Com apenas algumas dicas, é possível ver a diferença no dia-a-dia. Descobre como podes tornar o teu consumo sustentável. Com apenas algumas mudanças, é possível consumir bens de forma mais responsável para com o meio ambiente. Descobre 10 dicas simples para um consumo sustentável no dia-a-dia, que podes colocar já em prática.

1. Faz um uso racional da água

A água é um recurso essencial à vida humana e, já todos percebemos que não é infinita. De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), cerca de 17% da população europeia está em risco de escassez de água até 2050.

Para começar, é importante utilizar este recurso de forma racional e fazer um consumo sustentável. Verifica, com alguma regularidade, se as instalações em casa estão em boas condições, para que não haja fugas. Liga as máquinas de louça ou roupa apenas quando estiverem cheias. Recolhe a água da chuva para regar plantas. E, claro, não te esqueças do mais óbvio: fecha a torneira enquanto escovas os dentes, fazes a barba, ou quando não for preciso durante o banho.

Procurando moveis para comprar? Encontre no Paiaki

2. Foge da cultura do descartável

Pode parecer um desafio difícil, mas é importante evitar a cultura do descartável e, em vez disso, optar pelo consumo sustentável. Em primeiro lugar, começa a comprar de forma consciente, isto é, reflete se a compra é mesmo necessária e evita decisões por impulso. Sempre que possível, procura reparar objetos para evitar a sua substituição.

Se realmente o produto já não tem utilidade em casa, mas ainda está funcional, então em vez de deitar fora pode ser doado ou vendido em segunda mão. Neste último caso, o Paiaki é a escolha certa: permite a divulgação a potenciais interessados, por todo o país, permitindo gerar algum retorno do investimento feito nesse produto.

3. Conduz de forma eficiente

A condução eficiente traz muitas vantagens. Para além de permitir um consumo sustentável, e poupanças significativas, reduz a emissão de gases e de partículas poluentes, e ainda o risco de sinistro.

Por isso, conduz com a mudança mais alta possível e utiliza o motor para travar. Verifica a pressão dos pneus com frequência, já que a pressão abaixo do devido aumenta o consumo em cerca de 6%. Mantem a manutenção do veículo em dia, cumpre a distância de segurança, utiliza o ar condicionado apenas quando necessário e conserva a calma e tranquilidade na condução.

4. Opta por caminhar ou transportes públicos sempre que possível

É certo que a condução oferece um nível de conforto, mas é preferível caminhar, andar de bicicleta ou, se tal não for possível, preferir os transportes públicos. Caso o carro seja a única solução, nada como dividir a viagem para praticar um consumo sustentável de combustível.

5. Substitui os sacos de plástico por ecobags

Optar por ecobags em vez de sacos de plástico é assumir um consumo sustentável. O plástico demora mais de 300 anos para se decompor, sendo uma ameaça para a biodiversidade. Optar por sacos feitos de algodão ou outros materiais sustentáveis é também assumir uma atitude responsável para com o meio ambiente.

6. Privilegia o comércio local e evita as compras por impulso

Optar pelo comércio local, como pequenas mercearias, também é uma forma de apoiar o comércio justo. Além disso, a preferência pelos produtos sazonais é outro caminho para tornar o consumo sustentável. Antes de uma ida ao supermercado, cria uma lista de compras para evitar as compras desnecessárias e reduzir as compras por impulso.

7. Troca lâmpadas comuns por LED

As lâmpadas LED permitem obter um consumo sustentável da energia, com benefícios também na fatura mensal de eletricidade. Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), uma lâmpada convencional de 100W, consegue proporcionar a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W, com a vantagem de ainda permitir uma poupança de 3 euros anuais por cada hora diária de utilização. Outra dica simples passa por aproveitar todas as horas de luz ao máximo.

8. Prefere detergentes biodegradáveis nas lavagens de roupa e louça

Escolher detergentes biodegradáveis para a máquina de lavar roupa e louça é uma forma simples de assumir um consumo sustentável. São produtos que se decompõem na natureza e que não têm químicos ou poluentes na sua constituição, nem ingredientes de origem animal.

Estes são os produtos preferidos por quem se preocupa com o meio ambiente. Limpam eficazmente e prolongam a vida da roupa, graças aos ingredientes suaves e naturais, sendo que atualmente já existem várias opções no mercado.

Compraste novo? Vende o que tens em segunda mão no Paiaki

9. Opta por eletrodomésticos eficientes

Os eletrodomésticos mais eficientes são uma excelente forma de poupar e ajudar o ambiente, através do consumo sustentável de energia e água. Começando pelo frigorífico, que é um dos eletrodomésticos ligados 24h, uma mudança para um equipamento eficiente pode representar uma eficiência energética na ordem dos 40%.

A máquina de lavar roupa é responsável pelo maior consumo de energia e água. É preferível optar por uma maior capacidade, para lavar mais roupa numa única carga. Além disso, alguns modelos “smart” já analisam o peso da roupa e adequam a energia e água a cada ciclo.

Outro eletrodoméstico que merece uma reflexão é o desumidificador. Com a função de eliminar o excesso de humidade na casa, também vai reduzir os custos de manutenção. Minimiza a necessidade de reparar paredes, chão ou pintura, que normalmente sofrem estragos com a humidade.

10. Utiliza a política dos 3 R’s

A política dos 3 R’s tem por base um consumo sustentável, que se divide em três pilares ecológicos:

  • Reduzir: evitar produtos com embalagens excessivas, evitar consumir mais energia do que a necessária e reduzir os produtos tóxicos e poluentes;
  • Reutilizar: reaproveitar produtos que ainda possuem vida útil, para que menos recursos sejam explorados. Falamos de economia circular;
  • Reciclar: transformar materiais já utilizados em produtos novos para consumo, começando pela separação dentro de casa.

Bastam algumas atitudes para começar a ter um consumo sustentável. Coloca-as agora em prática e começa já hoje a fazer a diferença!