permitem poupar tempo! Nomeadamente o tempo que se perde quando há trânsito e o tempo que se demora à procura de um lugar para o carro.

Menos segura

As motas são mais inseguras, especialmente em dias chuvosos. A instabilidade pode causar quedas e o nosso corpo é que sofre as consequências. Por não ter uma estrutura envolvente como o carro, a mota deixa os seus passageiros mais vulneráveis em caso de acidente.

Mais limitada

Uma das limitações das motas é a carga que pode transportar. Se o teu objetivo é adquirir um meio de transporte que permita viajar com a família e os amigos, a mota não é solução para ti!

Além disso, poderá ser necessário adquirir uma nova carta de condução. A categoria condução B apenas permite dirigir conduzir veículos ligeiros e motociclos com cilindrada até 125 cm3. Por isso, ou compras uma mota com cilindrada inferior ou tens tirar nova carta de condução.

E o dia-a-dia com um carro?

Mais seguro

Quando se compara um carro com uma mota, a segurança é provavelmente o primeiro ponto de debate! Em caso de acidente os carros têm uma estrutura que protege os passageiros e outros sistemas de proteção como airbags, cintos de segurança, encostos de cabeça, coluna de direção com absorção de energia, entre outros.

Além disso, o carro promove uma condução mais estável e menos perigosa, especialmente em condições meteorológicas adversas.

Mais completo

Embora menos económico, o carro proporciona uma experiência mais completa. Permite-te transportar mais passageiros, conversar e ouvir rádio. Por isso, se estás a pensar em ter filhos brevemente, um carro é claramente a opção certa.

Mais confortável

Botas impermeáveis, capas, roupa extra na mochila, cabelo suado e medo de derrapar no asfalto são alguns dos aspetos que compõem o cenário de um motociclista quando chove. É nestes momentos que ter um carro, onde podes viajar confortavelmente, sem frio nem calor, e recostado num banco, é o paraíso. Se o conforto é um ponto indispensável para ti, o carro é a escolha mais acertada.

Mais de 200 carros à tua espera, encontre aqui.

Menos económico

No entanto, um carro acarreta sempre mais custos do que uma mota. Obriga a um investimento inicial maior, normalmente com recurso a crédito, a maiores custos de manutenção – revisões anuais, Imposto Único de Circulação e seguro – e ainda a grandes despesas associadas ao estacionamento.

Menos versátil

Com um carro não consegues chegar a todo lado. Há sempre o incómodo de dar voltas ao quarteirão para encontrar um lugar para estacionar o carro e de ficar duas horas parado no trânsito. Por isso, se a paciência não for o teu forte talvez seja melhor considerares antes a aquisição de uma mota.

Agora que tens os prós e os contras em cima da mesa, só tens de perceber a opção que melhor corresponde às tuas necessidades. Quando decidires, já sabes que podes contar com o Paiaki para comprar o teu novo carro ou mota!

 

Quer vender o seu carro ou moto? Anuncie grátis no Paiaki.