O saber não ocupa lugar, por isso podes sempre aproveitar este período de isolamento para aprender uma língua, um instrumento ou, quem sabe, uma profissão.

Já que estamos em isolamento social e não podemos sair de casa, há que aproveitar bem este tempo e pô-lo a render, de alguma forma. Para quem está em teletrabalho, os intervalos vão ser queridos para fazer coisas diferentes como aprender.

O saber não ocupa lugar e há tanta coisa que podemos aprender agora. Por isso, não te desculpes com falta de tempo. Naquela hora que gastarias no trânsito podes, agora, despendê-la a aprender um idioma, um instrumento ou até quem sabe a descobrires uma nova vocação.

As propostas são muitas, mas atenção que nem todas são gratuitas. Para já, há duas plataformas portuguesas que têm aulas temporariamente gratuitas, de todas as disciplinas, de todos os anos de escolaridade, do básico ao secundário: a Escola Virtual, da Porta Editora, e a Aula Digital, da Leya.

Dicas para fomentares a leitura nos mais pequenos

Curso de inglês online

Cambridge Assessment English é uma fundação sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge e disponibiliza, num espaço de acesso aberto, recursos para aprender e exercitar a língua inglesa desde a iniciação. As propostas vão desde jogos, quizz, até atividades de leitura e de escrita. Começa por entrar na página na Internet e faz um teste de maneira a perceberes em que nível estás. Depois, escolhe os recursos adequados a esse mesmo nível.

Aprender outras línguas online

Duolingo é uma plataforma gratuita onde se pode aprender outros idiomas além do inglês. Nesta plataforma, a oferta estende-se ao alemão, francês, italiano, espanhol e esperanto. A forma de aprender é divertida porque é feita através de um jogo em que se vai subindo de nível. Quando se erra, é mostrado como melhorar.

Uma nova formação

Os MOOC (Massive Open Online Courses) são cursos abertos de centenas de universidades nacionais e internacionais. Podes dar uma vista de olhos aqui nos que estão disponíveis. Depois, só tens de escolher a universidade (do prestigiado MIT ao Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa) e o curso. As possibilidades são infinitas: desde aprender informática, programação, ciências sociais e humanas até desenvolvimento pessoal, design, engenharia, etc.. No final, podes conquistar um certificado (por vezes, este tem de ser pago).

Ainda no âmbito do ensino superior existem outras alternativas como a Miriada X. Trata-se de uma plataforma ibero-americana de MOOC em português e espanhol. Os cursos são feitos por módulos e atividades obrigatórias. O ISCTE-IUL, a Universidade Nova de Lisboa e as universidades de Aveiro, Évora e Porto fazem parte desta plataforma.

As universidades abertas europeias, especialistas em ensino à distância, juntaram-se na plataforma OpenupEd, que conta com o apoio da Comissão Europeia. Os cursos vão da matemática à escrita criativa, são gratuitos e estão disponíveis em 12 línguas. No final podes receber um diploma de conclusão.

Lê também: Como motivar os filhos para os estudos durante a quarentena

Aprender um instrumento

A maior dificuldade na aprendizagem de um instrumento é a de leitura da música. Não é fácil ler uma pauta – é como se aprendêssemos uma nova língua, desta feita com hieróglifos. São precisamente as pautas, fundamentais para aprender um instrumento, que acabam por afastar muitos aspirantes à aprendizagem de um instrumento. Ora, o que o site Hear and Play propõe é isso mesmo: ouvir e tocar (e não ler a pauta e tocar). A proposta, para começar, são quatro lições gratuitas de piano, depois terás de começar a pagar. Outra opção, para aprender a tocar guitarra, é o Guitar Tricks. Também aqui a proposta começa por ser gratuita, mas depois há mais de 11 mil lições disponíveis a pagar para aprender músicas dos Beatles, Rolling Stones ou Eagles, entre outros.

Aprender a escrever, a maquilhar, a cozinhar…

A aplicação Masterclass é a pagar e os seus cursos são feitos com os melhores: maquilhagem com a Bobbi Brown, criatividade e liderança com Anna Wintour, escrita criativa com Margaret Atwood, realização com Jodie Foster, ténis com Serena Williams, aprender a cantar com Christina Aguilera ou a fotografar com Annie Leibovitz.  Mas há mais, muito mais famosos disponíveis para ensinar os seus segredos. E para aprender a cozinhar? Também pode ser na Masterclass, com Gordon Rammsay, mas surgiu uma nova aplicação só dedicada à cozinha, a YesChef, também a pagar e em inglês, que promete aulas com os melhores chefs do mundo. Para já, inclui quatro cursos disponíveis com cinco horas cada.