Um bom portátil é vital para a programação. Sem um processador rápido ou uma vida útil de bateria de longa duração, não poderá trabalhar. Aqui estão algumas sugestões.

Todos sabemos a importância de um bom portátil para a programação. Display e teclado são os requisitos de hardware mais relevantes para mim. Da mesma forma, o SISTEMA tem de ser baseado em Unix. Um terminal funcional e amigo dos olhos também é obrigatório.

Como desenvolvedor, diria que 16GB de RAM é um mínimo. Se puder, pegue 32GB. 8GB vai irritar qualquer um que queira executar um IDE real, ter algumas janelas do Chrome ou separadores abertos de cada vez, e trabalhar com Docker.

Precisa de comprar computador? Encontre no Paiaki

O mais importante é o CPU e a RAM. O armazenamento pode ser um problema se você trabalhar numa arquitetura de micro-serviço onde você terá muitos recipientes Docker. Todo o resto é bom de se ter.

A maioria de nós tem preferências diferentes. É por isso que te trarei os quatro melhores portáteis concorrentes para programação.

1. Acer Swift X – Processamento rápido;

Comprei um Swift 3x (i7) em aviso de termo conciso quando descobri que o meu antigo portátil estava partido na noite anterior às minhas primeiras aulas do semestre. Não podia estar mais feliz com a minha compra (especialmente tendo em conta a pressa com que o fiz). Queria um excelente portátil que fosse mais rápido e menos volumoso do que o meu velho i3 Dell Latitude e5550.

É fino, leve, rápido, e faz tudo o que preciso para fazer mais rápido do que preciso. Pessoalmente, apesar do ecrã maior, acho o Swift 3 regular a parecer um pouco feio (principalmente por causa do ecrã maior e mais quadrado). Talvez não seja o valor perfeito para o preço. Mesmo assim, dadas as minhas circunstâncias, estou emocionado com o que tenho, e sinto-me confortável a recomendar este portátil aos outros.

A maioria não compararia Acer Swift 3/3x com os preços asus TUF ou MacBook Air com M1. É como ter uma enorme diferença de preço.

2. Dell Inspiron 17 7000 – Acabamento Sólido;

O ajuste e o acabamento são sólidos. O tempo de ligar a SSD é inferior a 7 segundos e a desligar é de 2 segundos.

Ajustei o ecrã com um calibrador de cores Spyder, e o ecrã fica muito melhor. O ecrã é brilhante, e fica bem com 50% de brilho. O orador é surpreendentemente alto e claro.

A vida útil da bateria estava a ter 6-7 horas a 50% de brilho ao ver o YouTube, usar o Facebook e ler as notícias. É um pouco pesado, mas não faz mal. Na verdade, é um pouco mais leve do que uma Inveja HP 17″, e essa nem sequer é um modelo x360.

O meu único problema com a ergonomia é a colocação do interruptor de alimentação perto dos botões de volume. Ao ajustar o volume, ele desligará o sistema se o escovar.

Também sinto falta de ter uma unidade ótica incorporada. Utilizando um leitor de CD/DVD/BluRay externo ou queimador com uma máquina fina. Encomendei a unidade SSD de 128 gigabytes como o boot drive para o SO e Office, com um terabyte 7200 RPM SATA segunda unidade para mídia e armazenamento de dados. Funciona bem para mim.

3. Macbook Air M1 – Integração com iPad

Isto é o que todos nós precisamos. Sem oscilações no teclado, bons altifalantes, excelentes trackpads, etc., são o que nós, o povo Apple, temos vindo a falar desde o início. As partes com as quais interage fisicamente são algo que a Apple prega tão bem.

E é difícil explicar às pessoas como estas coisas afetam toda a sua experiência sem que elas realmente experimentem. É mais do que uma folha de especificações.

Adoro como tudo é tão desleixado nestas máquinas e que pode executar aplicações ios. Sinto algumas limitações dos 8Gb de ram mas nada dramático (é o meu único ‘negativo’). Supera o meu anterior Macbook Pro em todas as categorias.

A maioria das pessoas também são grandes fãs e utilizadores da integração perfeita com o meu iPad. Armazenamento – para mim, não é um problema com a nuvem e SSDs rápidos.

O meu anterior padrão de ouro era o MacBook Air 2013 – a bateria era épica nesse. Ainda assim, estava sub-potente (até editar uma palavra grande doc era às vezes complicado), por isso tive de fazer upgrade para um MacBook Pro.

Com o M1, o Ar tem toda a energia que preciso, um excelente ecrã e uma grande bateria.

4. Lenovo X1 Carbon (Gen 7) – Design elegante;

De longe, o mais vendido!

Só o teclado é impressionante. Nem acredito como o conseguiram tão bem num portátil tão fino. Não fui para o ecrã HDR400 UHD. Optei pelo wqhd. O que é muito bom e um melhor compromisso de ecrã/bateria.

O teclado é um fator no porquê dos desenvolvedores gostarem de thinkpads, mas o mais importante para mim (mais muitos outros desenvolvedores) é o suporte Linux necessário para muitos desenvolvedores.

No entanto, dada a falta de expansão interna, não seria exatamente um dispositivo a que estou direcionado. Ainda assim, ao contrário do seu portátil típico, pode pelo menos substituir facilmente a bateria, e é mais barato.

Palavra final!

Se está a desenvolver um software em grande escala e tem a opção entre usar o Windows ou o Linux e não depender 100% do software Windows, eu prefiro sempre a Lenovo.

Lenovo é simplesmente muito mais rápido e permanece mais rápido a longo prazo. Uso a minha máquina há 7 anos sem reinstalar o sistema operativo. Mas, por outro lado, todos temos preferências diferentes.

Espero que esta lista o tenha ajudado a encontrar o seu ajuste perfeito!