Prática comum de colocar celular carregando embaixo do travesseiro pode ser extremamente perigosa e ocasionar explosões, ferimentos e até a morte, segundo guia da Apple.

A Apple está orientando os consumidores a não dormir com o iPhone (iOS) próximo da cama, caso o aparelho esteja conectado à tomada para recarregar a bateria. Um manual publicado no site oficial da fabricante diz que a prática, que é bastante comum entre os usuários, pode ser perigosa e resultar em ferimentos ou até na morte. A mesma recomendação vale para o cabo de carregamento, que deve permanecer distante do corpo, especialmente da cabeça e do rosto, para evitar lesões durante o processo de recarga.

Vai comprar iPhone? Encontre no Paiaki

Segundo o guia da Apple, o usuário deve evitar o contato prolongado da pele com o cabo de carregamento e com o conector enquanto o aparelho estiver conectado a uma fonte de energia. A empresa salienta que o usuário não deve dormir ou sentar sobre esses dispositivos, e evitar colocá-los sobre o cobertor, debaixo do travesseiro ou do próprio corpo enquanto a bateria é recarregada, especialmente se o indivíduo apresentar uma condição física que possa afetar a capacidade de detectar calor ou mudanças de temperatura corporal.

A explicação para a recomendação é que, quando o celular está sendo carregado, ocorre uma transferência de eletricidade da tomada até a bateria do smartphone. Esse processo pode fazer com que haja um aquecimento considerado natural e controlado. Porém, deixar o celular embaixo do travesseiro ou de cobertores por um longo período, como uma madrugada inteira, vai intensificar esse aquecimento dos acessórios, elevando a temperatura para níveis considerados perigosos.

Embora a empresa afirme que os adaptadores de alimentação fabricados pela Apple estejam em conformidade com os limites de temperatura exigidos pelos padrões internacionais de segurança, o contato prolongado com superfícies quentes pode causar desconforto ou lesões, e é isso que a companhia quer evitar. Por isso, a recomendação é que o usuário mantenha o iPhone e o adaptador em uma área ventilada durante todo o período de recarga, e até mesmo durante o uso no dia a dia.

“Use o bom senso para evitar situações em que sua pele entre em contato com um dispositivo, seu adaptador de energia ou carregador sem fio quando ele estiver em operação ou conectado a uma fonte de energia por longos períodos de tempo”, diz o manual da empresa.

iPhones já explodiram na tomada

Ao longo dos anos, diversos casos de iPhones que explodiram ou pegaram fogo viraram notícia ao redor do mundo. Em 2021, uma jovem de 17 anos moradora de Birmingham, na Inglaterra, sofreu uma queimadura no rosto após o carregador do iPhone pegar fogo repentinamente enquanto ela dormia. As chamas se espalharam pelo edredom e atingiram a bochecha da adolescente, que tinha colocado o celular para carregar pouco antes de dormir. Ela usava um cabo original e uma fonte de outra marca.

No ano passado, um iPhone 4 pegou fogo enquanto carregava em Ohio, nos Estados Unidos. O aparelho estava plugado na tomada com um carregador original da Apple e entrou em combustão repentinamente enquanto toda a família estava dormindo. Os proprietários disseram que acordaram com pedaços do telefone e muita fuligem no balcão onde o smartphone estava posicionado. Felizmente ninguém se feriu.