Não precisas de ser a Marie Kondo para ter sempre o armário organizado. Descobre como podes arrumar os sapatos com estas 5 dicas práticas.

Mesmo para quem adora organizar, nem sempre é fácil encontrar soluções bonitas e práticas para arrumar os sapatos.

Dependendo da estética e tamanho da divisão, existem várias soluções para lidar com uma coleção de sapatos que não para de crescer. Reunimos 5 das melhores para começares já hoje a tratar do assunto. Todas à venda no Paiaki a preços incríveis, claro.

Mas antes de veres as soluções que temos para ti, segue este processo para organizares a tua coleção.

3 passos para organizares a tua coleção de sapatos

  1. Filtra: Primeiro, tira todos os sapatos cá para fora. Separa os que usas regularmente dos que servem para ocasiões especiais. Para economizar espaço e tornar mais fácil encontrar o par que procuras, classifica os pares por temporadas. Doa os pares que não usas e os que já não são confortáveis. Deita fora os que estiverem gastos ou não tiverem conserto. Agora, conta quantos pares de cada tipo tens: isso vai-te ajudar a decidir que tipo de solução é melhor para ti.
  2. Restaura: Limpar, polir e reparar. O objetivo é recuperares os pares que estão danificados. Se não conseguires, um sapateiro pode consertar ou substituir saltos e solas gastos na maioria dos sapatos e botas por uma fração do custo de comprar novos.
  3. Escolhe a melhor solução para arrumar sapatos: Se chegaste até aqui, estás pronto para o passo seguinte. Verifica a lista e escolhe a que melhor se adequa a ti.

5 soluções criativas para arrumar sapatos

1# Para os mais práticos: caixas e cestos para arrumar sapatos

Estas caixas e recipientes transformam imediatamente qualquer divisão num espaço limpo e arrumado. Podes encontrar opções de vários tamanhos, cores e materiais no Paiaki mas há alguns cuidados que deves ter:

  • Prefere caixas transparentes: Escolhe caixas para arrumar sapatos em que pelo menos uma das faces seja transparente, para que possas saber o que lá está sem teres de abrir todas.
  • Cola uma foto dos sapatos do lado de fora: Experimenta colocar uma foto do par de sapatos do lado de fora da caixa. Assim, sabes sempre o sítio das coisas e evitas perder horas à procura. Este recurso visual ajuda a refrescar a memória de manhã e evita que destruas o armário enquanto consideras as opções de roupa.
  • Escolhe soluções modulares: De tamanhos semelhantes e que possas empilhar, para que construas um armário que se adapte à medida que a tua coleção vai crescendo.
  • Sugestão DIY: Dá uma nova vida ao cartão aí por casa. Se não quiseres comprar podes reaproveitar as caixas de sapatos que tiveres em casa para construir uma nova forma de organizar os teus sapatos.

2# Para quem precisa de espaço: um armário para arrumar sapatos

Esta é a opção que mais vai mexer com a decoração do espaço e há alguns fatores a ter em conta.

Do ponto de vista prático, um armário deve ser limpo, espaçoso, estruturado, prático, fácil de alcançar sempre que precisares. Mas também tem de combinar com a decoração da divisão, e ter um aspeto moderno ou retro, dependendo da tua ideia original e gostos.

Segue estas regras simples para usares armários e estantes para arrumar os sapatos:

  • Não mistures o espaço para sapatos com outras coisas. Cria um armazenamento simples e acessível para sapatos. Os sapatos têm cheiros e sujidade que é melhor separar do resto da roupa.
  • Aproveita um armário existente. Antes de comprar, reutiliza. Reaproveita um armário ou estante que já tenhas em casa e decora-o com fotos e imagens, dá-lhe uma nova pintura, coloca umas plantas de interior. Dá-lhe uma nova vida
  • Antes de comprar, verifica. Se estás a pensar comprar um armário para sapatos, verifica bem todas as medidas para o espaço que tens disponível e como ficará a circulação nessa divisão. Tem em conta que tens de ter acesso fácil a todos os pares de sapatos.

3# Para quem quer aproveitar o espaço na parede: estantes

Utilizar estantes para arrumar sapatos tem várias vantagens: os sapatos estão sempre visíveis, acessíveis e não ocupam espaço no chão. Para além disso, são uma solução modular: podes ir acrescentado novas estantes à medida que a tua solução crescer.

Se gostas do conceito, lembra-te de verificar o sistema de fixação da estante à parede. Normalmente, esta opção exige algum trabalho para instalar. Confere também as dimensões das estantes e se é necessário cortar para que caibam na parede que tens em mente.

Sugestão DIY: Cria as tuas próprias estantes a partir de um armário antigo. Assim, podes personalizar os tamanhos de cada prateleira de acordo com as tuas especificações exatas. E podes pintar de uma cor nova, e decorá-lo à tua maneira.

4# Arrumar os sapatos é mais fácil com uma solução suspensa

A casa é pequena, mas tens mais de 50 pares de sapatos para todos os eventos da vida? Um sistema de sapatos suspensos é uma forma criativa de sapatos, que te ajudará a economizar espaço e a arrumar os sapatos.

Com esta opção, os sapatos ficam pendurados atrás da porta do armário ou do quarto – perfeito para sapatos de uso diário, mais leves.

Existem modelos com 24 ou 36 bolsos, por isso escolhe o que for mais for mais adequado à dimensão da tua coleção.

5# Arrumar os sapatos com cruzetas reaproveitadas

Outra das soluções mais económicas e amigas do ambiente para arrumares os sapatos é reaproveitando cruzetas antigas. O processo é fácil e demora apenas alguns minutos:

  1. Corta a parte inferior de algumas cruzetas
  2. De seguida, usa um alicate para enrolar as pontas

E já está! A partir de agora podes pendurar os pares de sapatos nestas cruzetas.