Uma imagem vale mais do que mil palavras… Por isso, se quiser vender rapidamente o seu carro no Paiaki, conheça as nossas dicas para tirar fotografias aos carros para vender.

Embora a venda de carros novos tenha aumentado ligeiramente nos últimos anos, a esmagadora maioria dos angolanos continua a recorrer ao Paiaki para procurar os melhores carros usados e semi-novos à venda no nosso país, comprando assim modelos com menos de 3 anos por vezes a metade do valor original do carro.

No entanto, no que toca a carros usados, a concorrência é mais que muita, e se o seu papel é o de vendedor, seguramente vai querer saber tudo o que pode fazer para conseguir vender o carro mais depressa possível.

E já dizia o velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”, por isso, conheça as nossas dicas para tirar fotografias ao seu carro antes de o vender e não deixe que este fique estacionado por muito mais tempo na sua garagem.

Se for um vendedor particular e não tiver uma câmara fotográfica profissional, visto tratar-se de uma situação pontual, não justificará um forte investimento em material fotográfico, podendo por isso usar o seu telemóvel para fotografar o seu carro.

Aliás, hoje em dia, qualquer smartphone está dotado com uma câmara fotográfica capaz de capturar verdadeiros retratos. Para isso, baste apenas saber alguns truques para melhorar a imagem.

Assim sendo, aqui ficam as nossas dicas para fotografar o seu bólide antes de o anunciar no Paiaki:

1. Lavar e limpar bem o seu carro

Quando estiver a fotografar o seu carro vai querer que este apareça nas imagens imaculado, como novo, por isso sugerimos que dedique umas boas horas a limpar e lavar tanto o exterior como o interior da sua viatura, ou em alternativa, leve-o a um centro especializado em lavagens automóveis.

2. Onde fotografar

Idealmente, as fotografias deveriam ser feitas num lugar fechado (uma garagem, por exemplo), contra uma parede lisa, sem nenhum outro carro à volta, e com iluminação controlada.

Mas sabemos que nem sempre é possível fotografar um carro nestas condições, por isso, em alternativa, sugerimos que escolha um espaço amplo, ao ar livre (um parque de estacionamento, um miradouro ou um jardim).

Tenha sempre em atenção que o carro deve ser sempre o centro das atenções da imagem, deve estar em primeiro plano, e que nunca devem aparecer nas imagens partes de outras viaturas.

3. Quando fotografar o carro

Se não tem uma garagem espaçosa, ampla e com boa iluminação, terá então que fotografar o carro no exterior.

Nesse caso, sugerimos que fotografe num dia nublado, ao nascer do sol, ou então ao pôr-do-sol. Nestes casos poderá “fugir” das horas com a luz mais intensa e poderá controlar de melhor forma a exposição da fotografia, brincando com as linhas e as sombras do carro.

4. Como posicionar o carro

Fixe um ponto no solo e fotografe sempre no mesmo local, movendo apenas o carro de posição.

Fotografe sempre o carro num ângulo contra-picado, isto é, de baixo para cima, deste modo dará maior imponência à viatura.

Tire sempre fotografias ao carro de frente, frente 3/4, perfil, traseira 3/4 e traseira, repetindo os mesmo ângulos nos 2 lados.

De seguida, leve o seu telemóvel para ao pé do carro e fotografe todos os detalhes e extras no exterior, como por exemplo as capas dos espelhos retrovisores numa cor diferente da carroçaria, os faróis LED, um spoiler traseiro… Abra asas à sua imaginação.

5. Fotografar o interior

Para fotografar o interior, sugerimos que se sente nos bancos traseiros, rebata os bancos frontais, e faça uma panorâmica geral de todo o tablier da viatura, apanhado desde o espelho retrovisor direito até ao espelho retrovisor esquerdo.

De seguida, volte novamente a fotografar alguns pormenores. Compradores vão valorizar o estado dos assentos, do volante, da alavanca de velocidades, e claro, todos os extras que o carro tiver, como AC Automático, cruise control…

6. Edite as fotografias

Na loja de aplicações do seu smartphone, faça download de uma aplicação para edição de imagens.

Deste modo, poderá centrar o seu carro na imagem, dar um bocadinho mais de contraste na cor, ou até aumentar a exposição, dando assim aquele toque de qualidade na fotografia que poderá conquistar um potencial comprador.

7. Faça upload das fotografias diretamente no site do Paiaki

Tirar fotografias com o telemóvel tem uma enorme vantagem: em apenas alguns minutos poderá tirar a fotografia e fazer upload diretamente para o site do Paiaki,

Depois disto, resta apenas esperar que um possível interessado abra o seu anúncio e se deixe conquistar pelas suas fotografias, acesse em: https://paiaki.com/create