SUV de luxo tem versão ainda mais exclusiva com materiais nobres e conforto de primeira classe. “Estes são a geladeira e o porta-copos mais rápidos do mundo”. Essa foi a definição dada pelo diretor de engenharia da divisão de veículos especiais da Land Rover, Jamal Hameedi, para a versão SV do novo Range Rover. Autoesporte avaliou o SUV de luxo nos Estados Unidos.

A estranha fala do executivo faz sentido quando a equipe sob seu comando trabalha para tornar a vida de quem viaja no banco traseiro a mais confortável possível. Assim, o ângulo de reclinação dos bancos acaba sendo mais importante que a resposta no pedal do acelerador.

O nível de conforto e sofisticação de um Land Rover já é maior que o da maioria dos carros novos vendidos atualmente. O novo Range Rover “comum” é prova disso. Os materiais usados são de excelente qualidade: há muito couro, alumínio e madeira.

Novo Land Rover Range Rover

 

Só que os clientes que escolhem pagar (bem) mais por um SV querem um patamar ainda maior de sofisticação. É quando a divisão de personalização entra em cena. Usando como base unidades com carroceria longa do novo Range Rover, 20 cm mais comprida, uma série de recursos é adicionada, ao passo que o assento central do banco traseiro é removido.

Assim, o Range Rover começa a se transformar em uma limusine. Listamos abaixo as cinco coisas mais legais do SUV de luxo da marca britânica.

1- Primeira classe

As duas poltronas individuais possuem ajustes elétricos em 24 posições. Se isso não for suficiente, o passageiro que vai do lado direito pode ainda posicionar o assento dianteiro para a frente e rebater parte do encosto, formando, assim, um apoio para os pés.

Há diversos programas de massagem, aquecimento e ventilação. Os comandos são feitos por meio de botões posicionados nas portas. Acha que a mordomia acabou? Se o sol estiver muito forte, uma persiana pode ser acionada eletricamente.

2- Geladeira sobre rodas

Escondido atrás de uma pequena porta de madeira está um dos recursos mais legais do novo Range Rover. É uma pequena geladeira com capacidade para uma garrafa (de espumante, vinho, uísque, água ou a bebida que preferir) e duas taças de cristal da marca britânica (é claro) Dartington Crystal.

Segundo a Land Rover, as taças foram desenvolvidas exclusivamente para a SV. Um par semelhante ao disponível no carro sai, em média, por 27.500 kwanzas. A fabricante afirma que a geladeira, já disponível na geração anterior, está mais eficiente e gela as bebidas “mais rápido que nunca”.

3- Tudo à mão

E como é o acesso à geladeira? Simples. Uma tela de oito polegadas sensível ao toque fica posicionada onde seria o assento central do banco traseiro. Por meio dela é possível não apenas abrir e fechar o compartimento, mas também realizar uma série de outras funções como programar massagem, ajustar a ventilação ou acionar a mesa de trabalho. Mas esse é o assunto do próximo item.

4- Tecnologia na sofisticação

Se o passageiro precisar trabalhar durante os deslocamentos, não será um problema. O enorme console central tem uma mesa retrátil. O acionamento dela também é feito por meio da tela sensível ao toque. A única parte do processo feita manualmente é o ajuste do ângulo da mesa após a abertura.

Para garantir a durabilidade, os engenheiros da SV submeteram o mecanismo de acionamento a testes de resistência com 11 mil repetições. Outra curiosidade é que a base é construída usando impressoras 3D.

5- Luxo nos materiais

Além das formas alternativas de construção, o novo Range Rover exibe uma gama bastante variada de materiais. Há os tradicionais alumínio e couro, mas também madeira de lei finalizada com técnicas de marchetaria. Uma alternativa ao couro é o tecido de alta qualidade.

Mas a estrela da personalização é a cerâmica – usada pela primeira vez em um Range Rover. E o pessoal da divisão SV caprichou. O material está presente no logotipo da versão na tampa traseira, na alavanca de câmbio e nas teclas de seleção dos modos de condução, ventilação e ajuste do volume.

Mas e Angola?

Por enquanto, o Range Rover SV ainda não tem data de lançamento em Angola. Ele virá, mas depois da versão First Edition, cuja chegada está programada para o início do segundo semestre – possivelmente entre julho e agosto.

Inicialmente, serão três motorizações: D350 MHEV, P510E e P530.

D350 MHEV é equipada com motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha que entrega 350 cv e 71,4 kgfm de torque. A sigla MHEV faz menção ao conjunto híbrido leve, no qual um gerador “alivia” o motor a combustão e é responsável por algumas funções básicas, como o funcionamento do start-stop. Nesse caso, não há propulsão elétrica.

versão híbrida com essa possibilidade é a P510E, que combina um motor de seis cilindros em linha a gasolina e um elétrico de 134 cv. Somados, geram 500 cv e permitem autonomia no modo elétrico superior a 100 km. As baterias são de 38,2 kWh.

Por fim, o tradicional motor V8 não foi esquecido, disponível na variante P530. A unidade de 4.4 com compressor é de origem BMW e fornece 530 cv e 76,5 kgfm.

Encontre Range Rover usado a venda em Angola no Paiaki